WebMotors - Como comprar um carro pela internet com 100% de segurança?

Apr 06, 2015, 11:53 ET from WebMotors

SÃO PAULO, 6 de abril de 2015 /PRNewswire/ -- Mesmo sem avaliar o veículo pessoalmente ou realizar test drive, é possível comprar um carro pela internet com segurança. A afirmação é do WebMotors, maior portal brasileiro de classificados de veículos online. Para isso, no entanto, é preciso tomador cuidados.

A utilização da internet como ferramenta de compra tem se tornado mais comum no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, o mercado movimentou R$ 39,5 bilhões em 2014. Rafael Constantinou, gerente de Marketing do WebMotors, afirma que a distância e a falta de tempo contribuem para esse tipo de negócio.

Ao decidir por um anúncio online, o usuário deve se certificar da idoneidade do automóvel. O primeiro passo é conferir a descrição e as fotos. Em seguida, contatar o vendedor para negociação de preços. "Desconfie caso ele repasse preços muito baixos ou solicite um depósito antecipado para reserva", alerta Constantinou.

Após decidir por um veículo, é essencial uma consulta online do histórico do veículo. No site do WebMotors há o InfoMotors, serviço que reúne até 40 informações, entre elas: quilometragem rodada, histórico de roubo, entre outros. "Esta é uma das etapas mais importantes para quem vai concretizar a compra. A consulta permite que o comprador tenha acesso a informações decisivas para a aquisição", explica o executivo.

Se a negociação for por uma loja, é imprescindível conferir sua existência, por meio de um telefonema e ou do endereço no Google Maps. Caso seja uma transação particular, é possível verificar o CPF do vendedor no site da Receita Federal. Outro alerta importante refere-se às ofertas de pessoas que se identificam como funcionárias ou intermediárias de montadoras. "As fábricas não autorizam, em nenhuma circunstância, que seus funcionários comercializem veículos novos", explica Constantinou.

Por fim, a contratação de uma empresa que realize uma vistoria in loco garante as boas condições do carro e certificam as informações passadas na consulta ao histórico e no anúncio online. "Muitas empresas especializadas nestes serviços oferecem valores bem acessíveis e atendimento In Loco", completa o executivo.

Confira o passo a passo

Pesquisar anúncios online no WebMotors e conferir informações com as imagens disponíveis

Consultar ao Histórico de Veículo por meio do InfoMotors

Checar existência da loja ou a regularidade do CPF do vendedor