Notore pronta para aumentar a produção de fertilizante com desenvolvimento conjunto com a Mitsubishi Corporation
LAGOS, Nigéria, 24 de abril de 2012 /PRNewswire/ - A Notore Chemical Industries Limited (Notore), dona da única usina de fertilizante de ureia na África subsaariana, acaba de assinar um acordo de joint venture com a Mitsubishi Corporation, na sede corporativa da Mitsubishi em Tóquio, Japão, para desenvolver uma usina de amônia, ureia e outros produtos petroquímicos em sua unidade existente em Onne, Rivers State, Nigéria.
A Mitsubishi Corporation é uma empresa global integrada que desenvolve e opera empresas em praticamente todos os setores, incluindo financiamento industrial, energia, metais, máquinas, produtos químicos, alimentos e meio ambiente.
O projeto envolverá a construção de um complexo de usinas integradas com capacidade de produção de 1.700 toneladas métricas por dia (TM/dia) de amônia, 3.000 TM/dia de ureia e 1.500 TM/dia de outros petroquímicos.
Um acordo também foi assinado com a Mitsubishi Heavy Industries (MHI) no Japão para realizar o pré FEED (Front End Engineering Design) do projeto. Espera-se que os primeiros trabalhos (incluindo o FEED) devam estar concluídos no primeiro trimestre de 2013. A fase de trabalhos iniciais será seguida por 36 meses de Engenharia, Compras e Construção (EPC). A nova fábrica, devido à sua vantagem de ser construída em um local de áreas já sem matas, com instalações de gás e outras infraestruturas existentes, deverá entrar em operação até 2016.
A Notore iniciou a produção de quantidades comerciais de amônia em janeiro de 2010 e de ureia granular em abril de 2010 em sua planta com capacidade para 300.000 TM/ano de amônia e 500.000 TM/ano de ureia. Hoje, a empresa atingiu a sua capacidade nominal da planta através de um programa de excelência operacional e de renovação que ela empreendeu. Um exercício para eliminar obstruções está previsto para o quarto trimestre de 2013 e irá aumentar ainda mais a produção anual de 430.000 TM de amônia e 750.000 TM de ureia.
Tecnologias de classe mundial comprovadas serão implantadas para os processos de síntese de amônia, outros petroquímicos, ureia e granulação de ureia. O projeto tem enormes benefícios ambientais. O gás natural, que está atualmente sendo queimado na Nigéria, vai ser utilizado como matéria-prima para a produção desses produtos químicos. O projeto da usina combinada de ureia e produtos petroquímicos terá a vantagem adicional de ser mais respeitador ao meio ambiente, uma vez que o dióxido de carbono em excesso do processo será depois utilizado para a produção de produtos petroquímicos. A fábrica irá criar cerca de 1.000 empregos diretos e oferecer 10.500 empregos indiretos em todo o país. Mais de 2 milhões de agricultores terão acesso aos fertilizantes, o que poderá significar um aumento de dez vezes em suas colheitas, com uma nova contribuição ao PIB da Nigéria de mais de N 300 bilhões.
FONTE Notore Chemical Industries Limited
FONTE Notore Chemical Industries Limited
SOURCE Notore Chemical Industries Limited
Share this article