
Fundo Global Aponta Mark Dybul como Diretor Executivo
Amplamente reconhecido como um líder em saúde mundial e experiente administrador
GENEBRA, 15 de novembro de 2012 /PRNewswire/ -- O conselho do Fundo Global para o Combate à AIDS, Tuberculose e Malária (Global Fund to Fight AIDS, Tuberculosis and Malaria) apontou hoje o Embaixador Mark R. Dybul, um ex-coordenador da Global AIDS dos Estados Unidos, como seu novo diretor-executivo.
O Dr. Dybul é amplamente reconhecido como um visionário líder em saúde global por seu papel coadjuvante na criação e posterior condução do Programa Presidencial de Emergência para Alívio da AIDS, conhecido como PEPFAR, que foi altamente eficiente em ajudar a limitar e reverter o crescimento da infecção HIV em todo o mundo. Treinado como médico com especialidade em imunologia, ele se tornou um especialista em AIDS como um clínico, cientista e administrador estrategicamente orientado.
"Mark Dybul é um líder verdadeiro, que pode levar o Fundo Global para o próximo patamar", disse Simon Bland, presidente do conselho do Fundo Global. "Ele tem uma visão realmente impressionante de como atingir metas mundiais de saúde. Ele é apaixonado, enérgico e focado".
Dr. Dybul atualmente é co-diretor do Programa Mundial de Legislação de Saúde no Instituto O'Neill de Legislação Nacional e Mundial de Saúde (O'Neill Institute for National and Global Health Law) da Universidade de Georgetown, onde ele é também um acadêmico destacado.
"Mark Dybul é um líder dinâmico e eficiente", disse Mphu Ramatlapeng, ex-ministro da Saúde do Lesoto e vice-presidente do conselho do Fundo Global. "Ele traz conhecimento verdadeiro, visão estratégica e compromisso para o trabalho com parceiros".
O Dr. Dybul pode ser mais bem conhecido por desempenhar um papel fundamental na criação e posterior condução do PEPFAR – a maior iniciativa mundial de saúde jamais deflagrada para tratar de uma única doença, que é amplamente creditada por ajudar a reverter tendências da AIDS, reduzindo novas infecções em muitos países.
Ele estava atuando como um médico da equipe no Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas em Washington D.C. quando se juntou a um grupo de trabalho que eventualmente levou à criação do PEPFAR. Em 2004, ele foi para o PEPFAR em tempo integral como vice-diretor médico (Chief Medical Officer). Logo foi promovido a assistente, então a vice e depois atuou como coordenador da Global AIDS dos EUA. Em 2006, foi designado para dirigir a organização como coordenador da Global AIDS dos Estados Unidos, equivalente ao nível de Secretário-assistente de Estado no Departamento de Estado dos EUA. Ele serviu até 2009.
O Dr. Dybul tem também profundo conhecimento da implementação de programas para tratar e prevenir a AIDS, tuberculose e malária em países em desenvolvimento, e tem experiência no trabalho com administradores de saúde em muitos níveis, especialmente na África.
Ele atualmente ainda serve como diretor em inúmeros conselhos executivos e consultivos de organizações de saúde, incluindo Malaria No More, a Fundação para AIDS Pediátrica Elizabeth Glaser (Elizabeth Glaser Pediatric AIDS Foundation), a Fundação Fundos de Investimentos da Criança (Children's Investment Fund Foundation) e a Coalização Empresarial Mundial para a Saúde (Global Business Coalition for Health).
Além da graduação como médico pela Escola de Medicina da Universidade de Georgetown, ele recebeu doutorados honorários de Georgetown e da Universidade de San Francisco.
FONTE The Global Fund to Fight AIDS, Tuberculosis and Malaria
FONTE The Global Fund to Fight AIDS, Tuberculosis and Malaria
Share this article