Panamá aprova avaliação de mosquito geneticamente modificados

Jan 28, 2014, 16:34 ET from Oxitec Ltd

OXFORD, Inglaterra, 28 de janeiro de 2014 /PRNewswire/ -- O Panamá aprovou agora a próxima fase de avaliação dos mosquitos estéreis da Oxitec como uma nova ferramenta para combater o mosquito da dengue.

O anúncio acontece semanas depois que o ministro da Saúde do Panamá, Javier Diaz, declarou que o país estava passando por uma "epidemia de dengue". Preocupações sobre o crescente número de casos no Panamá ressaltaram a necessidade de formas novas e mais eficientes de controlar o mosquito da dengue, Aedes aegypti, que transmite a doença.

Seguindo a recomendação do Comitê de Biossegurança Nacional do Panamá, e a aprovação formal dos Ministérios de Desenvolvimento Agrícola e Comércio e Indústria, uma avaliação em campo aberto dos mosquitos da Oxitec será conduzido pelo Instituto Gorgas - líder mundial no desenvolvimento de políticas avançadas para o controle de doenças transmitidas por mosquitos. A Oxitec vai fornecer apoio técnico ao projeto.

Nestor Sosa, Diretor do instituto falou:
"A dengue é uma preocupação cada vez maior no Panamá e as ferramentas que temos para controlar o mosquito da dengue são limitados e cada vez menos eficientes. Há uma necessidade real de explorar tecnologias adicionais mais eficientes para combater esta peste e acabar com o problema da dengue."

A avaliação vai começar esta primavera em um subúrbio residencial do Distrito de Arraijan, ao oeste da Cidade do Panamá e espera-se que dure vários meses. Em avaliações anteriores dos mosquitos da Oxitec, a população de mosquitos da dengue nas Ilhas Caimã e no Brasil foi suprimida em mais de 90% na área em que foram usados. O Distrito Arraijan sofre de uma alta incidência de dengue, com casos da doença no Panamá triplicando entre 2012 e 2013. Uma extensa campanha de educação e participação da comunidade será parte integral da avaliação.

O Dr. Sosa acrescentou:
"A postura da Oxitec já mostrou grandes possibilidades. Nosso alvo é uma tecnologia completamente específica para o mosquito da dengue e ao ajudar a reduzir nossa dependência de pesticidas químicos, também poderia ser benéfica para o ambiente."

"Trabalhamos junto com a Oxitec e com comunidades locais aqui no Panamá para trazer este projeto ao estágio de avaliação, e fico feliz por sermos capazes agora de dar este próximo passo. As pessoas no Panamá sabem tão bem quanto qualquer um que a dengue pode ser terrível para uma comunidade: esta incrível nova tecnologia pode oferecer uma esperança real para um futuro livre da dengue."

Sobre a dengue
A dengue é uma doença debilitante transmitida pelo mosquito Aedes: principalmente pelo "mosquito da dengue", Aedes aegypti. Causa vários sintomas parecidos com a gripe e pode ser fatal em casos extremos. A OMS estima que a dengue afeta entre 50-100 milhões de pessoas por ano, apesar de que uma publicação recente na revista Nature sugeriu que o verdadeiro número pode estar ao redor dos 350 milhões. A incidência da dengue está aumentando rapidamente em todo o mundo e atualmente não existe vacina ou remédio específicos. Em 2013, o Panamá teve mais de 3.000 casos de dengue declarados - mais que o triplo de 2012.

Sobre a Oxitec Ltd.
A Oxitec é pioneira no controle de insetos que transmitem doenças e atacam colheitas. Seus produtos são feitos com base no uso da Técnica do Inseto Estéril (SIT na sigla em inglês), um método eficiente, específico para cada espécie e amigável com o meio-ambiente para controlar insetos prejudiciais e nocivos. Os primeiros produtos da Oxitec são para o controle do Aedes aegypti, a espécie de mosquito que é o principal responsável para a transmissão da dengue e a mosca-da-fruta-do-mediterrâneo, uma das pestes mais daninhas para a agricultura.

Sobre o Instituto Gorgas (Instituto Conmemorativo Gorgas de Estudios de la Salud)
O Instituto Gorgas é uma instituição panamenha de saúde pública há muito estabelecida com reconhecimento nacional e internacional, gerando novos conhecimentos para guiar as políticas e intervenções na área de saúde.

Mais informações:
Website e redes sociais:
http://www.oxitec.com
info@oxitec.com
Facebook: Oxitec
Twitter: @Oxitec
Instituto Gorgas http://www.gorgas.gob.pa

FONTE:  Oxitec Ltd

FONTE Oxitec Ltd

SOURCE Oxitec Ltd



RELATED LINKS

http://www.oxitec.com


http://www.gorgas.gob.pa