14o Encontro Nacional de RI trata do papel do trabalho de Relações com Investidores para emissão de dívidas

Jul 03, 2012, 14:33 ET from Instituto Brasileiro de Relacoes com Investidores - IBRI

SÃO PAULO, 3 de julho de 2012 /PRNewswire/ -- O segundo painel do Encontro Nacional de RI e Mercado de Capitais, promovido pelo IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) e ABRASCA (Associação Brasileira das Companhias Abertas) durante os dias 02 e 03 de julho, em São Paulo, debateu o trabalho de Relações com Investidores para emissão de dívida.

O painel contou com a participação Luiz Fernando Rolla, diretor de RI da Cemig e presidente do conselho de Administração do IBRI; Diego Barreto, Chefe de Finanças Corporativas e Relações com Investidores da OAS e vice presidente do IBRI; e Bianca Nasser Patrocínio, gerente de RI da Petrobras. André Comunale, gerente executivo de Mercado de Capitais do BNDES, foi o moderador e mostrou o contraponto do papel do RI para uma companhia concentrada no mercado externo, uma no doméstico e em uma empresa de capital fechado.

Bianca Nasser explicou que o foco principal da empresa é no mercado internacional denominado em dólares. "O profissional de Relações com Investidores deve estar alinhado com a área de captação da empresa e não ser, apenas, um repasse de informações", declarou. No que diz respeito a roadshows a executiva disse que a abordagem para o público de dívida é diferenciada em relação ao mercado de dívida.

Luiz Fernando Rolla comentou que no caso da Cemig o foco é no mercado local e destacou a importância de se alongar o prazo para o vencimento da dívida. "Precisamos de prazo de 25 a 30 anos", complementou. O executivo também chamou atenção para o trabalho com educação aos investidores antes do lançamento de debêntures.

Diego Barreto apresentou o case da OAS, diferente da maioria das empresas, pois não há intenção da companhia de abrir capital e, mesmo assim houve a necessidade de formar a área de Relações com Investidores para montar a operação de dívida da OAS, além de apoiar o crescimento da empresa. "A princípio não fazia sentido a empresa acessar o mercado de dívida nacional, mas quisemos assumir o papel de desenvolver o mercado", ressaltou.

O Encontro Nacional é patrocinado pelas empresas: Apsis, Banco do Brasil; Banco Bradesco; Bloomberg; BM&FBOVESPA; BNDES, BNY Mellon; Cemig; Cetip; Chorus Call; CMA, CTEEP, Deloitte; Deutsche Bank, Ernst & Young Terco; FIPECAFI, FIRB; GreenbergTraurig, Itaú Unibanco; J.P. Morgan; NYSE Euronext; Petrobras; Power Financial; PR Newswire; Ricca; RIWeb (Comunique-se); RR Donnelley (Bowne); Sabesp, Santander; SulAmérica; TheMediaGroup, VALE; Valor Econômico e Wittel. As inscrições são limitadas. Mais informações e programação pelo site http: http://www.encontroderi.com.br/14/home/index.asp

Serviço: 14o Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais acontece nos dias 2 e 3 de julho de 2012
Datas: 02/07/2012 – 08:00 às 18:30 e 03/07/2012 – 08:00 -  14:30
Local: Sheraton São Paulo WTC Hotel