Capacitando a descoberta: O novo Shaheen XC40 da KAUST ocupa o sétimo lugar na classificação dos dez melhores supercomputadores do mundo

Jul 13, 2015, 12:29 ET from King Abdullah University of Science & Technology

THUWAL, Arábia Saudita, 13 de julho de 2015 /PRNewswire/ -- O Shaheen XC40, o novo sistema Cray da KAUST - King Abdullah University of Science and Technology (Universidade de Ciência e Tecnologia Rei Abdullah) é o sétimo supercomputador mais rápido do mundo, de acordo com a lista TOP500 divulgada hoje na  International Supercomputing Conference (Conferência Internacional de Supercomputação) em Frankfurt, Alemanha.

Para visualizar o comunicado para a imprensa em multimídia, clique aqui:
http://www.multivu.com/players/English/7572551-kaust-shaheen-XC40-supercomputer/

"O Shaheen XC40 reafirma o compromisso da KAUST capacitando nossos pesquisadores e parceiros com recursos de computação de alto desempenho", disse Jean-Lou Chameau, Presidente da KAUST. "Ele vai aprimorar ainda mais nossa educação e esforços de pesquisa e apoiar nossa visão de sermos um destino para o talento e causarmos impacto global na ciência e na tecnologia".

O predecessor do Shaheen XC40, um sistema Blue Gene/P chamado Shaheen, é um sistema IBM em uso desde a inauguração da KAUST em 2009. O primeiro Shaheen foi usado em uma vasta série de campos desde modelagem do clima global e investigação de plasmoides causados por vento solar até modelagem de reservas petróleo e bioinformáticas de plantas tolerantes ao sal e à seca.

Supercomputação para colaboração e impacto nacional

Uma série de instituições sauditas usa o sistema Shaheen da KAUST e devem continuar a acelerar suas pesquisas no Shaheen XC40 atualizado. Organizações tais como King Fahd University of Petroleum and Minerals (Universidade de Petróleo e Minerais Rei Fahd), King Saud University (Universidade Rei Saud), King Abdulaziz University (Universidade Rei Abdulaziz) e KACST - King Abdulaziz City for Science and Technology (Cidade da Ciência e Tecnologia Rei Abdulaziz) já utilizam as capacidades de supercomputação da KAUST para desenvolver seu trabalho e examinar novos campos de pesquisa, contribuindo ainda mais para a diversificação econômica da Arábia Saudita.

A indústria petroquímica da nação também continua a ser um dos grandes usuários da HPC – high performance computing (computação de alto desempenho) na região, com companhias tais como a Saudi Aramco e Saudi Basic Industries Corporation (SABIC) usando os recursos de supercomputação da KAUST para melhorar seus negócios de petróleo e gás e na pesquisa química e de catálise química.

"O sistema Shaheen XC40 contribuirá para a melhoria das principais indústrias da Arábia Saudita e facilitará a transição da nação na direção de uma economia baseada no conhecimento", disse Jean M. Fréchet, Vice-Presidente de Pesquisa da KAUST. "O impacto de investimentos tais como o Shaheen e o Shaheen XC40 vai além da HPC e atinge todas as áreas da ciência. A KAUST oferece suas instalações e excepcional especialização científica para ajudar a fortalecer a posição da Arábia Saudita como um centro de rápido crescimento para a pesquisa e a inovação".

Sobre a KAUST

A KAUST - King Abdullah University of Science and Technology – (Universidade de Ciência e Tecnologia Rei Abdullah) é uma universidade internacional de nível de graduação localizada à beira do Mar Vermelho na Arábia Saudita. A KAUST se dedica ao progresso da ciência e tecnologia através da pesquisa, educação e inovação transdisciplinar. http://www.kaust.edu.sa

(Foto: http://photos.prnewswire.com/prnh/20150713/235479 )

FONTE King Abdullah University of Science & Technology

SOURCE King Abdullah University of Science & Technology



RELATED LINKS

http://www.multivu.com/players/English/7572551-kaust-shaheen-XC40-supercomputer/


http://www.kaust.edu.sa