GOL anuncia que a taxa de ocupação doméstica atinge 69,6% em agosto

Crescimento das taxas de ocupação e demanda em linha com estratégia de adição de capacidade conservadora da Companhia

Sep 16, 2011, 20:47 ET from GOL Linhas Aereas Inteligentes S.A.

SÃO PAULO, 16 de setembro de 2011 /PRNewswire/ -- A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. (BM&FBovespa: GOLL4 e NYSE: GOL), (S&P/Fitch: BB-/BB-, Moody's: B1), a maior companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina, anuncia que registrou aumento na demanda total de 10,5%, e aumento de 2,2 p.p. na taxa de ocupação na comparação anual, totalizando 69,1% na malha aérea total da Companhia.

Demanda

A GOL registrou crescimento de 14,1% no mercado doméstico em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse crescimento deve-se à expansão da malha aérea nacional, além do estímulo do tráfego aéreo doméstico durante um mês típico de baixa sazonalidade. Na comparação anual, houve queda entre os períodos de aproximadamente 6,9% no yield. Em relação ao mês de julho, houve queda de 8,8% devido à sazonalidade do mês por conta do período de férias escolares.

A demanda no mercado internacional da GOL apresentou queda anual de 23,2%. O desempenho foi impactado pela devolução de 3 aeronaves do modelo B767, que operavam fretamentos internacionais, e pela descontinuidade da operação para Bogotá, na Colômbia. O efeito foi parcialmente compensado pela expansão do turismo na região do Cone Sul e Caribe, devido à apreciação do Real frente à moeda americana em cerca de 9,2%. Em relação ao mês anterior, sendo agosto um mês típico de baixa sazonalidade, houve queda de 15,8% da demanda.

Dados Operacionais

Agosto 2011(*)(**)

Agosto 2010(*)(**)

Var.%

(YoY)

Julho 2011(*)(**)

Var.%

(MoM)

Sistema Total

2,2 p.p

-6,7 p.p

Mercado Doméstico

1,9 p.p

-6,1 p.p

Mercado Internacional

2,4 p.p

-13,1 p.p

( * ) Dados preliminares para Agosto 2011; dados gerenciais ajustados conforme nova metodologia da ANAC para Agosto de 2010; dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para Julho 2011.

( ** ) Consideram nova metodologia de cálculo introduzida pelo Manual DCA 2010 da ANAC.

Oferta

A oferta do sistema total apresentou crescimento de 7,0% na comparação anual, principalmente, devido a: (i) adição de 3 novas aeronaves configuradas com o novo padrão de interior Boeing Sky Interior (conforme citado no release do dia 31 de maio); (ii) adição do voo Fortaleza/Rio Branco, que contempla integrações entre as cidades do Norte e Nordeste, possibilitando uma rápida conexão com os demais destinos da companhia ao Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país; e  (iii) lançamento de novo voo entre Porto Alegre e Santiago. Em relação ao mês de julho, houve queda de 0,6%, decorrente da baixa sazonalidade do mês de agosto, parcialmente compensada pela maior frequência ao Chile, Punta Cana e Aruba, e à diferença de uma semana a mais de operação.

Taxa de Ocupação e Yield

No período, a GOL apresentou uma taxa de ocupação no sistema total de 69,1% (aumento de 2,2 pontos percentuais na comparação ano-a-ano, e queda de 6,7 pontos percentuais na comparação com o mês anterior). A estratégia da GOL em maximizar sua taxa de ocupação foi novamente evidenciada no mês de agosto, com o aumento de 10,5% na demanda, enquanto a oferta apresentou alta de 7,0% na comparação anual.

O yield líquido de agosto ficou entre R$18,0 e R$18,4 centavos, tendo uma queda de aproximadamente 6,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. Este valor de yield deve-se principalmente às compras antecipadas feitas durante o período anterior quando vigoravam tarifas mais baixas (efeito forward booking). Além disso, houve uma redução nas receitas de fretamento nacional e internacional devido à suspensão de operações com aeronaves B767. O PRASK apresentou queda de cerca de 3,6% por conta do aumento de 2,2 pontos percentuais na taxa de ocupação da Companhia.

A GOL tem aumentado suas tarifas de forma gradativa, com mais agilidade na forma de gerenciar seus assentos, considerando as estimativas de reservas futuras (forward booking), e ao mesmo tempo, acompanhando a reação de mercado.

Os resultados dessas iniciativas serão observados no último trimestre do ano.

(1) Assento-quilômetro oferecido (available seat kilometers ou "ASK") é a soma dos produtos obtidos ao se multiplicar o número de assentos disponíveis em cada etapa de voo pela distancia da etapa média de voo.

(2) Passageiro-quilômetro transportado (revenue passenger kilometers ou "RPK") é a soma dos produtos obtidos ao se multiplicar o número de passageiros pagantes em uma etapa de voo pela distancia da etapa média de voo.

(3) Taxa de ocupação ("load factor") é a capacidade efetivamente utilizada de assentos da aeronave, calculada dividindo-se o número de passageiros-quilômetro transportados pelo número de assentos-quilômetro oferecidos.

Sobre a GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A.

A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. (BM&FBOVESPA: GOLL4 e NYSE: GOL), a maior companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina, oferece cerca de 940 voos diários para 63 destinos que conectam todas as mais importantes cidades do Brasil e 13 mercados internacionais na América do Sul e Caribe. A Companhia opera uma frota jovem e moderna de Boeing 737 Next Generation, as aeronaves mais seguras e confortáveis da classe, com altos índices de utilização e eficiência. Sempre empenhada em buscar soluções inovadoras por meio do uso de tecnologia de última geração, a Companhia – com as marcas GOL, VARIG, GOLLOG, SMILES e VoeFácil – oferece aos clientes facilidade de compra, ampla oferta de serviços complementares e a melhor relação custo-benefício do mercado.

Este comunicado contém considerações futuras referentes às perspectivas do negócio, estimativas de resultados operacionais e financeiros, e às perspectivas de crescimento da GOL. Estas são apenas projeções e, como tais, baseiam-se exclusivamente nas expectativas da administração da GOL. Tais considerações futuras dependem, substancialmente, de fatores externos, além dos riscos apresentados nos documentos de divulgação arquivados pela GOL e estão, portanto, sujeitas a mudanças sem aviso prévio.

Contatos Relações com Investidores Leonardo Pereira – CFO Edmar Lopes – Diretor de Mercado de Capitais Raquel Kim – Relações com Investidores Gustavo Melo – Relações com Investidores Ricardo Rocca – Relações com Investidores Tel.: (11) 2128-4700 E-mail: ri@golnaweb.com.br Website: www.voegol.com.br/ri Twitter: www.twitter.com\GOLinvest

Comunicação Corporativa Tel.: (11) 2128-4413 E-mail: comcorp@golnaweb.com.br Twitter :www.twitter.com/VoeGOLoficial Blog: blog.voegol.com.br

Assessoria de Imprensa Edelman (EUA e Europa): Meaghan Smith e Robby Corrado Tel.: +1 (212) 704-8196 / 704-4484 E-mail: meaghan.smith@edelman.com ou robert.corrado@edelman.com

FONTE  GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A.

FONTE GOL Linhas Aereas Inteligentes S.A.

SOURCE GOL Linhas Aereas Inteligentes S.A.

RELATED LINKS