FÓRUM DE COMANDATUBA - Fernando Henrique: O país ficou isolado do ponto de vista de acordos
SÃO PAULO, 20 de abril de 2015 /PRNewswire/ -- A afirmação foi dita pelo ex-presidente do Brasil ontem, 19, durante o Seminário LIDE do 14º FÓRUM DE COMANDATUBA. Com a presença de 700 pessoas, entre empresários e autoridades, FHC participou da palestra O papel dos lideres no desenvolvimento econômico e social na América Latina, ao lado de outros ex-presidentes, como Vicente Fox, do México; Luis Alberto Lacalle, do Uruguai; e Jorge Quiroga, da Bolívia.
Em sua exposição, FHC reforçou que "antes de mais nada queremos mais e não menos democracia; mais integração; e mais liberdade para viver melhor". À época do seu governo, lembra, tinha uma proposta desafiadora e o Brasil custou muito a entender e se organizar. Hoje, o mundo econômico e político está muito diferente. "O País ficou isolado do ponto de vista de acordos bilaterais, nossa liderança não teve capacidade de escolher, ficando submetida à defesa – a culpa é desse ou daquele país", salientou.
FHC foi enfático ao afirmar que para liderar é preciso tomar partido, escolher, ter coragem e lutar pelo que se acredita. Ao ser questionado sobre uma possível restrição à liberdade de imprensa, FHC explicou que é muito difícil mudar e é uma instituição consolidada como o Brasil. "A liberdade de imprensa é a vida da democracia. A restrição à ela nunca vai acontecer neste País", reforçou.
Sobre como ressuscitar o Mercosul, FHC disse que a burocracia atrapalha muito. "Vamos expandir mais e criar uma zona de livre comércio. Temos capacidade produtiva efetiva e temos que dar passos adiante. Já passou da época de não podermos enfrentar os grandes, pois já somos grandes".
Questionado se fosse presidente, FHC lembrou que na sua gestão também enfrentava problemas: escândalo dos anões, inflação galopante e CPI. "Tinhamos que enfrentar e mudar. E a primeira coisa a ser feita foi ganhar credibilidade. Sem isso, nada feito. Outra coisa fundamental é ter humildade e diálogo para fazer o ajuste econômico. Não existe êxito econômico sem uma boa gestão e comando político", finalizou.
O Fórum contou com a chancela de importantes marcas. O patrocínio é da AMIL e o apoio é da GOCIL. Participação especial de ACCENTURE, ATHIE WOHNRATH, BANCO ALFA, BASF, CINE, NATURA, REDE RECORD, SOUZA CRUZ e SAMSUNG, com participação da 3M, AVIS, BMW, JBS e PPG. O evento conta ainda com a colaboração de AMERICAN EXPRESS, AIR LIQUIDE, AVENTURA ENTRETENIMENTO, BANCO ITAU, BODYTECH, CBF, EMS, GRUPO MARTINS, ODONTOPREV, PENALTY, PEPSICO, MARINGÁ, TAKEDA, TETRA PAK, VALE PRESENTE, WHIRLPOOL e ZURICH. São fornecedores oficiais AGAXTUR REGENT, CDN, CHANDON, COOXUPE, ECCAPLAN, FORMAG'S, GRUPO COMPANHIA, GRUPO PETROPOLIS, KELLOG´S, MISTRAL, PEPSICO E VINCI e UPS. EDITORA TRÊS, ESTADÃO, as rádios BAND AM, BAND NEWS FM e JOVEM PAN, o jornal PROPAGANDA & MARKETING, a revista FÓRUM & NEGÓCIOS, PR NEWSWIRE, TV CULTURA, TV LIDE e VB COMUNICAÇÃO são mídia partners. Além disso, a 3M, CASA LEÃO, DOLCE & GABBANA, NIELSEN, PPG, SILVIA FURMANOVICH, TAKEDA e SAMSUNG têm espaços exclusivos na VILLA FÓRUM.
FONTE FÓRUM DE COMANDATUBA
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article