Pé de atleta: dermatologista explica as semelhanças e diferenças entre micoses e frieiras
As duas condições podem causar complicações e, por isso, é importante conhecer os tratamentos disponíveis para prevenir ou interromper o avanço das doenças
SÃO PAULO, 10 de maio de 2023 /PRNewswire/ -- Uma das possibilidades para usufruir uma vida mais leve e agradável é a prática do autocuidado. Por isso, a fim de incentivar a saúde integral dos consumidores, a marca Loceryl convidou o dermatologista Dr. Bruno Vargas (CRM. 38959/MG) para falar sobre as principais vilãs dos pés e unhas que podem acometer qualquer pessoa, em qualquer período do ano: as micoses e frieiras.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) define as micoses como "infecções causadas por fungos que atingem a pele, as unhas e os cabelos. São particularmente frequentes nos trópicos, onde existem condições ideais de calor e umidade, necessárias para o desenvolvimento dos fungos1". No mesmo âmbito, a frieira também surge por meio da micose. As duas infecções acontecem por fungos especialmente devido ao calor e umidade na região dos pés.
O especialista Dr. Bruno Vargas explica que a micose é uma doença silenciosa que pode dificultar o diagnóstico e a frieira também surge de forma sutil. "Não existe um perfil específico da população que pode vir a desenvolver a doença, tanto um jovem ou um paciente com idade avançada podem contrair micose ou frieira. Por isso, é importante conhecer mais sobre ambas", comenta.
"Os pacientes raramente prestam atenção nessas regiões que ficam mais escondidas. É só quando a micose já se instalou, interferindo na coloração ou na espessura da unha ou quando a coceira nos pés chegou a um nível crítico, que o paciente toma consciência de que possui um problema a ser resolvido", destaca o médico.
Alguns sinais devem ser observados constantemente. "No caso da micose, por exemplo, são comuns o descolamento na unha, manchas e riscas nas extremidades e a aparência mais grossa e espessa. Já a frieira é muito conhecida pela coceira na região afetada. O famoso 'pé de atleta' incomoda bastante e pode provocar fissuras, inchaço, ardor local e mau cheiro. Por isso, é fundamental cuidar com carinho dos pés e unhas", alerta o especialista.
As frieiras podem ou não passar rapidamente, ou seja, podem ser agudas ou crônicas, respectivamente. Apesar de ser comum, as frieiras devem ser levadas a sério, já que a coceira intensa pode levar às fissuras e entradas de bactérias, agravando a saúde do paciente.
Já a duração do tratamento, em casos de micoses, depende principalmente da gravidade. "Em média consideramos de 6 meses até 1 ano de tratamento ou mais. A boa notícia é que hoje os antifúngicos estão disponíveis em diversos formatos para otimizar o tempo de resposta ao tratamento", pontua o especialista.
Loceryl® Esmalte é um esmalte antifúngico recomendado para tratar a micose de unha. Ele conta com amorolfina em sua composição, um ingrediente ativo antifúngico que atua na eliminação dos fungos causadores da infecção². Este esmalte terapêutico cobre e penetra na unha para continuar eliminando os fungos durante 7 dias². Além desse efeito de longa duração*, combate diversas classes de fungos causadores da micose de unha². Também é o primeiro esmalte terapêutico do mercado com amorolfina que permite o uso de esmaltes cosméticos³**, sem perder a eficácia do produto. Nesse caso, é necessário* aguardar 10 minutos para aplicação do esmalte cosmético.
De toda forma, é fundamental consultar um dermatologista para avaliar o caso e indicar a melhor solução.
Loceryl® Esmalte (cloridrato de amorolfina) é indicado para o tratamento de micoses de unha (onicomicoses). Reg. MS 1.2916.0036. GALDERMA BRASIL LTDA./LOCERYLESM-MB01_20/SAC: 0800 015 5552. LOCERYL® ESMALTE É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.
*Uma única aplicação do esmalte fornece proteção por uma semana.
**necessário aguardar 10 minutos para aplicação do esmalte cosmético
¹Sociedade Brasileira de Dermatologia. Onicomicose: Micose. Acesso em 23 de março de 2023 em https://www.sbd.org.br/doencas/micose-2/
²Endringer Pinto F, Bagger C, Kunze G, et al. Visualisation of penetration of topical antifungal drug substances through mycosis-infected nails by matrix-assisted laser desorption ionisation mass spectrometry imaging. Mycoses. 2020 Aug;63(8):869-875.
³Sigurgeirsson B, Ghannoum MA, Osman-Ponchet H, et al. Application of cosmetic nail varnish does not affect the antifungal efficacy of amorolfine 5% nail lacquer in the treatment of distal subungual toenail onychomycosis: results of a randomised activecontrolled study and in vitro assays. Mycoses. 2016 May;59(5):319-26
*LOCERYL® ESMALTE [Bula] (cloridrato de amorolfina). GALDERMA. 2019
Sobre a Galderma
A Galderma é a empresa líder na categoria exclusivamente dedicada à dermatologia, presente em aproximadamente 90 países. Fornecemos um portfólio inovador e baseado na ciência de marcas e serviços premium que abrangem todo o espectro do mercado de dermatologia em rápido crescimento, por meio de Estética Injetável, Dermocosméticos e Dermatologia Terapêutica. Desde nossa fundação em 1981, dedicamos nosso foco e paixão ao maior órgão do corpo humano – a pele – atendendo às necessidades individuais de consumidores e pacientes com resultados superiores em parceria com profissionais de saúde. Estamos avançando a dermatologia para cada história de pele, porque entendemos que a pele em que estamos molda nossas histórias de vida. Para mais informações, visite: https://loceryl.com.br/
FONTE Galderma
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article