
WISE coloca a colaboração multisetorial na agenda da inovação para a educação
Cúpula Mundial da Inovação para a Educação encerrou com evidências de que a reforma da educação pode avançar mais rápido com a conexão, o compartilhamento e a troca de ideias e experiências entre os múltiplos setores envolvidos
DOHA, Catar, 4 de novembro de 2011 /PRNewswire/ -- A edição 2011 da Cúpula Mundial da Inovação para a Educação (WISE), realizada em Doha, Qatar, de 1 a 3 de novembro, foi encerrada hoje pelo Sheikh Abdulla bin Ali Al-Thani, após três dias de engajamento colaborativo em torno do futuro da Educação.
Em seu discurso de encerramento, o Sheikh disse: "Tivemos três dias foram intensos. Tenho certeza de que houve muitas oportunidades para colaborações frutíferas entre pessoas de diferentes setores e países. Estou ansioso para conhecer os resultados dessas parcerias ano que vem".
Sob o tema "Mudando Sociedades, Mudando a Educação", a edição deste ano explorou os fatores de sucesso da inovação e as perspectivas para o futuro. Os cerca de 1.300 participantes trocaram ideias, melhores práticas e experiências do mundo todo. Uma das conlusões foi que a colaboração em nível multisetorial é capaz de apresentar resultados mais benéficos para o progresso da Educação e a prosperidade das sociedades.
O Sheikh Abdulla bin Ali Al-Thani, Presidente da WISE, anunciou no encerramento os planos para o próximo ano. "A WISE é sobre as ações e resultados. Tenho o prazer de anunciar algumas decisões importantes que adotaremos no decorrer do ano que vem", disse.
As principais novidades são:
- Em uma sessão especial sobre as Metas de Desenvolvimento do Milênio, a Sheikha Moza bint Nasser anunciou que a partir do próximo ano, um dos seis prêmios anuais WISE reconhecerá ações que ajudem a promover a realização das metas do ensino primário global.
- The Learners Voice, programa lançado em 2010 para inspirar e capacitar jovens aprendizes, se estenderá por todo o ano, tornando os jovens plenamente reconhecidos pelos defensores do progresso da Educação;
- A força tarefa no Haiti, criada na WISE do ano passado para oferecer ações definitivas para o restabelecimento e a manutenção da Educação, vai tornar-se um agente catalisador, criando sinergias entre as iniciativas locais e as melhores práticas internacionais;
- A WISE lançará uma publicação após "Inovação em Educação: Lições de pioneiros em todo o mundo", de Charles Leadbeater, dando continuidade à exploração e à promoção das melhores práticas de inovação em Educação em todo o mundo;
A sessão de encerramento começou com um debate entre o Jimmy Wales, fundador da Wikipedia; o Prof Dr. Fasli Jalal, ex-Vice-Ministro da Educação Nacional da Indonésia, Michele Pierre-Louis, presidente da Fundação Fokal e ex-primeira ministra do Haiti; e Sara Buhmaid, do The Learners Voice. A sessão foi seguida de um discurso do primeiro vencedor do Prêmio WISE, Sir Fazle Hasan Abed, fundador e presidente da BRAC, de Bangladesh.
A quarta edição da WISE acontecerá de 13 a 15 de novembro de 2012, em Doha, no Catar.
FONTE The World Innovation Summit for Education (WISE)
FONTE The World Innovation Summit for Education (WISE)
Share this article