Representantes do Partido Fretilin Obstaculizam Tropas Australianas que Protegiam uma Caravana e os Participantes num Comício

02 abr, 2007, 20:50 BST De Alliance.org

SYDNEY, Austrália, April 2 /PRNewswire/ --

Hoje o partido da Fretilin comunicou que pode apresentar um protesto contra o papel do Exército australiano em Timor Leste pelo alegado tratamento dado a um representante do partido que viajava numa caravana de veículos vindo de um comício da Fretilin numa zona de alta segurança. Informações não confirmadas sugerem que os representantes da Fretilin estavam a obstaculizar propositadamente as forças de segurança australianas, não cooperando com elas. Uma fonte citada diz que <<os militares australianos estavam apenas a tentar manter a ordem e a segurança da caravana e dos participantes no comício, que foi aquilo para que vieram fazer para Timor Leste.>>

Este protesto do partido Fretilin está em absoluto contraste com o papel que conferiram aos militares australianos para que desempenhassem funções de segurança em Timor Leste. A 25 de Maio de 2006, no auge da crise, os dois líderes da Fretilin, Francisco Guterres <<Lu olo>> Presidente do Parlamento e Mari Alkatiri, então Primeiro Ministro, assinaram uma carta com o Presidente da República, pedindo ao governo australiano, ao Primeiro Ministro John Howard e às forças de defesa australianas ajuda para <<estabilizar e controlar a actual crise de segurança.>>

Foi ainda assinado outro acordo pelos líderes da Fretilin, a autorizar as forças de defesas australianas <<a ajudar Timor Leste a restaurar a segurança, a confiança e a paz no território, incluindo a ajuda para restabelecer e manter a ordem e ajudar a dar segurança às pessoas>>.

A Fretilin tem estado a levar a cabo uma plataforma de eleição do partido renunciando à missão de manutenção da paz da força de defesa australiana, quando, de facto, o compromisso da força de defesa australiana foi iniciado, apoiado e bem-vindo pelos dois líderes.

Para contactos de informação:
    Dionisiso Babo Soares
    +679-7243952