Nova pesquisa apoia a naturalidade da stevia
ROMA, 29 de outubro de 2016 /PRNewswire/ -- Um novo estudo de pesquisa realizado na Universidade de Bonn, na Alemanha, descobriu que as moléculas doces da planta stevia permanecem inalteradas durante todos os estágios de processamento. O estudo apoia a naturalidade da stevia e descobriu que todas as nove moléculas glicosídeos de esteviol requeridas pelas especificações determinadas pelo Comitê Conjunto de Especialistas em Aditivos de Alimentos (JECFA, Joint Expert Committee on Food Additives), um comitê administrado conjuntamente pela Organização de Alimentos e Agricultura (FAO, Food and Agriculture Organization) da Organização Mundial de Saúde (OMS), estiveram presentes e inalteradas na folha de stevia desidratada, por meio de processo de purificação e extração comercial e, no final, no produto final do extrato da folha de stevia.
Foto - http://photos.prnewswire.com/prnh/20161027/433527
Essa pesquisa analisou três lotes separados de folha de stevia que passaram pela produção comercial até o produto final, o extrato da folha de stevia com 95 por cento de pureza. As amostras do estudo foram fornecidas PureCircle, e cada um dos três lotes comerciais incluiu a folha de stevia desidratada, o primeiro extrato de água e o produto final de cada uma das três amostras de folhas correspondentes. A pesquisa descobriu que os produtos finais de extrato de folha de stevia tinha 95 por cento de pureza, o exigido pela JECFA. Esta é a primeira vez que um estudo examina glicosídeos de esteviol de várias amostras de folha de stevia comerciais por meio de diferentes estágios no processo de extração e purificação, começando com a folha e encerrando com o produto finalizado adoçante de stevia.
Esse estudo usou técnicas analíticas bem conhecidas como cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) em conjunto com colunas cromatografia líquida com interação hidrofílica (HILIC) e/ou C18 para separar, identificar e quantificar as moléculas de glicosídeos de esteviol individuais.
"Encontrar as mesmas nove moléculas de glicosídeos de esteviol inalteradas na folha de stevia, o extrato de água e, no produto final, confirma que o processo de purificação e extração comercial do extrato de folha de stevia de alta pureza não altera as moléculas doces de glicosídeos de esteviol na folha", declarou a Dra. Ursula Wölwer-Rieck, cientista na Universidade de Bonn, Alemanha, que conduziu a pesquisa com stevia. "Mostrar que ficou inalterada é importante nesse debate de naturalidade porque há pessoas que ainda questionam a naturalidade do extrato de folha de stevia de alta pureza."
A Dra. Wölwer-Rieck é uma especialista em stevia bem conhecida e membro titular do conselho acadêmico no departamento de nutrição e ciências alimentícias da Universidade de Bonn. Ela também é membro do conselho da Associação Europeia de Stevia (EUSTAS, European Stevia Association) e membro do Conselho Consultor do Instituto Global de Stevia. Como química de alimentos, sua pesquisa acadêmica se concentrou nos glicosídeos de esteviol e ela publicou artigos sobre suas análises e estabilidade nos alimentos.
"Para nós, esse estudo apoia algo em que sempre temos crido", declarou a Dra. Priscilla Samuel, diretora do Instituto Global de Stevia. "Que as moléculas do adoçante da folha de stevia de alta pureza são as mesmas moléculas doces na folha e têm a capacidade de alterar completamente o modo como adoçamos alimentos e bebidas. Hoje em dia, muitas pessoas querem uma doçura com zero caloria de fonte natural, e essa pesquisa apoia sua naturalidade das folhas por meio do produto acabado."
As descobertas dessa pesquisa serão apresentadas neste fim de semana durante a 15a. Conferência Internacional sobre Tecnologia e Processamento de Alimentos pela Dra. Wölwer-Rieck.
Para mais informações sobre a ciência por trás da stevia, acesse www.globalsteviainstitute.com
The Global Stevia Institute (GSI) proporciona informações baseadas na ciência sobre a stevia, o adoçante sustentável de zero caloria da natureza. O GSI é orientado por um conselho internacional de profissionais de saúde e cientistas de ponta. O GSI tem o apoio da PureCircle, Ltd, líder global na produção de extrato de folha de stevia purificado, e de seus clientes. Para detalhes, acesse www.globalsteviainstitute.com.
FONTE The Global Stevia Institute
Related Links
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article