WebMotors - A onda dos híbridos e autônomos

Aug 14, 2015, 08:02 ET from WebMotors

SÃO PAULO, 14 de agosto de 2015 /PRNewswire/ -- Há algumas semanas, a Mercedes-Benz apresentou na Alemanha o primeiro caminhão autônomo pronto para uso em rodovias. Isso mesmo, o veículo destinado para transporte de cargas foi testado em um ambiente que não necessita de motoristas. A Audi já colocou um esportivo autônomo para fazer uma volta completa em uma pista de corrida. O veículo conseguiu dar uma volta completa sem se perder em nenhuma curva.

A Volvo deverá lançar o XC90 no Brasil até o fim deste ano com um piloto automático capaz de seguir o veículo da frente em qualquer condição. Na teoria, o modelo fará curvas em uma estrada sozinho, sem que o motorista tenha que colocar as mãos no volante. A expectativa é que até 2019, ou seja daqui há quatro anos, mais de um milhão de veículos seja autônomos, não necessitem de uma pessoa para cumprir um trajeto. As implicações vão das mais básicas, como acabar com a profissão de motorista, até as mais complexas, de quem será a culpa em um caso de acidente, o dono do carro ou o fabricante?

Outro questionamento é quando esta tecnologia estará disponível no Brasil? Neste sentido, os carros híbridos podem auxiliar a enxergar uma dura realidade. O Toyota Prius, o primeiro híbrido em larga escala no mundo, foi apresentado no Japão em 1997, há 18 anos, porém o seu lançamento oficial por aqui só aconteceu em janeiro de 2013, há dois anos e meio. Do outro lado do mundo, o modelo já conta com uma família completa de veículos, que inclui minivan e perua.

A Chevrolet, outra marca que aposta nos híbridos, vai começar a comercializar a segunda geração do sedã Volt nos Estados Unidos até o fim deste ano. Porém, não há expectativa de trazer o modelo para o Brasil. De acordo com um levantamento da WebMotors, líder em classificados automotivos no país, o modelo híbrido à venda no país atualmente custa R$ 106.900 (justamente o Prius), valor ainda muito alto para garantir bom volume de vendas.

O mercado de usados também é baixo para este tipo de veículo. Na WebMotors, por exemplo, há apenas 95 unidades híbridas para compra de um total de 260 mil anúncios. Ou seja, o carro autônomo vai até ser realidade daqui a alguns anos, mas ainda vai demorar algumas décadas para ganhar as ruas do Brasil.

Atendimento à Imprensa

Printer Press Comunicação Corporativa

Belisa Frangione (belisa.frangione@printerpress.com.br) – (11) 5582-1602 / (11) 99201-1497
Felipe Guimarães (felipe.guimaraes@printerpress.com.br) – (11) 5582-1603 / (11) 96344-0441

FONTE WebMotors

SOURCE WebMotors