Plug Power, Interros e Norilsk Nickel concluem investimento marco de 217 milhões de dólare

30 jun, 2006, 21:56 BST De Plug Power Inc.

LATHAM, New York, June 30 /PRNewswire/ --

A Plug Power Inc. (Nasdaq: PLUG), uma empresa líder no fornecimento de produtos energéticos presenciais limpos e fiáveis, anunciou hoje que concluiu com êxito o acordo anteriormente anunciado com a Interros, uma empresa de investimento russa de destaque, e a Norilsk Nickel, a maior produtora mundial de níquel e de paládio, para um investimento a curto prazo no valor de 217 milhões de dólares na empresa. O investimento está a ser realizado através da Smart Hydrogen, uma joint venture dos principais investidores da Interros e da Norilsk Nickel, que foi formada para participar na economia global do hidrogénio.

"Estamos extremamente contentes por começar oficialmente a nossa relação com a Interros e com a Norilsk Nickel," afirmou o Dr. Roger Saillant, CEO e presidente da Plug Power. "Temos agora aproximadamente 285 milhões de dólares em dinheiro e bens comerciáveis, acesso aumentado ao mercado russo e uma riqueza em experiência técnica proveniente dos nossos novos parceiros. Em conjunto com a nossa já forte posição de mercado e linha de produtos, a perspectiva da Plug Power nunca foi melhor."

A Plug Power recebeu um investimento no valor de cerca de 217 milhões de dólares em troca de acções de capital de classe B que são convertíveis em 39,5 milhões de acções ordinárias. O preço de aquisição por acção para as acções ordinárias na transacção, de acordo com uma base de conforme convertido, é de 5,50 dólares. Em Dezembro de 2005, os investidores adquiriram cerca de 2,7 milhões de acções ordinárias da Plug Power à General Electric. Ao mesmo tempo da conclusão do novo investimento, os investidores adquiriram 1,825 milhões de acções ordinárias da Plug Power à DTE Energy Foundation. No conjunto, os investidores possuem agora aproximadamente 35 por cento das acções ordinárias disponíveis da Plug Power segundo uma base de conforme convertido.

As partes pretendem explorar oportunidades para a Interros e Norilsk Nickel em adicionar valor à Plug Power, especialmente nas áreas de desenvolvimento tecnológico e acesso de mercado. Uma equipa da Plug Power esteve recentemente uma semana na Rússia num simpósio exclusivo, no qual os seus homólogos da Interros, Norilsk Nickel, e de organizações tecnológicas afiliadas, incluindo representantes da Academia das Ciências Russa, forneceram uma apresentação geral das suas vastas capacidades em tecnologias de hidrogénio e de células de combustível. Coincidente com o simpósio, a Plug Power enviou dois sistemas GenCore(R) e dois sistemas GenSys(R) para apresentação no simpósio e no Fórum Económico Mundial em São Petersburgo, o qual foi visitado pelo presidente russo, Vladimir Putin.

Enquanto parte da transacção, os investidores têm o direito de nomear quatro dos 11 membros da direcção da empresa e até à data já nomearam três dos directores: Sergey Polikarpov, director da Smart Hydrogen; Sergey Batekhin, director-geral da Interros; e Joel Gross, consultor independente para a indústria das telecomunicações. A empresa prevê que os investidores venham a nomear o quarto director durante as próximas várias semanas.

A Plug Power é aconselhada pela Stephens Inc. enquanto consultora financeira e pela Goodwin Procter LLP enquanto consultora jurídica. A Interros e Norilsk Nickel são aconselhadas pela Citigroup Inc. enquanto consultora financeira e pela Baker Botts LLP enquanto consultora jurídica.

Sobre a Plug Power

A Plug Power Inc. é uma empresa estabelecida líder na implementação de produtos energéticos presenciais limpos e fiáveis. Mais de 650 sistemas de células de combustível da Plug Power já foram entregues a clientes a nível mundial no âmbito dos mercados comercial, sector público, telecomunicações, utilitários e fornecimento de alimentação contínua. Para mais informações sobre como aderir à revolução energética da Plug Power como investidor, cliente, fornecedor ou parceiro estratégico, visite www.plugpower.com.

Este comunicado de imprensa contém declarações de expectativa no âmbito do previsto na Private Securities Litigation Reform Act de 1995. Acreditamos que é importante comunicar as nossas expectativas futuras aos nossos investidores. Contudo, podem existir eventos no futuro que não somos capazes de prever ou de controlar com exactidão e que podem fazer com que os nossos resultados efectivos possam ser diferentes das expectativas que descrevemos nas nossas declarações de expectativa, incluindo, embora sem carácter limitativo, o risco de que possíveis benefícios estratégicos da transacção da Smart Hydrogen não se materializem, a capacidade da Plug Power em termos de desenvolvimento de produtos energéticos presenciais comercialmente viáveis; o custo e altura do desenvolvimento dos produtos energéticos presenciais da Plug Power; aceitação por parte do mercado dos produtos energéticos presenciais da Plug Power; a capacidade da Plug Power em fabricar produtos energéticos presenciais numa base comercial de larga escala; factores competitivos como, por exemplo, concorrência de preços e concorrência por parte de outras empresas de energias tradicionais e alternativas; o custo e disponibilidade de componentes e de peças para os produtos energéticos presenciais da Plug Power; a capacidade da Plug Power em estabelecer relações com terceiros no que diz respeito a desenvolvimento de produtos, fabrico, distribuição e assistência técnica de componentes de produtos chave; a capacidade da Plug Power em proteger a sua propriedade intelectual; a capacidade da Plug Power em baixar o custo dos seus produtos energéticos presenciais e de demonstrar a sua fiabilidade; o custo da conformidade com normas governamentais actuais e futuras; o impacto de desregulação e de restruturação da indústria de utilitários eléctricos em consequência da procura de produtos energéticos presenciais da Plug Power e de outros riscos e incertezas discutidos na secção "Artigo IA - Factores de risco" no relatório anual da Plug Power no Formulário 10-K para o ano fiscal que terminou a 31 de Dezembro de 2005, submetido junto da Securities and Exchange Commission ("SEC") em 14 de Março de 2006, e nos relatórios que a Plug Power submete ocasionalmente junto deste mesma entidade. A Plug Power não pretende nem se compromete com o dever de actualizar a informação contida neste comunicado de imprensa.

Site Web: http://www.plugpower.com

FONTE Plug Power Inc.