Novo estudo publicado: Lactobacillus reuteri Prodentis eficaz no tratamento de periodontite
ESTOCOLMO, 10 de novembro de 2010 /PRNewswire/ -- O estudo mostra que o L. reuteri Prodentis age sinergisticamente com o tratamento padrão (raspagem tradicional e regularização da raiz, SRP) reduzindo significativamente a profundidade da cavidade para sondagem (PPD) e nível clínico de inserção (CAL), que são os dois parâmetros mais importantes para avaliar a severidade da periodontite. Além disso, o L. reuteri Prodentis revela – como primeiro probiótico já existente – reduções significativas em três patógenos diferentes em pacientes com periodontite crônica. O estudo também confirma os efeitos anti-inflamatórios do L. reuteri Prodentis na inflamação da gengiva (gengivite).
(Foto: http://www.newscom.com/cgi-bin/prnh/20101110/418565 )
A periodontite crônica ocorre em até 40% da população adulta. O tratamento padrão visa remover a placa nas cavidades dentais a fim de reduzir os patógenos periodontais prevenindo, portanto, o avanço da doença.
Trinta pacientes com periodontite crônica foram incluídos no experimento clínico duplo-cego, aleatório, controlado por placebo com duração de 42 dias. No dia 0, os dentes em uma parte da boca foram tratados com SRP, enquanto que os dentes na outra parte não receberam tratamento. Do dia 21 até o dia 42, os pacientes receberam suplementos de pastilhas para chupar com L. reuteri Prodentis (1X108 CFU DSM 17938 e 1x108 CFU ATCC PTA 5289) ou pastilhas para chupar placebo, duas vezes ao dia.
O resultado mostrou que uma combinação de L. reuteri Prodentis e SRP foi significativamente melhor que todas as outras modalidades na redução de gengivite e placa. Além disso, o L. reuteri Prodentis, quer sozinho ou acompanhado de SRP, reduziu significativamente os patógenos Aggregibacter actinomycetemcomitans, Porphyromonas gingivalis e Prevotella intermédia em até 90%, quando comparado aos tratamentos que não incluíram o L. reuteri Prodentis. A combinação de L. reuteri Prodentis e SRP também foi significativamente melhor que o SRP sozinho, reduzindo tanto a PPD (p<0,001) e o CAL (p.<0,002), ver anexo.
- Esse estudo em curto prazo prova que o L. reuteri Prodentis em si possui um efeito poderoso sobre os patógenos de periodontite, e que a combinação de L. reuteri Prodentis e SRP melhora sinergisticamente tanto o PPD quanto o CAL, afirma o professor Vandana, da Faculdade de Odontologia em Davangere, Índia.
- Os resultados solidificam a posição do L. reuteri Prodentis como uma opção de tratamento comprovada para pacientes com doenças periodontais, afirma Peter Rothschild, presidente da BioGaia AB.
Os resultados do estudo foram publicados on-line no dia 2 de novembro de 2010, no Journal of Oral Microbiology, identificador do objeto digital: 10.3402/jom.v2i0.5344. O estudo pode ser acessado em: http://www.journaloforalmicrobiology.net/index.php/jom/article/view/5344
A BioGaia é uma empresa de biotecnologia que desenvolve, comercializa e vende produtos probióticos com benefícios à saúde documentados. Os produtos são primariamente baseados na bactéria de ácido lático Lactobacillus reuteri (Reuteri), que possui efeitos probióticos e de melhoria de saúde. A cota de classe B da matriz BioGaia AB é mencionada na lista Small Cap da Bolsa de Valores Nórdica de Estocolmo NASDAQ OMX. http://www.biogaia.com
FONTE BioGaia
FONTE BioGaia
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
 
                        Newsrooms &
Influencers
 
                        Digital Media
Outlets
 
                        Journalists
Opted In
Share this article