Nova pesquisa da Acision revela que proprietários de smartphones do Reino Unido são 'comunicadores ecléticos', com 76% atualmente usando uma mistura de serviços de mensagem

-- O serviço de mensagens instantâneas (IM) é o preferido de muitos; o serviço de mensagem de texto pelo celular (SMS), o garantido para todos; e o uso de vários serviços, uma prática comum

-- SMS é um serviço de necessidade, com 76% afirmando dependerem dele

-- 78% estão interessados em um serviço de operadora como o 'joyn™', que pode eliminar a fragmentação das mensagens

-- A Acision incentiva as operadoras a agirem rapidamente, com uma oferta única de serviços no mercado em evolução, para que assegurem relevância na oferta de serviços inovadores

Feb 26, 2013, 00:42 ET from Acision

BARCELONA, Espanha, 26 de fevereiro de 2013 /PRNewswire/ -- Nos últimos anos, temos visto a evolução dos comportamentos, expectativas e da percepção geral dos serviços de mensagem pelos consumidores.,Usuários de serviços móveis agora buscam se comunicar e se conectar por meio de uma experiência de mensagem mais rica. Esta evolução é sustentada pelos resultados da mais recente pesquisa de mensagens móveis da Acision, que claramente demonstra que, para se comunicarem, consumidores estão optando cada vez mais pelo uso de uma maior gama de serviços. Lançada hoje, a pesquisa da líder mundial em mensagens móveis revela que 80% dos proprietários de smartphones do Reino Unido estão agora usando serviços Over-the-Top (OTT) ou de mensagens instantâneas (IM), com 76% deles usando os serviços de mensagem de celular(SMS) e os de mensagens OTT/IM, juntos. Isto indica uma nação de 'comunicadores ecléticos', com 76% dos proprietários de smartphones usando vários serviços de mensagens simultaneamente, todos os dias, e 40% usando-os o tempo todo.

A segunda edição da pesquisa anual da Acision, que analisa hábitos e exigências dos proprietários de smartphones do Reino Unido quanto aos serviços de mensagem, também confirmou que as mensagens de texto ainda são o serviço preferido de mensagem, com 96% usando as SMS atualmente. De fato, a dependência do SMS é extremamente alta, com 76% afirmando que não podem abrir mão deles e 41% afirmando que estariam perdidos sem eles. No entanto, enquanto os SMS são claramente uma necessidade para a maioria dos usuários móveis, aplicativos de IM/OTT estão ganhando terreno, gerando 61% do tráfego de mensagens entre os inúmeros aplicativos. Com mais da metade dos entrevistados da pesquisa afirmando que não se importam de usar vários serviços de mensagem, já que eles representam comunidades para as quais se inscreveram, 60% também alegaram que não podem ficar sem mensagens de OTT/IM.

Então, por que os donos de smartphones estão usando vários aplicativos de mensagem e o que mais pode ser feito para garantir que os consumidores permaneçam leais a um serviço? A pesquisa da Acision mostra que consumidores estabelecem uma combinação dos requisitos que inclui custos, sofisticação de recursos e qualidade do serviço, com a garantia adicional de que poderão acessar qualquer pessoa, a qualquer momento. Atualmente, nenhum serviço único no mercado pode proporcionar isso, portanto, usar simultaneamente o SMS e os serviços OTT/IM é a melhor maneira de cobrir todas as necessidades.

Com a comprovada alta dependência do SMS, uma vez que é o único serviço universal a funcionar instantaneamente e a qualquer hora para todos os telefones, os pesquisados elegeram a confiabilidade (36%) e o alcance (34%) como as principais qualidades que tornaram o SMS o serviço de sua preferência. No entanto, as razões para o uso de OTT/IM incluíram a velocidade (53%) e custos, 47%. Além disso, mais de um terço aprecia os recursos sofisticados associados com o IM, incluindo notificações de 'enviados/recebidos' (39%), visualização do momento em que a resposta está sendo escrita (34%) e compartilhamento de conteúdo enriquecido, como vídeos e fotos (29%).

JF Sullivan, diretor de Marketing da Acision, comentou: "Estamos vendo uma tendência em que os consumidores de hoje em dia estão enviando mais mensagens a partir de diferentes plataformas e através de vários aparelhos. Isso prova que os consumidores querem algo 'extra' - uma combinação de alcance universal, confiabilidade ilimitada e recursos sofisticados - que só pode ser atualmente executada usando vários serviços simultaneamente. Esta modalidade de envio de mensagens, chamada de "esquizofrênica", mostra o salto do consumidor de um serviço para outro, dependendo do deslocamento de tendências e do uso de contatos, instigando um mercado fragmentado. Embora mensagens de texto venham dominando há mais de 20 anos, as diferenças de uso do serviço estão começando a acabar. No entanto, enquanto o mercado está se movendo rapidamente, existe uma enorme oportunidade inexplorada para operadoras lançarem uma plataforma de mensagens consolidada, que combine todas as exigências do consumidor e que possa se apropriar do território das mensagens".

Desde o lançamento da marca ' joyn ™' pela GSMA para sua família dos padrões Rich Communications Suite (RCS-e, RCS5), passos significativos foram dados por setores da indústria para formalmente trazerem um serviço de mensagens mais robusto ao mercado, que atenda a todas estas áreas. Enquanto isto está rapidamente ganhando a atenção e o investimento das operadoras de todo o mundo, apenas 6% dos usuários entrevistados no Reino Unido jamais tinham ouvido falar da iniciativa ' joyn ™'. No entanto, quando descrito o serviço, 78% disseram que experimentariam ' joyn ™' com o preço certo, com apenas 5% dizendo não o usariam de jeito nenhum.

Para entender a oportunidade para as operadoras de oferecerem recursos mais sofisticados como parte de seu serviço rico de mensagens ou RCS, ' joyn ™', a Acision consultou a atratividade dos seguintes recursos. Quando apresentados a um serviço que pode alcançar qualquer pessoa em qualquer aplicativo, 64% afirmaram que seria atrativo. 62% também afirmaram que um serviço onde recebessem as mensagens em todos os seus aparelhos inteligentes, de modo que pudessem acompanha-las à medida que mudassem de um aparelho para o outro, também seria valioso. O armazenamento dos SMS, o que garante a entrega imediata de uma mensagem via SMS, quando outros aplicativos não estão disponíveis devido à banda larga da conexão, foi também considerado muito atraente por 59%. Além disso, os consumidores disseram que um serviço que alcançasse a todos a partir de um único aplicativo (58%), bem como fornecesse um histórico único das conversas (52%) de todos os aplicativos em uma única exibição poderia ser um serviço atraente, se disponibilizado. "A exigência para o armazenamento do SMS demonstra que os usuários querem continuar a interação quando estiverem offline ou chegar a usuários que não fazem parte de suas comunidades. Para isso, o recurso exclusivo é o entrelaçamento das SMS e MMS, que só pode ser oferecido por operadoras de telefonia móvel e pode ser a mina de ouro de sua oferta de serviços", afirmou Sullivan.

Como a grande maioria dos assinantes móveis do Reino Unido é ainda dependente do SMS, a Acision também questionou o interesse em recursos ricos de mensagem que aprimorem a experiência tradicional de SMS e a alinhe ainda mais com a experiência de usuário OTT. Recursos altamente atraentes incluíram notificações de SMS (59%), a capacidade de listar contatos em lista branca - ou negra (58%), ver a presença de contatos (43%) e reenvio de SMS (39%). Isso mostra uma clara oportunidade de melhorar a experiência de usuário de SMS e de levar recursos sofisticados para não usuários de IM, especialmente os proprietários de feature phones.

"As operadoras têm o poder de melhorar e enriquecer o serviço tradicional de mensagem e de melhorar a percepção de velocidade, introduzindo notificações e presença, tornando o compartilhamento de conteúdos mais atrativo por meio do entrelaçamento com MMS, bem como de fornecer mais controle sobre os contatos, com listas negras e brancas. Isto, combinado com serviços de rastreamento rápido baseados em RCS, significa que as operadoras podem criar um novo ecossistema onde todos os usuários, seja de feature phone ou smartphone, obtenham uma experiência rica, onipresente, quebrando a barreira de fragmentação e permitindo a monetização dos serviços com novos modelos comerciais. A resposta positiva para joyn ™ e recursos enriquecidos são um bom indicador de que os usuários de smartphones querem um serviço único pelo custo certo, que forneça alcance, confiabilidade e riqueza. Se as operadoras agirem agora, elas poderão abrir um nicho de experiência de serviços que melhora a satisfação do usuário e sua adesão, ao mesmo tempo em que liderarão a revolução das mensagens via IP", concluiu Sullivan.

Notas aos editores

Pesquisa Acision

Conduzida pela Vanson Bourne, em janeiro de 2013, a pesquisa é o segundo estudo abrangente da Acision sobre a paisagem das mensagens móveis. Ela é baseada em entrevistas com 1000 usuários de aparelhos smartphone, no Reino Unido.

Acision Broadband Messaging Service Centre (BMSC):

O Acision Broadband Messaging Service Centre (Centro do Serviço de Mensagens de Banda Larga da Acision, BMSC, na sigla em inglês) é uma plataforma de mensagens consolidada, que combina recursos de mensagem atuais com tecnologia do futuro para fornecer um serviço de comunicações totalmente transparente através de um caminho de atualização inteligente. Funcionando em todas as redes, de 2G a LTE, o BMSC da Acision fornece o conjunto completo de serviços de mensagem, incluindo SMS, MMS, correio de voz e o pacote Rich Communication Suite (RCS) da GSMA, como mensagens instantâneas, bate-papo em grupo, transferência de arquivos e compartilhamento de vídeo.

Como um exclusivo agregador de valor para as operadoras, o BMSC da Acision ultrapassa os padrões RCS, permitindo uma experiência de usuário consistente em todos os serviços de mensagens:

  • Terceiros e empresas se beneficiam de serviços de mensagens mais ricos, usando funcionalidades de RCS como melhorias para o popular serviço SMS / MMS que conhecemos hoje em dia.
  • Serviços personalizados de valor agregado (resposta automática, cópia direta, controle parental) aplicados nas SMS, MMS e RCS.
  • Entrelaçamento contínuo entre as comunidades móveis e de mensagens de internet e redes sociais.

Para mais informações sobre o BMSC da Acision clique aqui.

Sobre a Vanson Bourne

Vanson Bourne, uma consultoria especializada com base em pesquisas, realiza pesquisas de usuário dentro de um contexto de tecnologia. A empresa entrevista profissionais de várias posições seniores com poder de decisão ao longo de toda uma gama de indústrias, das pequenas e grandes organizações, nos mercados de todo o globo. Os clientes da Vanson Bourne vão desde start-ups a empresas bem conhecidas que necessitam de orientação especializada, e a empresa fornece análises robustas e de credibilidade, baseadas em pesquisas.

Sobre a Acision

Como líder global em mensagens móveis, a Acision conecta o mundo, fornecendo serviços de mensagens, relevantes e integrados, que enriquecem a experiência de comunicações móveis e criam novas oportunidades para as operadoras e empresas de todo o mundo. Para obter mais informações, visite a Acision em http://www.acision.com

FONTE  Acision

FONTE Acision

SOURCE Acision



RELATED LINKS

http://www.acision.com