GSMA e WBA Colaboram para Simplificar Acesso a Hotspot Wi-Fi para Smartphones e Tablets
Iniciativa vai permitir autenticação automática de aparelhos móveis em redes Wi-Fi
LONDRES, 20 de março de 2012 /PRNewswire/ -- A GSMA e a Wireless Broadband Alliance (WBA) hoje anunciaram que estão trabalhando juntas para simplificar a conectividade para hotspots Wi-Fi de aparelhos móveis como smartphones e tablets. A iniciativa conjunta está desenvolvendo quadros técnicos e comerciais para deslocamento (roaming) Wi-Fi que reunirão os benefícios da tecnologia móvel e redes Wi-Fi pela primeira vez, criando uma experiência de consumidor muito mais simples.
"A proliferação de smartphones e tablets em todo o mundo, como também o grande apetite dos consumidores por dados, significa que soluções inovadoras precisam ser exploradas para fazer o uso da internet tão conveniente e acessível quanto possível", disse Dan Warren, diretor sênior de Tecnologia da GSMA. "Por meio da combinação de comprovadas capabilidades das tecnologias de banda larga móvel e Wi-Fi, usuários terão a liberdade para moverem-se entre as redes com facilidade".
Wi-Fi está cada vez mais emergindo como um recurso em smartphones e tablets, mas hoje não há consistência no modo como estes aparelhos se anexam a redes Wi-Fi. Este processo inclui configuração de aparelho, o uso de chaves de acesso e vários mecanismos para aquisição e pagamento por conectividade. O deslocamento (roaming) de Wi-Fi vai permitir que aparelhos móveis continuamente conectem-se a um hotspot Wi-Fi usando o cartão SIM para autenticação, como também permitir que operadoras móveis de modo único e seguro identifiquem usuários, estejam eles numa rede móvel ou de Wi-Fi.
O deslocamento de Wi-Fi será baseado no programa ' Hotspot de Próxima Geração' da WBA e a tecnologia Wi-Fi da Aliança, 'Certificação Passpoint'. Ela também vai aproveitar os bem-sucedidos princípios de deslocamento da GSMA que têm impulsionado o setor móvel para mais de seis bilhões de conexões móveis em todo o mundo, um número que é esperado para mais do que dobrar dentro dos próximos dez anos.
"A combinação de Wi-Fi e tecnologias móveis amplia a força da banda larga para consumidores", disse Shrikant Shenwai, CEO da WBA. "O trabalho da WBA e da GSMA vai acelerar a disponibilidade de uma nova geração de acesso à internet para o benefício de consumidores de todas as partes. Decisivo para isto é o Wi-Fi sendo capaz de replicar o sucesso da tecnologia móvel e permitir a usuários o deslocamento sem interrupção entre diferentes redes".
Até a presente data, a iniciativa de deslocamento de Wi-Fi identificou e concordou quanto à base para uma abordagem comum para autenticação de aparelhos móveis em hotspots Wi-Fi, automatica e seguramente. Ela vai agora trabalhar rumo ao alinhamento de diretrizes sobre segurança, cobrança, offload de dados, implementação de aparelhos e seleção de rede para criar uma solução consistente para a membros da GSMA e WBA. Este trabalho vai aproveitar os modelos de deslocamento Intercâmbio de Deslocamento GPRS (GRX, sigla em inglês) da GSMA e Intercâmbio Intermediário de Deslocamento Sem Fio (WRIX, sigla em inglês) da WBA que, combinados, vão permitir que bilhões de consumidores de todo o mundo desfrutem diretamente de conectividade de internet.
Sobre a GSMA
A GSMA representa os interesses de operadoras móveis de todo o mundo. Abrangendo mais de 220 países, a GSMA reúne cerca de 800 das operadoras móveis do mundo, como também mais de 200 empresas do ecossistema móvel mais amplo, incluindo fabricantes de aparelhos, empresas de software, fornecedores de equipamentos, empresas de internet e organizações de mídia e entretenimento. A GSMA também produz eventos líderes da indústria como o Mobile World Congress e o Mobile Asia Expo.
Para mais informações, favor visitar o site corporativo da GSMA em www.gsma.com ou Mobile World Live, o portal online para o setor das comunicações móveis, em www.mobileworldlive.com
Sobre a Wireless Broadband Alliance
Fundada em 2003, a meta da Wireless Broadband Alliance (WBA) é assegurar uma experiência de usuário extraordinária por meio da implementação global de Wi-Fi de próxima geração. A WBA e seu membros líderes do setor estão dedicados a entregar esta experiência de qualidade por meio de inovação de tecnologia, interoperabilidade e segurança robusta.
Hoje, os membros incluem principais operadoras fixas como BT, NTT Communications, Comcast e Time Warner Cable; sete dos 10 principais grupos operadores de comunicações móveis (por receita) e empresas líderes de tecnologia como Cisco, Google e Intel. Operadoras membros da WBA coletivamente servem a mais de um bilhão de assinantes e operam mais de um bilhão de hotspots globalmente. Eles também trabalham com operadoras internacionais para gerar inovação, oferecer conectividade continua e otimizar investimentos de rede.
O conselho WBA Board inclui AT&T, BT, Boingo, Cisco, Deutsche Telekom, Intel, iPass, KT, NTT DOCOMO, Orange France e True Internet. www.wballiance.com
FONTE GSMA
FONTE GSMA
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article