SolFocus Anuncia Novos e Inovadores Sistemas de Concentradores Fotovóltaicos 25% Mais Eficientes

14 nov, 2008, 11:29 GMT De SolFocus

MADRID, Espanha, November 14 /PRNewswire/ --

- SolFocus 1100S inclinado para instalações de média e larga escala

A SolFocus anunciou hoje a sua última solução em Concentradores Fotovoltaicos (CFV) - o SolFocus 1100S. Este novo sistema CVF consegue um aumento na eficácia nos painéis em 25%, resultando em sistemas que produzem a densidade energética mais elevada e o débito energético mais elevado de entre os sistemas fotovoltaicos disponíveis hoje em dia. O cliente da SolFocus, EMPE Solar, irá utilizar o SolFocus 1100S no projecto de grande escala e 10 megawatt, recentemente anunciado, que se espera ser a utilização mais alargada de tecnologia CFV na Europa.

O sistema do SolFocus 1100S combina células solares de alta eficácia (cerca de 40%) e óptica avançada para oferecer soluções energéticas escaláveis, dependentes e capazes de garantir a promessa de energia a baixos custos, limpa e renovável. O design CFV da empresa emprega um sistema de ópticas reflectoras para concentrar a luz do sol 500 vezes em células solares pequenas e altamente eficientes. O SolFocus 1100S apenas utiliza 1/1000 do material dispendioso das células solares, quando em comparação com os painéis fotovoltaicos normais. Para além disso, as células usadas nos sistemas CFV da SolFocus são duas vezes mais eficazes do que as tradicionais células de silicone, acelerando, assim, a trajectória da energia solar para alcançar a paridade de custos com os combustíveis fósseis. A SolFocus equipa os seus painéis CFV com sistemas avançados de localização que alinham o conjunto solar com a luz directa do sol ao longo do dia, à medida que o sol avança no céu. A tecnologia de localização foi especificamente desenvolvida para ser integrada nos painéis CFV da SolFocus 1100, oferecendo um sistema altamente integrado e de desempenho optimizado. A capacidade de localização do SolFocus 1100S resulta na geração de energia perfeitamente compatível com os períodos de mais procura.

"Na SolFocus, continuamos a impulsionar a curva da inovação e deflacionar a curva dos custos ao melhorar o desempenho dos nossos sistemas CFV," disse Roberto de Diego, presidente da SolFocus Europe. "Com os ganhos em termos de eficácia do SolFocus 1100S, os nossos clientes irão beneficiar de energia limpa e fiável, com uma pequena pegada ecológica e baixo custo ao longo da vida."

"Alcançamos o ponto onde a tecnologia CFV pode constituir uma força disruptiva no sector, com um mapa para mudar a forma como o mundo fornece energia no futuro," acrescentou o CEO da SolFocus, Gary D. Conley.

Os painéis solares CFV da SolFocus são a única tecnologia listada na California Energy Commission como cumpridora dos requisitos para a California Solar Initiative (CSI). Os painéis são construídos maioritariamente em materiais prontamente disponíveis e eficientes a nível de custo como alumínio e vidro, o que resulta em sistemas que são recicláveis em 95%. A tecnologia tem também uma pegada ecológica muito pequena e um período de recuperação energética muito curto.

Sobre a SolFocus

A missão da SolFocus é permitir geração de energia solar a um Custo Nivelado de Energia, competitivo com as fontes tradicionais de combustível fóssil sem subsídio. Para alcançar este objectivo, a SolFocus tem vindo a desenvolver tecnologia de ponta de concentradores fotovoltaicos (CFV), que combina células solares de alta eficácia (cerca de 40%) e óptica avançada para oferecer soluções energéticas escaláveis, dependentes e capazes de garantir a promessa de energia a baixos custos, limpa e renovável. A SolFocus está sedeada em Mountain View, Califórnia com actividades europeias com sede em Madrid, Espanha e o fabrico em Mesa, Arizona, bem como parceiros de fabrico na Índia e China.

FONTE SolFocus