Saúde: aplicação para smartphones garante viagens de verão sem preocupações

05 jun, 2012, 17:46 BST De The European Commission

BRUXELAS, June 5, 2012 /PRNewswire/ --

Nas vésperas das férias de verão, do Campeonato Europeu de Futebol e dos Jogos Olímpicos 2012 em Londres, a Comissão Europeia lançou uma aplicação para smartphones que inclui um guia de utilização do Cartão Europeu de Seguro de Doença

Para ver o Release de Notícias de Multimídia, acesse:

O cartão garante às pessoas acesso a cuidados de saúde públicos em caso de doença ou acidente em viagem ou estadia temporária em 31 países europeus. O cartão está disponível - gratuitamente - junto das autoridades de saúde nacionais e garante o acesso a tratamentos urgentes nas mesmas condições e ao mesmo custo (em alguns países, gratuitamente) que as pessoas cobertas pelo sistema de saúde público desse país.

Em virtude das diferenças entre sistemas de cuidados de saúde, não é fácil saber como usar o cartão nos vários países nem conhecer as regras aplicáveis em cada um deles. Este guia útil que ensina como usar o cartão nos 27 países da UE, na Islândia no Lichtenstein, na Noruega e na Suíça está agora disponível numa aplicação para smartphones em três plataformas: iOS, Android e Windows 7 mobile. Esta aplicação inclui informações gerais acerca do cartão, números de telefone de emergência, despesas e tratamentos abrangidos, como solicitar reembolsos e quem contactar em caso de extravio do cartão. Está disponível em 24 línguas com a opção de alternar entre os vários idiomas.

O Cartão Europeu de Seguro de Doença não pode ser gerado ou descarregado através da aplicação, tendo de ser solicitado às autoridades de saúde nacionais.

Descarregue a aplicação «Cartão Europeu de Seguro de Doença» para o seu  smartphone:  http://ec.europa.eu/social/main.jsp?catId=559

Antecendentes

Para mais informações:

Sítio Web do Cartão Europeu de Seguro de Doença: http://ehic.europa.eu/

Sítio Web da DG EMPL relativo à coordenação da segurança social na UE:

Material audiovisual sobre o Cartão Europeu de Seguro de Doença:

Video: http://www.multivu.com/mnr/53837-european-commission

FONTE The European Commission