TAM e TAP anunciam parceria

30 abr, 2007, 20:38 BST De TAM

SÃO PAULO, Brasil, April 30 /PRNewswire/ --

- Empresas assinam memorando de acordo declarando a sua intenção de estabelecer um contrato de partilha de código nos voos

A TAM (NYSE: TAM) (Bovespa: TAMM4) e a TAP Portugal, membro da Star Alliance, executam hoje um Memorando de Acordo que estabelece uma aliança abrangente que inclui várias áreas, aproveitando as vantagens das sinergias resultantes das suas respectivas redes, produtos e serviços nas rotas que ligam Brasil e Portugal. Até ao próximo mês de Julho, as empresas irão implementar uma partilha de códigos nos voos, a qual se irá traduzir num aumento significativo das opções de voo para os passageiros, assim como para a ligação aos programas de milhas áreas das empresas, o programa Fidelidade da TAM e o programa Victoria da TAP.

(Logotipo: http://www.newscom.com/cgi-bin/prnh/20060418/SPTU001LOGO)

Para a TAM, o acordo irá permitir a comercialização dos voos da TAP operados entre Brasil e Portugal (Lisboa, Porto, Faro e Funchal), fortalecendo a posição da TAM no mercado internacional junto de passageiros europeus em férias que viajam principalmente para o nordeste do Brasil. Por outro lado, para a TAP, isto irá envolver destinos domésticos operados pela TAM para várias capitais brasileiras e para cidades como, por exemplo, Belém, Manaus, São Luís, Ilhéus, Porto Seguro, Campo Grande, Cuiabá, Aracaju, Vitória, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia, Florianópolis, João Pessoa, Maceió, Navegantes, Porto Alegre e Foz do Iguaçu, entre outras, para além de cidades na América do Sul (Buenos Aires, Argentina, e Santiago, no Chile). A TAM e a TAP também pretendem alargar a cooperação a outras rotas internacionais operadas por ambas as empresas a partir dos seus respectivos centros, sujeitas à autorização dos países envolvidos.

"Este acordo é fulcral para a TAP, dada a dimensão do mercado brasileiro e da notável posição da TAM neste. A partir deste momento, a TAP irá contar com um parceiro local com uma das maiores redes de serviço, tanto a nível nacional e internacional, adicionando um grande número de opções de destino com um nível irrefutável de fiabilidade e de qualidade de serviço, o que irá certamente contribuir com grandes benefícios para os clientes da TAP, os quais poderão também acumular e utilizar milhas aéreas na rede da TAM", afirma Fernando Pinto, CEO da TAP.

Marco António Bologna, CEO da TAM, declara que a partilha de código nos voos irá converter-se em benefícios para os passageiros. "Com a TAP, a companhia aérea líder em Portugal e com mais de 60 anos de experiência, iremos oferecer novas opções de voos no mercado internacional e outra entrada importante para a Europa, tanto para o mercado do turismo como para o mercado dos negócios". António Bologna realça também que a TAP desempenha um papel de relevo no que diz respeito ao crescimento do mercado do turismo brasileiro: "a TAM irá agora ter condições para aumentar o número de passageiros transportados para o Brasil, e de os distribuir por várias cidades ao longo do país, com a vantagem da interligação dos programas de fidelidade de ambas as empresas".

Contacto de relações com investidores:   Contacto de agência de imprensa:
    Telefone: +55-11-5582-9715               Telefone: +55-11-5582-8167
    Fax: +55-11-5582-8149                    Fax: +55-11-5582-8155
    invest@tam.com.br                        tamimprensa@tam.com.br
    www.tam.com.br/ri

Sobre a TAM:

A empresa (www.tam.com.br) tem sido a líder do mercado nacional brasileiro desde Julho de 2003, e terminou o mês de Março com uma quota de mercado de 51,72%. A empresa disponibiliza voos para 48 destinos por todo o Brasil. Com os acordos comerciais celebrados com empresas regionais, esta chega até 75 destinos diferentes no Brasil. Em Março, a quota de mercado internacional da TAM era de 62,86% entre as companhias aéreas brasileiras. As operações internacionais incluem voos directos para sete destinos: Nova Iorque e Miami (EUA), Paris (França), Londres (Inglaterra), Milão (Itália), Buenos Aires (Argentina) e Santiago (Chile). Com a TAM Mercosur, esta voa para mais outros sete destinos: Asunción e Ciudad del Este (Paraguai), Córdoba (Argentina), Montevideo (Uruguai), Santa Cruz de la Sierra e Cochabamba (Bolívia). A empresa também oferece voos diários para Lima, Peru, realizados em partilha de código nos voos com a TACA. Para além disso, a empresa tem acordos comerciais com empresas internacionais que permitem aos passageiros voar para uma ampla variedade de destinos a nível mundial. Uma pioneira no lançamento de um Programa de Fidelidade para empresas de companhias aéreas no Brasil, a TAM tem actualmente 3,8 milhões de membros e já distribuiu 4,2 milhões de bilhetes através da troca de pontos.

Sobre a TAP:

É a líder do mercado de companhias aéreas português, estabelecida em 1945 e membro da Star Alliance desde 2005. O seu núcleo central em Lisboa é uma plataforma de acesso privilegiado para a Europa, no cruzamento com África e América do Norte e do Sul, onde a TAP se destaca como a companhia aérea europeia líder a operar para o Brasil. Actualmente, é a companhia aérea com o maior número de voos do Brasil para a Europa, com partida de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Fortaleza, e Natal. Com início em Julho, a TAP irá igualmente ter cinco voos semanais adicionais com partida de Brasília para Lisboa, alcançando um total de 60 voos semanais. A TAP também desfruta de uma rede de destinos extremamente ampla tanto na Europa (onde alcança 31 cidades em 16 países) e em África (onde disponibiliza serviços nos países em que o idioma português é a língua oficial, para além do Senegal e da África do Sul, totalizando sete países). Em 2006, os aviões da empresa transportaram mais de 6,8 milhões de passageiros, dos quais 845 mil viajaram para o Brasil.

Web site: http://www.tam.com.br

FONTE TAM