Toda a informação de que precisa para um dia de passeio - graças à tecnologia espacial no seu telemóvel

08 jun, 2009, 09:00 BST De European Space Agency

NOORDWIJK, Holanda, June 8 /PRNewswire/ --

- O inovador serviço móvel, AllAroundMe / TudoEmVolta, utiliza tecnologia de navegação inteligente para dar informações personalizadas sobre lojas, restaurantes e espectáculos

- Esteja onde estiver

Com o seu inovador serviço para telemóvel, AllAroundMe, lançado na Holanda a 8 de Junho, a empresa holandesa Mobzili fornece informações sobre a localização de lojas, diversão, transportes públicos e de turismo, combinando tecnologia de satélite e de comunicações com a melhor e mais actualizada informação local. O desenvolvimento da tecnologia AllAroundMe contou com o apoio do Technology Transfer Programme Office, da Agência Espacial Europeia (ESA), através do seu Centro de Incubação de Empresas, em Noordwijk, na Holanda.

Saldos na sua loja preferida, um bom restaurante nas imediações, ou o horário da paragem de autocarros mais próxima - todas estas informações são canalizadas através do seu perfil, adaptando as propostas ao seu gosto e à sua localização exacta. Recebe toda a informação no local. Através da cooperação com a Uitburo Nederland, a Dinnersite, a Uitinbrabant e a Belbios, - AllAroundMe apresenta informação sobre espectáculos, actividades, serviços públicos e lojas.

"Com a quantidade esmagadora de informação disponível e a necessidade de a consultar no local, é difícil para os clientes encontrarem o que querem, e para as organizações está a tornar-se cada vez mais difícil chegar aos clientes certos, no sítio certo, à hora certa. A Mobzili é a solução", diz Reza Ladchartabi, co-fundador da Mobzili.

Impulsionado pelo apoio técnico espacial da ESA

O AllAroundMe combina os dados de localização do GPS móvel com informação correctiva das redes móveis terrestres GSM-3G. "Desta forma, o AllAroundMe consegue saber onde se encontra o utilizador e proporcionar-lhe informação relevante", explica Wojtek Chowanski, programador e co-fundador da Mobzili. No futuro, o AllAroundMe irá funcionar com o Galileu, o sistema europeu de navegação por satélite, para proporcionar uma precisão ainda maior. Criada como empresa de arranque, no Centro de Incubação de Empresas da ESA, a Mobzili beneficiou dos conhecimentos técnicos únicos da ESA em engenharia de telecomunicações. "A ESA deu um grande impulso ao desenvolvimento tecnológico; os seus peritos contribuíram para o AllAroundMe com análise de viabilidade e aconselhamento técnico", esclarece Chowanski.

A Mobzili torna-se europeia - num futuro próximo

A próxima fase para a Mobzili já está à vista. "Planeamos disponibilizar - nosso serviço à escala europeia num futuro próximo", explica Ladchartabi. "Mas, é claro, a cobertura da Mobzili à escala mundial é o nosso objectivo final".

O AllAroundMe pode ser descarregado gratuitamente em http://www.allaroundme.eu e é compatível com telemóveis com ligação à Internet. Está a ser criado software gratuito do AllAroundMe para o iPhone e a Google.

FONTE European Space Agency