Visteon promove Stebbins a CEO; Johnston continua como director executivo

15 maio, 2008, 16:38 BST De Visteon Corporation

VAN BUREN TOWNSHIP, Michigan, May 15 /PRNewswire/ --

O Conselho de Administração da Visteon Corporation (NYSE: VC) acaba de nomear Donald J. Stebbins como presidente e CEO, funções que se tornarão efectivas a partir de 1 de Junho de 2008. Stebbins, que era presidente e COO, sucede a Michael F. Johnston na função de CEO, o qual continuará como director executivo da Visteon.

(Fotografia: http://www.newscom.com/cgi-bin/prnh/20080514/CLW004 )
    (Logotipo: http://www.newscom.com/cgi-bin/prnh/20001201/DEF008LOGO)

Stebbins, com 50 anos, é presidente e COO desde que entrou na Visteon, em 2005, após 13 anos a ocupar cargos de liderança na Lear Corp. A expansão do papel de liderança de Stebbins é um passo oportuno e lógico no processo de planeamento da sucessão executiva a longo prazo da Visteon, de acordo com Johnston.

"O plano de três anos que lançámos em 2006 está a posicionar com êxito a Visteon para o sucesso da sua sustentabilidade", disse Johnston. "Ao concluirmos esta nossa fase de transformação, é um bom momento para o Don assumir um papel mais relevante na condução da empresa para o futuro."

Como CEO, Stebbins irá liderar o desenvolvimento e a execução da estratégia a longo prazo da Visteon, enquanto continua a controlar operações, vendas, produção, desenvolvimento de produtos, pesquisa e desenvolvimento, e relações com os clientes da empresa. Stebbins tem mais de 20 anos de experiência em liderança e uma sólida história de gestão de empresas globais de produção, fazendo parte do Conselho de Administração da Visteon desde Dezembro de 2006.

Johnston, de 60 anos, é presidente e CEO desde 1 de Junho de 2005. Entrou na Visteon em Setembro de 2000, como COO e Presidente, e assumiu o cargo de CEO em Junho de 2004. Johnston liderou o processo de mudança da Visteon enquanto fornecedor de componentes focalizada no mercado norte-americano e altamente dependente de um único construtor automóvel, para uma empresa global de produção e engenharia, com uma carteira de produtos e uma base diversificada de clientes e regiões. Como director executivo, Johnston irá concentrar-se em assegurar o alinhamento entre as políticas e os investimentos com a estratégia empresarial, fazendo a ligação com o Conselho de Administração, e em incentivar as relações com clientes-chave e accionistas financeiros.

Ao expandir as responsabilidades de Stebbins, o Conselho de Administração da Visteon referiu a sua experiência global e financeira e o sucesso da reestruturação que permitiu melhorar e aumentar as operações da Visteon no actual contexto competitivo do mercado. "A nomeação de Don como CEO realça a sua liderança comprovada e a sua mais valia em operações e finanças globais, - que resultou numa estrutura de custos mais competitiva e numa expansão da capacidade da empresa em mercados de rápido crescimento, como a região da Ásia do Pacífico", referiu Johnston.

A par da estratégia de liderança a longo prazo da Visteon, Stebbins referiu que as suas prioridades imediatas incluem o sucesso da conclusão das acções de reestruturação pendentes identificadas no plano trienal da Visteon, continuar a melhorar a qualidade, a segurança e a eficiência dos funcionários, e gerar novos negócios lucrativos nas principais áreas de produtos da Visteon.

"Temos uma equipa de liderança muito talentosa e experiente", afirmou Stebbins. "A capacidade e energia demonstradas, juntamente com a sólida relação de trabalho que Mike e eu desenvolvemos, dão-me toda a confiança de que a Visteon continuará a dar passos positivos e a cumprir os nossos compromissos."

A Stebbins deverão reportar: William G. Quigley III, vice-presidente executivo e director financeiro; John Donofrio, vice-presidente sénior e consultor geral; Robert Pallash, vice-presidente sénior e presidente do grupo de clientes globais; Dorothy L. Stephenson, vice-presidente sénior de Recursos Humanos; os vice-presidentes dos três maiores grupos de produtos: Joy Greenway - climatização, Terry Gohl - interiores e iluminação e Steve Meszaros - electrónica; Asaf Farashuddin, vice-presidente de estratégia, Jim Sistek, vice-presidente de Tecnologias de Informação, e Julie Fream, vice-presidente do grupo de clientes da América do Norte e comunicações globais.

Donald J. Stebbins - Histórico

Donald J. Stebbins entrou para a Visteon vindo da Lear Corp., onde era Presidente e COO de operações da Lear na Europa, Ásia e África. Anteriormente, foi Presidente e COO das operações da Lear nas Américas. Stebbins entrou na Lear em 1992, como vice-presidente e financeiro. Assumiu vários cargos financeiros de responsabilidade cada vez maior na Lear, tendo sido promovido, em 1997, a Vice-presidente e director financeiro. Anteriormente, trabalhou na Bankers Trust Company e no Citibank.

Stebbins é formado em Finanças pela Miami University em Oxford, Ohio, onde também integra o Conselho Comercial Consultivo. Possui uma pós-graduação em administração de empresas pela University of Michigan. Além de integrar o Conselho de Administração da Visteon desde Dezembro de 2006, faz parte do Conselho de Administração da WABCO Holdings Inc.

Sobre a Visteon

A Visteon Corporation, fornecedor líder global da indústria automóvel, cria, produz e fabrica produtos inovadores para climatização, interiores, electrónica e iluminação para fabricantes de veículos, e também fornece uma variedade de produtos e serviços pós-venda para clientes. Com escritórios em Van Buren Township, Michigan (EUA), Xangai, na China, e Kerpen, na Alemanha, a empresa tem instalações em 26 países e emprega aproximadamente 40.000 pessoas.

Web site: http://www.visteon.com

FONTE Visteon Corporation