Recomendações do Fórum Econômico de Astana de 2015

("Economia mundial e integração", "Infraestrutura", "Economia verde e inovações", "Crescimento inclusivo e capital humano", "Empresas e mercados de capitais")

Jul 06, 2015, 07:00 ET from Astana Economic Forum

ASTANA, Cazaquistão, 6 de julho de 2015 /PRNewswire/ -- O Fórum Econômico de Astana de 2015 (Astana Economic Forum 2015) foi realizado em 21 e 22 de maio. O tema central do Fórum foi "Infraestrutura -- uma propulsora do crescimento econômico sustentável".

Para ver o comunicado à imprensa em multimídia, por favor, clique em:
http://www.multivu.com/players/uk/7568051-recommendations-astana-economic-forum/

Logo - http://photos.prnewswire.com/prnh/20150514/743719 

Economia Mundial e Integração

A economia mundial está enfrentando grandes contracorrentes – preços do petróleo, ajustes nas taxas de câmbio, divergências de políticas monetárias e os legados da Grande Recessão de 2009. O crescimento econômico global continua de fraco a moderado, enquanto o potencial crescimento do produto declinou.

O declínio nos preços do petróleo resultou em uma grande realocação da receita real dos exportadores de petróleo para os importadores de petróleo. Para o último grupo de países, esse aumento em receita real está resultando em aumento de dispêndios. O preço mais baixo do petróleo beneficia os EUA, em particular, onde o efeito positivo do consumo domina, em grande medida, os efeitos negativos dos investimentos no setor de petróleo. Isso pode tornar os EUA, novamente, na máquina dominante do produto mundial, especialmente em seu papel de consumidor de última instância. Isso pode levar a uma retomada de grandes instabilidades externas, com os EUA, mais uma vez, se aproximando de um déficit de contas correntes de até 5 por cento do PIB.

Para os exportadores de petróleo, a época de baixos preços do petróleo é, provavelmente, um bom momento para reformas estruturais e institucionais, para diversificar suas economias e aumentar a solidez do crescimento econômico a longo prazo.

A volatilidade das taxas de câmbio tem sido extraordinariamente grande, enquanto a divergência em política monetária é observada. De maio de 2014 a abril de 2015, o euro-dólar caiu de 1,34 para 1,08 -- essa taxa de câmbio melhorou a competitividade e as perspectivas de crescimento na Eurozona. O fato de os EUA estarem perto de sair do limite inferior igual a zero pode resultar em um aumento das taxas de juros, enquanto na Eurozona e no Japão estamos claramente muito longe disso. Assim, essa divergência em políticas monetárias explica a maior parte das alterações nas taxas de câmbio.

Os Legados da Grande Recessão continuam vivos em muitos países. Ainda há uma pressão para baixo na demanda doméstica e no crescimento de um setor bancário fraco e com altos níveis de dívida.

Infraestrutura 

Em acréscimo ao consumo, a infraestrutura poderia ser uma propulsora essencial da retomada do crescimento real das atividades e da criação de empregos em economias avançadas e emergentes que estão indo em frente.

Leia mais...

http://www.multivu.com/players/uk/7568051-recommendations-astana-economic-forum/

FONTE Astana Economic Forum

SOURCE Astana Economic Forum



RELATED LINKS

http://www.multivu.com/players/uk/7568051-recommendations-astana-economic-forum