Sites de relacionamento social lentos e inacessíveis

10 jan, 2008, 08:30 GMT De WatchMouse

UTRECHT, Holanda, January 10 /PRNewswire/ --

- Pesquisas da WatchMouse demonstram que o Facebook apresenta o pior desempenho

Segundo a WatchMouse, sites conhecidos de relacionamento social não atendem às expectativas dos usuários. Pesquisas da líder em monitoramento de sites demonstram que sites Web 2.0 demoram a abrir ou não carregam corretamente. A WatchMouse monitorou o tempo necessário para carregar os sites de relacionamento social listados na Wikipedia ( http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_social_networking_websites). Resultados: - pior em termos de disponibilidade é o amplamente conhecido Facebook.

Outros reprovados famosos incluem Twitter, last.fm, Windows Live Spaces, Friendster e del.icio.us. Dos 104 sites monitorados, 51 apresentam um Índice de Desempenho de Sites (SPI) de 1.000 ou mais, tornando seu tempo de carregamento muito lento. Um resultado incrível, considerando que a maioria dos sites utiliza o Ajax, o que deveria resultar em tempos de carregamento mais rápidos, já que a dinâmica do site não é carregada imediatamente. Com o Ajax, os sites deveriam obter melhorias em interatividade, velocidade, funcionalidade e usabilidade, trocando pequenas quantidades de dados com o servidor, para que não seja preciso carregar a página da Web inteira sempre que alguém executar uma ação nela.

Dos sites de relacionamento social monitorados, o Faceparty apresentou o melhor desempenho, com um SPI de 303. Isso significa que os usuários conseguem acessar o site com mais freqüência dentro do menor tempo. Analisando os resultados, a maioria dos sites ainda tem muito a fazer para seus usuários continuarem retornando a eles. Pesquisas demonstraram que a maioria dos usuários da Web é muito impaciente e aguarda, no máximo, quatro segundos pelo carregamento de uma página da Web.

"É interessante observar que sites populares apresentam um desempenho bastante insatisfatório", afirmou Mark Pors, CTO da WatchMouse. "É surpreendente que, mesmo com um atendimento ruim, eles ainda tenham uma base tão ampla de adeptos. Com a tecnologia Ajax, seu trabalho deveria ser mais eficaz. Por ora, os sites precisam se esforçar para continuarem populares e melhorarem seu desempenho."

Os resultados do SPI de todos os sites monitorados pela WatchMouse podem ser encontrados em http://www.watchmouse.com/SPI/2008/performance_social_networking_sites.php

Sobre a WatchMouse

As empresas podem monitorar o desempenho de seus sites com facilidade usando o serviço de monitoramento da WatchMouse. A WatchMouse tem milhares de clientes em mais de 70 países e faz verificações a partir de mais de 25 locais e redes no mundo todo (visite: http://www.watchmouse.com).

FONTE WatchMouse