Programa de Pesquisa dos EAU para a Ciência de Intensificação da Chuva desperta maior interesse de 398 cientistas que submeteram 91 pré-propostas no segundo ciclo
ABU DHABI, Emirados Árabes Unidos, 19 de abril de 2016 /PRNewswire/ -- O vice-primeiro ministro dos EAU e ministro de Assuntos Presidenciais, Sua Alteza Xeique Mansour Al Nahyan, elogio alto nível de interesse de todo o mundo para o Programa de Pesquisa dos EAU para a Ciência da Intensificação da Chuva, que objetiva aumentar a precipitação pluviométrica em regiões áridas e semiáridas e promover a segurança da água.
O programa recebeu 91 inscrições de 398 pesquisadores afiliados a 180 institutos de 45 países. A participação por área geográfica foi mais alta, incluindo acadêmicos de países como Áustria, Azerbaijão, Bielorrússia, Bélgica, Canadá, Colômbia, Egito, Geórgia, Hungria, México, Catar, Arábia Saudita, Sérvia, Suécia e Turquia.
Ao constatar o progresso obtido pelo programa, Sua Alteza Xeique Mansour Al Nahyan disse: "Os Emirados Árabes Unidos continuam a promover a cooperação entre os principais pesquisadores do mundo, na busca de alternativas para enfrentar os desafios prementes da segurança da água. O Programa de Pesquisa dos EAU para a Ciência de Intensificação da Chuva demonstra o compromisso da nação de se tornar um centro internacional de colaboração científica, inovação e excelência no campo da ciência de intensificação da chuva".
Ele acrescentou: "A atenção mundial que cerca essa iniciativa é uma confirmação da liderança dos EAU na adoção da pesquisa científica como um pilar fundamental para a estratégia de inovação do país".
Entre as 91 pré-propostas deste ano, os Estados Unidos liderou a lista com 16 inscrições, seguidos de perto pelos EAU com 11. Outras inscrições da Rússia, Índia e Reino Unido atingiram a quantidade de 7, 5 e 4, respectivamente, seguidas pelas da Alemanha, Itália e Egito.
Nos próximos meses, as pré-propostas serão avaliadas por um comitê internacional de especialistas. As pré-propostas que irão compor uma lista curta serão anunciadas em 17 de maio. O encerramento do prazo para apresentar as propostas completas ocorrerá à meia-noite de 17 de agosto de 2016.
No primeiro ciclo, o programa teve a participação de 325 cientistas, de 34 países, afiliados a 151 organizações. Equipes de pesquisa do Japão, EAU e Alemanha, lideradas pelos professores Murakami, Zou e Wulfmeyer, foram selecionadas como as premiáveis do primeiro ciclo.
Sobre o Programa de Pesquisa dos EAU para a Ciência de Intensificação da Chuva
Sob a iniciativa do Ministério para Assuntos Presidenciais dos EAU e supervisão do Centro Nacional de Meteorologia e Sismologia (NCMS -- National Centre of Meteorology and Seismology), o programa oferece uma verba de US$ 5 milhões, em um período de três anos, a serem compartilhados por até cinco propostas de pesquisa vencedoras, selecionadas através de um processo de revisão de mérito em duas etapas.
FONTE UAE Research Program for Rain Enhancement Science
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article