AF News: Pães, massas e bolachas devem encarecer o custo da cesta básica em setembro
Geadas ocorridas em julho e agosto no Paraná retardarão ainda mais a disponibilidade de trigo aos moinhos brasileiros.
CURITIBA, Brasil, 29 de agosto de 2013 /PRNewswire/ -- O pão de cada dia, a macarronada de domingo e a bolacha do recreio das crianças encontram-se com preços bastante pressionados pelo frio que ocorreu neste ano no Sul do país. Com produção brasileira de trigo inferior ao consumo, perdas por geadas, altas do dólar e sem disponibilidade imediata do produto nos países vizinhos, preços das farinhas de trigo mais do que dobraram nos últimos 8 meses no mercado brasileiro e devem seguir em alta.
A madrugada fria de 27 para 28 de agosto prejudicou mais uma parte do trigo plantado no Paraná, maior estado produtor brasileiro deste cereal e que já havia sofrido com geadas no final de julho. Com isso, a produção paranaense deve ser ainda menor do que as 1,9 milhões de toneladas projetadas anteriormente, após as perdas ocorridas em julho.
Vale destacar que além de reduzirem a quantidade de trigo a ser colhida, as geadas afetam a qualidade do produto colhido, diminuindo principalmente a fabricação de farinhas de panificação e de massas (macarrão), as mais exigentes em qualidade de trigo.
Tradicionalmente o Brasil compra trigos melhoradores de qualidade das farinhas na Argentina, no entanto, com problemas climáticos aquele país fechou suas exportações de trigo e farinhas de trigo até o final de dezembro. Isso fez com que os moinhos brasileiros venham comprando trigo americano, mesmo em estados produtores, como o Rio Grande do Sul, elevando e muito o custo de aquisição da matéria prima e assim encarecendo o produto final.
Segundo o analista de mercados agrícolas Gabriel Ferreira do portal de notícias agrícolas AF News www.afnews.com.br , as farinhas de panificação na capital paulista aumentaram 38% de janeiro a agosto, sendo que somente de julho para agosto a alta foi de 11%.
Já nas farinhas de massas para indústrias o aumento foi de 57% neste ano, e ainda assim a qualidade (cor, estabilidade, força da massa) tem decrescido com o passar dos meses. Farinhas para biscoito já acumulam altas de 54% desde janeiro. Novas altas de preços nas farinhas devem ocorrer para setembro.
Ainda de acordo com Ferreira, muitos moinhos apostavam em se abastecer de trigo novo (e mais barato) em setembro, porém as primeiras geadas ocorridas no mês de agosto prejudicaram a qualidade dos trigos de colheita precoce no Paraná e Paraguai.
Com as geadas desta semana, trigos que seriam colhidos em setembro e outubro foram afetados, postergando a reposição de estoques dos moinhos e mantendo a pressão sobre os preços. Algumas indústrias moageiras do interior do Estado do Paraná podem parar por não ter trigo e por não poder comprar trigo americano nos preços atuais de farinhas de trigo.
Sobre a AF News:
É uma agência de notícias agrícola especializada na análise de informações do mercado de commodities agrícolas, com destaque para Trigo, Milho, Farinhas e Farelos. Está sediada em Curitiba e atende clientes no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. www.afnews.com.br. Telefone (41) 3095-1714 ou (41) 3095-1719.
FONTE AF News
Share this article