
BMIC realiza o primeiro Desafio Móvel Universitário no GSMA Mobile World Congress 2011
Estudantes tratam da demanda comercial global por aplicativos móveis inovadores
BARCELONA, Espanha, 14 de fevereiro de 2011 /PRNewswire/ -- A Berkeley Mobile International Collaborative (BMIC), uma organização sem fins lucrativos dedicada a criar relacionamentos estratégicos entre empresas de celulares, universidades inovadoras e estudantes empreendedores, realizou hoje as finais do primeiro Desafio Móvel Universitário anual no GSMA Mobile World Congress, em Barcelona. Comprometida em ajudar estudantes universitários de engenharia e administração a alcançar experiência empreendedora no mundo real, a BMIC está trabalhando em conjunto com empresas globais para atender as demandas da indústria de telefones móveis por aplicativos inovadores.
"Na BMIC nós estamos promovendo o suporte a um paradigma de aprendizado não tradicional, altamente colaborativo através do empreendedorismo e dessa competição de tecnologia móvel", afirmou Bill Washburn, Diretor Executivo, BMIC. "Esperamos atrair uma população estudantil diversificada, incluindo mulheres e outros que estejam sub-representados em tecnologia."
A competição inaugural, que teve duração de um ano, teve como resultado que 11 equipes de estudantes de engenharia e administração receberam a oportunidade de participar, entre 40 universidades na América do Norte, Europa e Ásia. Cada equipe trabalha como uma iniciante e é necessário identificar e desenvolver um aplicativo, criar um plano comercial e modelo de receita, e então apresentar a um painel de especialistas da empresa patrocinadora e VCs.
A equipe vencedora do Desafio Móvel Universitário 2011 é da Universidade da Califórnia, Berkeley (Taylor Griffin, Karthik Lakshmanan, Apoorva Sachdev, Aaditya Sriram e Jade Trinh) por seu aplicativo "Noodle", um programa de anotações de faculdade baseados em nuvem.
Entre os patrocinadores fundadores do Desafio Móvel Universitário 2011 estão a GSMA, a NAVTEQ, a Nokia, o Standard Chartered Bank, e a Sprint. As empresas patrocinadoras auxiliaram as equipes na identificação de possíveis soluções de aplicativos móveis, embora cada equipe devesse escolher o aplicativo que considerasse que receberia financiamento e suporte de investidores.
"Estamos entusiasmados com a parceria com a BMIC para lançar o Desafio Móvel Universitário e estabelecê-lo como um elemento essencial em nosso programa App Planet, focado no desenvolvedor", comentou John Hoffman, CEO, GSMA Ltd. "Muitas das maiores inovações tecnológicas vieram de desenvolvimentos feitos em universidades, e estamos entusiasmados por trabalhar com os estudantes participantes para dar vida a sua criatividade e ingenuidade."
"A BMIC e a NAVTEQ compartilham uma visão de ajudar os estudantes de hoje a se tornarem os líderes de tecnologia de amanhã", afirmou Marc Naddell, vice-presidente, programas de parcerias e desenvolvedores, NAVTEQ. "Acreditamos que a colaboração entre a indústria e a academia forma um relacionamento natural para orientar o avanço da inovação e empreendedorismo."
"Trabalhar com programas universitários como a BMIC é uma área de foco essencial para a Nokia; ela permite que nos envolvamos e construamos um vibrante grupo de desenvolvedores móveis de próxima geração", afirmou Purnima Kochikar, vice-presidente, Forum Nokia Developer Community. "Conforme esse programa, nós estabeleceremos uma parceria com estudantes e professores em universidades de todo o globo, e os ajudaremos a desenvolver suas habilidades agora e para o futuro".
"Como uma das primeiras patrocinadoras internacionais do Desafio Móvel Universitário, estamos entusiasmados por trabalhar em proximidade com a BMIC", afirmou Todd Schofield, chefe global, Mobilidade Empresarial, do Standard Chartered Bank. "Apoiando essa competição e trabalhando com a próxima geração de desenvolvedores móveis, esperamos acelerar o andamento da inovação em serviços financeiros e aperfeiçoar o serviço e a entrega em alguns dos mercados de mais rápido crescimento no mundo."
"No desafio de 2012, em Barcelona", acrescenta Washburn da BMIC, "planejamos ter mais de 1.000 estudantes de 75 universidades participando no nível de campus local. Pela expansão anual do Desafio Móvel Universitário, queremos ajudar programas de empreendedorismo de faculdades e seus estudantes a atender a demanda de tecnologia móvel inovadora."
Mais informações sobre o Desafio Móvel Universitário podem ser encontradas em www.bmic.org.
Sobre a BMIC:
A Berkeley Mobile International Collaborative (BMIC) é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2010 na Universidade da Califórnia, em Berkeley, em conjunto com o Centro de Empreendedorismo e Tecnologia da Universidade da Califórnia de Berkeley (UC Berkeley's Center for Entrepreneurship and Technology). A missão da BMIC é promover a excelência empreendedora em educação dando aos estudantes uma experiência prática inicial através da competição. Com sede em San Francisco, a BMIC realiza competições iniciais intercolegiais no mundo inteiro entre equipes de estudantes em vários campos da tecnologia móvel. Em colaboração com seus membros universitários e patrocinadores comerciais, a BMIC traz desafios de inovação, bem como ferramentas, recursos e materiais de excelência internacional para estudantes universitários – nossa próxima geração de profissionais móveis. Para mais informações sobre a organização e seus programas, visite www.bmic.org.
FONTE Berkeley Mobile International Collaborative (BMIC)
FONTE Berkeley Mobile International Collaborative (BMIC)
Share this article