Doenças cardíacas mal tratadas aumentam o risco de AVC em 500% e comunidades médicas e de pacientes se unem para enfrentar o problema
A Global Patient Charter inicia ação para lidar com AVCs evitáveis, causados pela fibrilação atrial
DUBAI, 18 de abril de 2012 /PRNewswire/ -- Federação Mundial de Cardiologia, Congresso Mundial das Sessões Científicas de Cardiologia de 2012 (World Heart Federation, World Congress of Cardiology Scientific Sessions 2012)— A Carta Global de Pacientes com Fibrilação Atrial), com o apoio de 68 organizações médicas e de pacientes, de 39 países, foi lançada hoje no Congresso Mundial de Cardiologia de 2012 da Federação Mundial do Coração. Em uma conclamação mundial para a ação, sem precedentes, a Carta de Pacientes e a campanha de apoio Sign Against Stroke in Atrial Fibrillation (Assine Contra o AVC na Fibrilação Atrial) tratam desta pouco reconhecida, mas crescente emergência cardiovascular da saúde pública. A Carta oferece estratégias e soluções que poderiam prevenir que milhões de pessoas em toda a região da América Latina morram ou fiquem incapacitadas por causa de um acidente vascular cerebral (AVC) causado por fibrilação atrial (FA), uma condição pouco diagnosticada e não tratada adequadamente que apresenta grande potencial de risco de vida.
Um crescente número de pessoas na América Latina convive com a FA. Somente no Brasil e na Venezuela, quase dois milhões de pessoas foram diagnosticadas com este ritmo anormal do coração e grande fator de risco para o AVC. A FA faz com que o coração bata irregularmente e, com frequência, muito rapidamente ou muito lentamente, permitindo que o sangue se acumule e forme coágulos, que podem seguir para o cérebro e causar um AVC forte e frequentemente fatal.
Em um apelo global para ação, 68 organizações de pacientes e sociedades médicas de todo o mundo estão pedindo ao público em geral, profissionais de saúde e elaboradores de políticas que trabalharem com elas, para incentivar a ação que irá prevenir AVCs sérios e devastadores, relacionados com a FA. As pessoas são incentivadas a demonstrar seu apoio, visitando o Web Site da campanha, no endereço, www.signagainststroke.com e assinando a Carta.
"De forma alarmante, por toda a América Latina, há uma necessidade médica clara e não atendida de prevenção do AVC em pacientes com FA", disse Mellanie True Hills, fundadora e CEO da StopAfib.org. "A maioria de tais AVCs são evitáveis, mas o diagnóstico deficiente, bem como o uso inadequado da anticoagulação, significam que um fardo desnecessário e pesado é colocado nos ombros dos pacientes, suas famílias e quem cuida deles. Esta é a razão pela qual estamos pedindo que as pessoas de todo o mundo visitem o Web Site e assinem a Carta".
A fibrilação atrial não tem restrições geográficas, de gênero ou sócio-econômicos e é responsável por 20% de todos os AVCs causados por coágulos sanguíneos.
Carta de Pacientes reforça a necessidade de ação imediata
O AVC afeta milhões de pessoas na região da América Latina. Somente em 2004, 437.000 pessoas na América Latina sofreram um AVC pela primeira vez e mais de um quarto de milhão de pessoas morreu em consequência de um AVC.
"Apesar de ser um problema de saúde comum, a FA frequentemente não é diagnosticada adequadamente e, consequentemente, não é devidamente tratada, resultando em prevenção inadequada do AVC", comentou Trudie Lobban, fundadora e fideicomissária da Aliança de Arritmia e co-fundadora e CEO da Associação de Fibrilação Atrial. "Na região da América Latina, há uma clara falta de informações em relação ao peso da FA, apesar do fato de que a FA pode aumentar o risco de um AVC em 500%. Isto precisa ser tratado urgentemente".
Decisivamente, os AVCs relacionados com FA são mais sérios do que aqueles resultantes de outras causas. Isto significa que as pessoas que sofrem de AVCs relacionados com a FA têm menos probabilidade de poder retornar para suas próprias casas e precisarão de mais cuidados de seus familiares ou casas de repouso. Entretanto, com mais atenção à educação, ao diagnóstico e ao tratamento, o impacto destes AVCs nos próprios indivíduos, no sistema de saúde e na sociedade pode ser reduzido.
AVCs relacionados com FA são evitáveis…Vamos preveni-los, então
A campanha de apoio à Carta, Sign Against Stroke in Atrial Fibrillation (Assine Contra o AVC na Fibrilação Atrial), tem o objetivo de reunir assinaturas de todo o mundo em apoio à Carta Global de Pacientes com Fibrilação Atrial e suas "cinco recomendações críticas":
- Implementar campanhas públicas de informação e educação para aumentar a conscientização dos primeiros sinais da FA, os fatores de risco do AVC e a importância das verificações da pulsação.
- Fazer da prevenção do AVC relacionado com FA uma prioridade nacional de cuidados com a saúde.
- Implementar orientações clínicas amplamente aceitas nos tratamentos da FA e AVCs relacionados com FA a nível nacional.
- Aprimorar o ensino médico e as melhores práticas dos profissionais da área de saúde para melhorar a prevenção, detecção e controle da FA e dos AVCs relacionados com FA.
- Assegurar que as tecnologias que melhoram a prevenção, diagnóstico e tratamento das pessoas com FA ou com risco de um AVC relacionado com FA estejam disponíveis o mais rápido possível.
"A Bayer HealthCare tem orgulho de apoiar esta campanha", comentou o Dr. Flemming Ornskov, Chefe de Medicina Geral da Bayer HealthCare Pharmaceuticals. "Melhorar os resultados dos pacientes é da maior importância. Entretanto, isso exigirá que todos trabalhem juntos: pacientes, profissionais de saúde, elaboradores de políticas, organizações não governamentais e a indústria. Nenhum de nós pode realizar isto sozinho".
Sobre o Carta Global de Pacientes com FA e a campanha Sign Against Stroke
A Carta Global de Pacientes com FA foi desenvolvida por um Comitê Diretor formado por organizações, incluindo a AntiCoagulation Europe, Arrhythmia Alliance, Atrial Fibrillation Association, Irish Heart Foundation, StopAfib.org e a Stroke Alliance for Europe, em colaboração com 39 organizações de pacientes de 20 países.
A Carta Global de Pacientes com FA foi idealizada para ser uma voz mundial e unificada para melhorar o tratamento e o cuidado dos indivíduos que convivem com a FA e aqueles em risco de sofrerem um AVC relacionado com FA. A Carta contém recomendações sobre as ações críticas que os elaboradores de políticas, instituições de tratamento de saúde, contribuintes e os governos nacionais podem tomar para salvarem vidas, reduzirem o peso da doença e os altos custos médicos associados.
A campanha Sign Against Stroke tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a FA e a necessidade de prevenir AVCs relacionados com a FA, incentivando a todos os grupos de interesse relevantes, incluindo o público em geral, a visitar o endereço www.signagainststroke.com e dar seu apoio, assinando a Carta Global de Pacientes com FA.
O objetivo da campanha Sign Against Stroke é reunir 1,7 milhão de assinaturas de apoio à Carta – uma assinatura para cada um do número estimado de avós, mães, pais, tias e tios mortos ou incapacitados pelos AVCs causados por FA a cada ano.
A Bayer HealthCare apoia com orgulho a Carta Global de Pacientes com FA e a campanha Sign Against Stroke.
FONTE Sign Against Stroke
FONTE Sign Against Stroke
Share this article