SOM Vence Concurso para Centro Financeiro de Beijing

27 out, 2009, 17:03 GMT De SOM

BEIJING, October 27 /PRNewswire/ --

- Com Foto

Os escritórios de Chicago e da China da Skidmore, Owings and Merrill (SOM) foram nomeados os vencedores do concurso internacional de design para expandir o Centro Financeiro (CF) de Beijing. O concurso foi patrocinado pelo Governo do Distrito de Chaoyang e pelo Comité de Administração do CF de Beijing. Sete equipas dos melhores planeadores urbanos, designers urbanos e arquitectos foram convidadas a participar. Philip Enquist, FAIA, Sócio-Gerente do Planeamento e Design Urbano da SOM conduziu este esforço.

(Imagem: http://www.newscom.com/cgi-bin/prnh/20091023/CG98156-a)
    (Imagem: http://www.newscom.com/cgi-bin/prnh/20091023/CG98156-b)
    (Imagem: http://www.newscom.com/cgi-bin/prnh/20091023/CG98156-c)
    (Imagem: http://www.newscom.com/cgi-bin/prnh/20091023/CG98156-d)

O plano da SOM contempla o estabelecimento de três novos centros, ancorados por parques de autor e avenidas verdes. São propostos novos modos de transportes públicos, incluindo um serviço ferroviário de comutação entre o Aeroporto Internacional Capital de Beijing, a CF, e um comboio de alta velocidade na Estação Sul de Beijing. É proposto um novo serviço de eléctrico que irá ligar, de forma conveniente, todas as áreas do CF. É proposta uma rede de pequenos quarteirões, que pode se percorrida a pé, para estabelecer uma escala amiga dos peões para o desenvolvimento e todas as ruas terão ciclovias.

O plano da SOM define novas estratégias para a construção de infra-estruturas municipais e edifícios de alto desempenho. A implementação do plano poderá reduzir o consumo energético do centro até 50%, reduzir o consumo de água até 48%, reduzir resíduos até 80% e resultar numa redução de 50% de emissões de dióxido de carbono. Apenas a redução das emissões dos edifícios comerciais iria originar uma redução de 215000 toneladas de CO2 por ano, o que equivale a plantar 14 milhões de árvores adultas.

A visão da SOM para o CF de Beijing oferece um enquadramento que irá permitir que a cidade capital da China cresça como um centro mundial de comércio, ao mesmo tempo que se torna no cenário verde e ecológico para uma vida saudável.

Sobre a SOM

A Skidmore, Owings & Merrill LLP (SOM) é uma das maiores empresas de arquitectura, planeamento urbano, design de interiors e de engenharia do mundo, com uma reputação de 75 anos no design de excelência e um portfolio que inclui alguns dos mais importantes feitos arquitectónicos dos séculos XX e XXI. Desde a sua criação, a SOM tornou-se um líder na investigação e desenvolvimento de tecnologias especializadas, novos processos e ideias inovadoras, muitas das quais tiveram um impacto palpável e duradouro na profissão do design e no ambiente físico. A liderança duradoura da empresa nas tecnologias de design e de construção foi honrada com mais de 1300 prémios para a qualidade, a inovação e a gestão. O American Institute of Architects reconheceu a SOM duas vezes com o seu prémio mais elevado, o Architecture Firm Award - em 1962 e de novo em 1996. A empresa mantém escritórios em Chicago, Nova Iorque, São Francisco, Washington, D.C., Londres, Hong Kong, Shanghai e Bruxelas. Para mais informações, por favor visite www.som.com.

Nota aos Editores:

Uma imagem que acompanha este comunicado de imprensa está disponível através do PA Photowire. Pode ser descarregada em http://www.pa-mediapoint.press.net ou vista em http://www.mediapoint.press.net or http://www.prnewswire.co.uk.

Uma imagem que acompanha este comunicado de imprensa está disponível através da European Pressphoto Agency (EPA) em http://www.epa-photos.com.

FONTE SOM