14o Encontro Nacional - Mercado debate validade de ferramentas de voto on-line

Jul 03, 2012, 10:42 ET from Instituto Brasileiro de Relacoes com Investidores - IBRI

SÃO PAULO, 3 de julho de 2012 /PRNewswire/ -- Dando início ao segundo dia do 14o Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais, o painel "O uso da tecnologia para a democratização do mercado de capitais' analisou a importância e validade das ferramentas de voto on-line.

Segundo Alexandre Dinkelmann, vice-presidente executivo de Estratégia e Finanças da Totvs, "a adoção de uma plataforma de voto eletrônico facilita a vida dos acionistas, uma vez que permite a adesão de um número maior de participantes no processo de voto em assembleia. Essa ferramenta é uma ótima oportunidade".

O executivo comentou que o nível de adoção desse mecanismo, no Brasil, ainda é muito baixo. Contudo, o problema reside mais em questões culturais que tecnológicas.

"Minha experiência profissional com a realização de assembleias mostrou que um dos grandes entraves é a antiga crença de que uma assembleia de acionistas deve ser realizada presencialmente, na sede da empresa", disse Paulo Aragão, sócio da Barbosa Mussnich e Aragão.

Para ele, além da falta de cultura, existe ainda a questão da preparação da documentação para cada assembleia, ponto no qual a tecnologia pode contribuir. "A CVM precisa aprovar a validação da cotação eletrônica. O assunto já está sendo analisado internamente", lembrou.

Claudio Avanian Jacob, diretor de RI da BM&FBovespa, comentou a experiência da bolsa. Ele contou que antes da abertura de capital era possível reunir quase 100% dos acionistas. Após esse processo, o capital passou a ser diluído, contando com muitos acionistas estrangeiros. "Na última assembleia, usamos uma ferramenta de voto eletrônico. Com quase 68 mil acionistas (67.885), participaram apenas 433, sendo 23 PF, 19 institucionais locais e PJ e 391 estrangeiros". Ele destacou que, dos 23 PF, nove passaram procuração para os administradores por plataforma eletrônica.

De acordo com o executivo, vale a pena continuar investindo nessa ferramenta. "É uma questão de insistência e aprofundamento de cultura. Muitos não participam por não saber que podem participar", afirmou.

Na opinião do sócio da Gávea Investimentos, Marcos Pinto, o acionista não tem o havito de ir às assembleias, não por apatia, mas por falta de incentivo econômico. "As companhias podem reverter isso ao facilitar o acesso ao conteúdo que será debatido na ocasião. Isso permitiria ao acionista avaliar antecipadamente se vale ou não a pena se deslocar até o local determinado. Além disso, é preciso que os custos de participação sejam reduzidos", ressaltou.

Nesse quesito, ele comentou a tentativa da CVM em criar incentivo para as companhias adotarem plataformas de voto eletrônico e que estas reembolsassem parte do custo do acionista.

Pinto concluiu afirmando que "estamos nos dirigindo para um modelo semelhante ao adotado pelos Estados Unidos, que permite ao acionista votar a distância – por correio ou eletronicamente. Contudo, para efetivamente chegarmos a esse ponto, precisamos rever urgentemente a questão da possibilidade de modificar o conteúdo de uma assembleia com pouco tempo de antecedência, algo que não é permitir lá fora, que costuma gerar desconforto e insegurança por parte dos acionistas", ressaltou.

O 14º Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais é uma iniciativa do IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) e da ABRASCA (Associação Brasileira de Companhias Abertas) e contou com patrocínio de Apsis, Banco do Brasil, Banco Bradesco, Bloomberg, BM&FBovespa, BNDES, BNY Mellon, Cemig, Cetip, Chorus Call, CMA, CTEEP, Deloitte, Deutsche Bank, Ernst & Young Terco, Fipecafi, Firb; GreenbergTraurig, Itaú Unibanco, J.P. Morgan, NYSE Euronext, Petrobras, Power Financial, PR Newswire, Ricca, RIWeb (Comunique-se), RR Donnelley (Bowne), Sabesp, Santander, SulAmérica, TheMediaGroup, Vale, Valor Econômico e Wittel.

Serviço:
14o Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais
Datas: 02/07/2012, das 8h às 18h30, e 03/07/2012, das 8h às 14h30
Local: Sheraton São Paulo WTC Hotel
Endereço: Avenida Nações Unidas, 12.551 - Piso C – Brooklin Novo – São Paulo/SP
Informações e programação: http://www.encontroderi.com.br/14/home/index.asp

Assessoria de Comunicação do IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores)
Digital Assessoria-Comunicação Integrada
Paula Craveiro | Rodney Vergili