
Acision lança relatório de pesquisa global de consumidor: Aproveitando as oportunidades na banda larga móvel
BARCELONA, Espanha, 15 de fevereiro de 2011 /PRNewswire/ --
- 63% dos consumidores globais querem pagar por VAS de banda larga móvel
- Para melhorar a qualidade da experiência, 67% apoiam a aplicação do princípio de justiça e outros 60% da otimização de vídeo
A Acision, líder mundial de dados móveis, anunciou hoje o lançamento do seu relatório global de pesquisa de consumidor intitulado de "Seizing the Opportunity in Mobile Broadband" (Aproveitando as oportunidades na banda larga móvel). A pesquisa, realizada entre junho e novembro de 2010, oferece uma perspectiva única da percepção por parte do consumidor do uso de banda larga móvel no Reino Unido, América do Norte, Brasil, Austrália e Cingapura. A pesquisa explora a observação da Quality of Experience (QoE - Qualidade da Experiência), satisfação do cliente e qualidade do vídeo, bem como da aceitação das políticas de equidade e disposição para pagar por possíveis Value Added Services - VAS (Serviços de Valor Agregado).
Steven van Zanen, SVP de Marketing de Controle de Dados Móveis da Acision, disse: "A motivação para a execução desta pesquisa global foi a aceitação fenomenal da banda larga móvel em todo o mundo e os rumores dos problemas com a Qualidade da Experiência que estão tendo aumento constante. Um dos principais objetivos da pesquisa foi quantificar isso e determinar se existe um paralelo global no seu ciclo de vida de desenvolvimento. Ficamos surpresos com a extraordinária semelhança entre os diferentes mercados e pudemos observar uma base clara para que as estratégias das operadoras proativas possam aproveitar a oportunidade da banda larga móvel".
A pesquisa da Acision mostra que 71% dos consumidores usam a banda larga móvel regularmente durante a semana e pedem simplesmente que as operadoras aprofundem o desenvolvimento do serviço de banda larga móvel a partir da sua posição hoje, com 63% dos consumidores globais dispostos a pagar pelo VAS de banda larga móvel. Outra grande área de oportunidade é a Qualidade da Experiência. Há naturalmente questões a resolver aqui mas para melhorar a Qualidade da Experiência, 67% dos consumidores apoiam a aplicação do princípio da equidade, e outros 60% gostariam que a otimização de vídeo fosse aplicada. Estas são as capacidades-chave que as operadoras podem aplicar para competir em um nível completamente novo: Qualidade da Experiência.
Estas oportunidades não podem ser ignoradas diante das questões generalizadas de QoE, com 79% dos consumidores globais tendo algum tipo de problema, incluindo experiência com redução de velocidade (62%), problemas com cobertura de rede (39%), e queda da conexão (36%). 74% dos consumidores de vídeo mencionam problemas regulares tais como pausa frequente e longos tempos de espera. Em todo o mundo isto está causando uma rotatividade potencial de 31% que é mais ou menos a mesma em todos os países.
"As operadoras já estão fazendo todo o possível para ampliar a largura de banda mas a nossa pesquisa demonstra que alguns dos problemas de QoE são intrínsecos até mesmo nas melhores práticas de redes", continuou van Zanen. "É necessário um maior investimento na capacidade para que a evolução da banda larga móvel avance para a próxima etapa".
Para abordar estes problemas com os serviços de banda larga móvel e aproveitar o potencial de oportunidades de renda, as mudanças da capacidade das operadoras são necessárias em três níveis principais:
-- Camada de dados: Alta performance e componentes confiáveis para o tráfego da rede.
-- Camada de conteúdo: Melhores componentes da categoria que possam otimizar serviços de conteúdo específico, tal como vídeo ou navegação.
-- Camada de controle: Componentes altamente inteligentes que viabilizam as tomadas de decisão em tempo real, complexas e vastas.
"As operadoras então precisarão desenvolver amplas ofertas de serviço para abordar os requisitos do consumidor individual e suporte de serviços pagos otimizados ou premium oferecidos em pacotes ou baseado em transações que os consumidores possam entender e se identificar com eles", concluiu van Zanen.
Principais resultados da pesquisa do consumidor global
Satisfação e lealdade do cliente: A banda larga móvel é vista como um serviço importante e valioso por parte da maioria dos usuários. Grande parte dos consumidores, no entanto, está insatisfeita com certos aspectos do serviço:
-- 60% dos consumidores globais mencionaram a confiabilidade, cobertura ou velocidade como os aspectos mais importantes do serviço. Outros aspectos como preço, cota de uso ou controle de uso são considerados os mais importantes por 40% dos consumidores.
-- Existem níveis substanciais de insatisfação com a cobertura (29%) e os níveis de preços atuais (28%) sendo as áreas mais importantes.
-- 79% dos clientes globais têm problemas com algum tipo de QoE, incluindo a pouca velocidade (62%), cobertura da rede (39%), estabilidade da conexão e incapacidade de conexão (ambas em 36%). Somente 21% dos respondentes declararam não terem tido nenhum problema.
-- Os problemas de QoE com vídeo ocorrem com 74% dos 37% dos consumidores que assistem vídeos. Problemas como de tempo de espera para ver o vídeo e pausas frequentes afetam 54% das pessoas que assistem vídeos.
-- O potencial de rotatividade é considerável em 31%, com um índice notavelmente baixo nos países.
Os consumidores esperam equidade, otimização e VAS: As operadoras podem aproveitar as oportunidades na banda larga móvel, com os altos níveis de aceitação do consumidor:
-- Equidade das políticas - Os consumidores, depois que entendem a necessidade de gestão dos recursos, têm um alto nível de aceitação das políticas (67%) que viabilizam a alocação justa da capacidade da disponibilidade. Muitos consumidores (35%) estão até dispostos a pagar um valor premium pelo serviço que forneça uma QoE melhor.
-- Otimização de vídeo - 60% dos respondentes estão dispostos a aceitar a otimização de vídeo desde que eles se beneficiem da melhora dos aspectos que eles acham ser mais importantes para a experiência do serviço, principalmente se envolver menos paradas dos vídeos.
-- Serviços pagos de valor adicional - 63% dos consumidores disseram que existe uma necessidade clara de algum tipo de serviço VAS e que estão dispostos a pagar uma taxa adicional por serviços como de avisos (41%), gestão justa da largura da banda (35%), controle de gastos (35%), roaming (34%), pacotes compartilhados (33%), personalização (30%), compressão de conteúdo para a economia do pacote (29%) e prioridade (26%). Isto mostra um segmento de consumidor claramente comercializável para os quais as operadoras de todo o mundo podem criar um modelo de receita mais diversificado e de longo prazo.
O relatório completo pode ser baixado no http://www.acision.com/Products-and-Solutions/Mobile-Data-Control.aspx, para maior conhecimento sobre a pesquisa e a análise da Acision.
NOTAS PARA OS EDITORES
Sobre a Acision
Como líder mundial em dados móveis, a Acision capacita a inovação e o crescimento lucrativo dos serviços de dados móveis. Como pioneiras de mensagens móveis, as soluções de dados móveis em tempo real da Acision dão suporte aos seus clientes em todo o mundo para conduzir novas receitas com serviços inovadores como controle, otimização e monetização do tráfego de dados. Para mais informação, acesse a Acision http://www.acision.com
Sobre a Acision Broadband Mobility Suite
A Acision Broadband Mobility Suite é a solução de banda larga móvel escalonável com preço mais acessível para a amplitude da capacidade fornecida. Ela combina todas as capacidades que as operadoras precisam para abordar os desafios da banda larga móvel de hoje em dia, como a gestão e a execução de políticas, otimização de web e da mídia, gestão da cota e do agrupamento dos serviços, conhecimento do local e VAS - combinando com exclusividade as medidas de controle e economia de custos com a criação de geração de receita.
Como solução única, a Acision Broadband Mobility Suite viabiliza às operadoras móveis controlarem todos os tipos de tráfego de Internet e garantem negócios de banda larga móvel lucrativos e confiáveis hoje e no futuro. Ela utiliza a experiência incomparável da Acision com soluções de serviço de dados em massa e fornece um TCO (Custo Total da Propriedade) com preço acessível até mesmo nos níveis mais extremos de crescimento de dados móveis. A Acision Broadband Mobility Suite usa hardware comum e oferece escalonamento independente para cada camada funcional.
Metodologia da pesquisa
De junho a novembro de 2010, a Acision contratou uma série de agências independentes de pesquisa de mercado (YouGov, Quantinet e Toluna) para realizar uma pesquisa detalhada para entender a percepção do consumidor sobre a banda larga móvel no Reino Unido, EUA, Brasil, Cingapura e Austrália. A pesquisa abordou os principais aspectos da banda larga na atualidade, incluindo a Quality of Experience (QoE - Qualidade da Experiência), nível de satisfação dos clientes, percepção de qualidade do vídeo, o potencial dos Value Added Services (VAS - Serviços de Valor Adicional) e conhecimento e aceitação por parte dos consumidores das políticas de equidade e otimização do conteúdo.
Em cada região, a pesquisa da Acision se concentrou em todos os aspectos da banda larga móvel, incluindo o uso da Internet móvel nos Smartphones, aparelhos móveis, dongles, sticks de modem, cartões de dados, netbooks, e banda larga móvel integrada nos laptops. Toda a pesquisa foi realizada com o mesmo questionário e metodologia baseada em painel com uma amostra representativa com mais de 1.000 consumidores acima de 18 anos por mercado.
FONTE Acision UK Ltd.
FONTE Acision UK Ltd
Share this article