Nespresso divulga os primeiros resultados da "The Positive Cup", sua estratégia de sustentabilidade para 2020

Jul 02, 2015, 12:14 ET from Nestlé Nespresso SA

CEO apresenta informações atualizadas sobre as atividades relacionadas ao café na 3o Reunião do Conselho Consultivo de Sustentabilidade da Nespresso    

LONDRES, 2 de julho de 2015 /PRNewswire/ -- Por ocasião do primeiro aniversário da "The Positive Cup", estratégia de sustentabilidade da Nespresso para 2020, Jean-Marc Duvoisin, CEO da Nestlé Nespresso, anunciou que foram obtidos avanços significativos para melhorar a vida de milhares de cafeicultores em países que vão desde o Sudão do Sul até a Colômbia, como parte do Programa AAA da Nespresso para Qualidade Sustentável (Nespresso AAA Sustainable Quality™).

Foto: http://photos.prnewswire.com/prnh/20150701/227656

Jean-Marc Duvoisin declarou que "Através dos nossos investimentos em sustentabilidade, foram tomadas as primeiras medidas para reconstruir o setor do café no Sudão do Sul, e estamos ajudando a dar início a um futuro melhor para os agricultores na Colômbia através de um plano de poupança para aposentadoria. São medidas modestas, considerando-se a dimensão dos desafios, mas me orgulho de podemos fazer a nossa parte para ajudar os agricultores e ao mesmo tempo garantir a produção futura dos cafés da mais alta qualidade para a nossa empresa e membros do nosso Clube". 

Nos últimos dois anos a Nespresso trabalhou com a sua parceira, a TechnoServe, para ajudar a reconstruir o setor do café no Sudão do Sul. Foi assim que em 2013, e pela primeira vez, o país exportou café, primeiro produto do Sudão do Sul diferente do petróleo a ser introduzido na Europa. O objetivo da Nespresso é produzir um novo tipo raro de café do Sudão do Sul e fornecer fontes alternativas de receita sustentável para os agricultores locais. 

"A TechnoServe se orgulha de trabalhar com a Nespresso para ajudar a melhorar a vida de milhares de agricultores empreendedores do Sudão do Sul", disse William Warshauer, presidente e CEO da TechnoServe. "Como somos uma entidade sem fins lucrativos com foco em soluções comerciais para combater a pobreza, acreditamos que esses tipos de investimentos sejam muito promissores para que tenhamos um impacto de desenvolvimento a longo prazo." 

"Notei uma grande mudança na comunidade. Queremos produzir a qualidade certa. As pessoas agora têm esperança. Poderemos pagar escolas para as crianças e também desenvolver o país", disse Joseph Malish Thomas, agricultor do Sudão do Sul que participa do Programa Nespresso AAA.  

A Nespresso pretende obter 100 por cento do seu café do Programa AAA Sustainable Quality™ até 2020. Isso dependerá em grande parte de como o programa se expandirá para o Quênia e para a Etiópia, e o objetivo é permitir que os agricultores se tornem mais capacitados, autossuficientes e utilizem práticas agrícolas sustentáveis. Nos últimos doze meses a Nespresso e a TechnoServe fornecerem treinamento e assistência técnica a mais de 10.000 agricultores, e até 2020 esse número aumentará para 50.000. 

Além da expansão do Programa AAA na África, a Nespresso fez avanços também para implementar soluções inovadoras no campo social para garantir que a produção do café continue sendo atraente para as gerações jovens. A Nespresso lançou no ano passado um plano piloto de poupança para aposentadoria, junto com o Ministério do Trabalho da Colômbia, a Fairtrade International e cooperativas de café locais, para agricultores que participem do Programa AAA em Caldas, na Colômbia. Oitocentos e cinquenta agricultores certificados pela Fairtrade no AAA se cadastraram no programa de poupança para aposentadoria, incluído na estrutura dos Beneficios Económicos Periódicos (BEPS) da Colômbia. As primeiras poupanças foram transferidas para contas bancárias reservadas aos cafeicultores em maio de 2015. 

"Isso nos dá esperança de que poderemos nos aposentar, e então quando chegarmos à idade da aposentadoria, poderemos descansar e aproveitar nossa velhice com tranquilidade", disse Delio Gonzalez, agricultor que participa do Programa AAA.  

"Os cafeicultores trabalham muito durante toda sua vida, mas não possuem meios de se sustentar quando chegam à velhice. É por isso que a Nespresso e a Fairtrade International estão colaborando com os agricultores colombianos para criar um plano de poupança para aposentadoria que seja inovador. A Nespresso começou a obter o café certificado pela Fairtrade em 2014, da cooperativa de Aguadas, em Caldas, na Colômbia, e até agora 800 agricultores decidiram investir parte do rendimento da Fairtrade em um planejamento ativo para sua aposentadoria", disse Harriet Lamb, CEO da Fairtrade International. "Nossa esperança é que isso também ajude a geração mais jovem a ver o cultivo do café como uma carreira viável, o que preservará essa parte essencial da economia colombiana e sua herança."  

A Nespresso também avançou no seu  plano de agroflorestamento. A reintrodução das árvores em regiões cafeeiras permite proteger os ecossistemas naturais, o que aumenta a resistência das plantações de café às mudanças climáticas e garante a produção sustentável de café para o futuro. Cerca de 13.000 árvores foram plantadas em 2014 na Guatemala e na Colômbia como parte de programas piloto. No primeiro semestre de 2015, cerca de 200.000 árvores foram plantas na Etiópia e na Guatemala e outras 300.000 serão plantadas até o final de 2015 no México e na Colômbia.

"A Rainforest Alliance tem trabalhado com a Nespresso e o Programa AAA desde que ele foi criado, em 2003.  Juntos, conseguimos excelentes resultados que trouxeram melhorias palpáveis para a vida dos cafeicultores, suas famílias e comunidades, assim como benefícios ambientais e de biodiversidade", disse Tensie Whelan, presidente da Rainforest Alliance. "O progresso promovido pela Nespresso, a Rainforest Alliance e o Pur Projet através do plano de agroflorestamento está capitalizando esse sucesso e ajudando os agricultores a se fortalecerem diante da ameaça real e presente que são as mudanças climáticas. Trabalhando juntos, estamos mostrando que cuidar do meio ambiente e dos cafeicultores é parte fundamental para fornecer o café da mais alta qualidade para clientes da Nespresso em todo o mundo." 

O Programa Nespresso AAA Sustainable Quality™ foi desenvolvido com a ONG Rainforest Alliance para garantir o fornecimento de cafés da mais alta qualidade, proteger o meio ambiente e melhorar a vida dos agricultores. Mais de 63.000 agricultores participam atualmente do programa em 11 países e se beneficiam de assistência técnica, treinamentos, preços especiais e investimentos em infraestrutura.  

Mais informações:
Abordagem de sustentabilidade da Nespresso: http://www.nestle-nespresso.com/sustainability
Programa Nespresso AAA Sustainable Quality™: http://www.nestle-nespresso.com/sustainability/the-positive-cup/coffee
Membros do Conselho Consultivo de Sustentabilidade da Nespresso e descrição: http://www.nestle-nespresso.com/sustainability/sustainability-advisory-board/sustainability-advisory-board

Vídeos:
Abordagem agroflorestal da Nespresso: https://www.youtube.com/watch?v=3eKEXaimnCQ
Projeto do Sudão do Sul da Nespresso: https://www.youtube.com/watch?v=jcc84bpiGDM
Nespresso na Etiópia: https://www.youtube.com/watch?v=PqBYcuX12bI

Sobre a Nestlé Nespresso SA 

A Nestlé Nespresso SA é pioneira e uma referência no campo de cafés da mais alta qualidade. Com sede em Lausanne, na Suíça, a Nespresso atua em 62 países e tem mais de 10.500 empregados. Em 2014, a empresa possuía uma rede de distribuição global de mais de 400 butiques exclusivas. Para obter mais informações, visite o web site da Nestlé Nespresso: http://www.nestle-nespresso.com.

Sobre a "The Positive Cup" 

A estratégia de sustentabilidade para 2020 da Nespresso, batizada de The Positive Cup, foi lançada em agosto de 2014 e concebida para promover a estratégia da empresa de reduzir o impacto das suas atividades e gerar resultados positivos para a empresa, a sociedade e o meio ambiente através de parcerias e programas inovadores. Capitalizando os resultados das medidas significativas que a empresa já havia tomado nos últimos doze anos para melhorar a vida dos agricultores e promover a sustentabilidade do meio ambiente no fornecimento e consumo do café, a empresa estabeleceu metas ambiciosas nas áreas de obtenção do café e de bem-estar social; obtenção de alumínio, uso e descarte; e resistência às mudanças climáticas. http://www.nestle-nespresso.com/sustainability

INFORMAÇÕES PARA CONTATO
Diane Duperret
Nestlé Nespresso SA
Diretora de Relações Públicas Corporativas 
T: +41-21-796 9289

FONTE Nestlé Nespresso SA

SOURCE Nestlé Nespresso SA



RELATED LINKS

http://www.nestle-nespresso.com