Pesquisa de adoção do Mobile Money global da GSMA identifica 30 milhões de clientes ativos de dinheiro móvel em todo o mundo em 2012

Pesquisa da GSMA apresenta mais contas de dinheiro móvel do que contas bancárias no Quênia, Madagascar, Tanzânia e Uganda; 224 milhões de transações totalizando US$ 4,6 bilhões foram processadas ??em plataformas Mobile Money em um mês

Feb 27, 2013, 15:13 ET from GSMA

BARCELONA, Espanha, 27 de fevereiro de 2013 /PRNewswire/ -- O programa Dinheiro Móvel para os Sem Banco (Mobile Money for the Unbanked (MMU)) da GSMA divulgou hoje os resultados da sua segunda Pesquisa de Adoção do Mobile Money Global. O relatório analisa o estado da indústria de dinheiro móvel em 2012 e ilustra as principais conclusões do Rastreador da Implantação do Mobile Money do programa, um banco de dados que monitora o número de serviços de dinheiro móvel ativos e planejados para os sem banco em todo o mundo. A pesquisa anual foi desenvolvida para quantificar o estado da indústria de dinheiro móvel e para permitir que provedores de dinheiro móvel avaliem o seu desempenho.

A pesquisa mostra que o número de usuários ativos de dinheiro móvel cresceu de forma impressionante, mais de 30 milhões de pessoas realizaram 224,2 milhões de transações, totalizando US$ 4,6 bilhões durante somente o mês de junho de 2012. Isso excede as 196,3 milhões de transações realizadas pelos clientes através do Paypal, em média, a cada mês durante o terceiro trimestre de 2012[1]. O estudo demonstra que a indústria de dinheiro móvel continua se expandindo a um ritmo sem precedentes, com 150 serviços ativos de dinheiro móvel para os sem banco, 41 dos quais tendo sido lançados em 2012. Além disso, a indústria está também se tornando cada vez mais competitiva, com 40 mercados identificados como tendo pelo menos dois tipos diferentes de serviços de dinheiro móvel disponíveis.

"O impacto social do dinheiro móvel já está bem documentado e nosso relatório do ano passado ofereceu os benchmarks globais sobre quantos clientes estavam usando o dinheiro móvel", disse Chris Locke, diretor executivo, GSMA Mobile for Development. "Seguindo nossa segunda Pesquisa de Adoção do Mobile Money, somos capazes de compartilhar uma percepção mais profunda sobre o número de clientes, sobre como os clientes estão realmente usando o serviço e, talvez mais importante, sobre como as operadoras de sucesso estão se posicionando e administrando o dinheiro móvel para atender as necessidades desses clientes."

Crescimento rápido, especialmente na África Subsaariana
O relatório registrou 81,8 milhões de clientes registrados globalmente e, com o número total de implementações crescendo no mundo todo em quase 38 por cento, um número crescente de implementações também está alcançando uma escala significativa. O relatório identificou seis serviços com mais de um milhão de contas ativas de clientes e, nos últimos 12 meses, três destes serviços atingiram o limite de um milhão de clientes ativos. O número de contas ativas de clientes agora está crescendo rapidamente, sinal positivo de que os clientes estão percebendo os benefícios dos serviços de dinheiro móvel.

Há 56,9 milhões de clientes registrados na África Subsaariana e em junho de 2012, havia duas vezes mais usuários de dinheiro móvel do que usuários do Facebook na região. Em termos de distribuição geográfica, mais da metade de todos os países da África Subsaariana tem implementações ativas e 37 por cento das 166 operadoras de redes móveis na região já lançaram o dinheiro móvel. Os serviços de dinheiro móvel estão disponíveis em 34 dos 47 países da região e a penetração vai continuar crescendo ali, já que a maioria das implementações planejadas também estão na África Subsaariana.

Mobile Money contribuindo para a inclusão financeira
Dados no relatório dão uma visão interessante sobre a contribuição do dinheiro móvel para a inclusão financeira global. Existem hoje mais contas de dinheiro móvel do que contas bancárias no Quênia, Madagascar, Tanzânia e Uganda, e mais pontos de agentes de dinheiro móvel do que agências bancárias em pelo menos 28 países. Com mais de 520.000 pontos de agentes registrados, há agora tantos pontos de dinheiro móvel quanto pontos de venda da Western Union. Além disso, em alguns países, o valor total das transações de dinheiro móvel é equivalente a uma proporção significativa do PIB total do país. Em junho de 2012, era equivalente a mais de 60 por cento do PIB no Quênia, mais de 30 por cento do PIB na Tanzânia e mais de 20 por cento do PIB em Uganda.

Locke acrescentou: "À medida que a indústria de dinheiro móvel for amadurecendo, deveremos ver os benefícios sociais e financeiros do aumento do dinheiro móvel e ele vai continuar acompanhando esse progresso fantástico."

Notas aos Editores
Metodologia: as métricas operacionais padronizadas foram fornecidas por 78 implantações de dinheiro móvel de 49 países. O questionário completo, incluindo a lista de métricas e suas definições, está incluído no relatório. As respostas coletadas através desta pesquisa foram verificadas para a consistência interna, mas todos os dados são autorrelatados e não foram verificados de forma independente pela GSMA.

[1] https://www.paypal-media.com/about

Uma cópia completa do relatório pode ser encontrada em: http://www.gsma.com/mobilefordevelopment/state-of-the-industry-2012. Mais informações sobre o projeto MMU podem ser encontradas em: http://www.gsma.com/mobilefordevelopment/programmes/mobile-money-for-the-unbanked

Sobre a GSMA
A GSMA representa os interesses das operadoras móveis em todo o mundo. Abrangendo mais de 220 países, a GSMA une quase 800 das operadoras mundiais, assim como mais de 230 empresas do ecossistema móvel mais amplo, inclusive fabricantes de aparelhos telefônicos, empresas de software, provedores de equipamentos e empresas de internet, bem como organizações em setores da indústria como serviços financeiros, de saúde, mídia, transporte e públicos. A GSMA também produz eventos líderes do setor como o Mobile World Congress e a Mobile Asia Expo.

Para mais informação, visite o website corporativo da GSMA em http://www.gsma.com ou o Mobile World Live, o portal on-line do setor de comunicações móveis em http://www.mobileworldlive.com.

FONTE  GSMA

FONTE GSMA

SOURCE GSMA



RELATED LINKS

http://www.gsma.com