Gran Colombia faz progresso com o reassentamento de Marmato
TORONTO, 9 de janeiro de 2012 /PRNewswire/ -- A Gran Colombia Gold Corp. (TSX: GCM) forneceu hoje uma atualização sobre o progresso de seu Projeto Marmato, localizado no Departamento (Estado) de Caldas, na Colômbia. A Companhia realizará uma teleconferência na quarta-feira, 11 de janeiro de 2012, às 11:00 horas (horário da Costa Leste dos EUA) para discutir o progresso em Marmato, cujos detalhes estão no final deste comunicado à imprensa.
Negociações dos Mineiros
Em 28 de novembro de 2011, o Secretário do Departamento de Caldas, Fernando Alvarez Hely Mejía, confirmou o compromisso do Departamento em dar assistência à Gran Colombia para chegar a um acordo com minas artesanais dentro da concessão da Companhia no Projeto Marmato, cujas negociações estão bastante adiantadas.
No Projeto Marmato, existem alguns títulos minerários formais ainda a serem adquiridos, bem como certos mineiros artesanais que precisam mover suas operações. Existe um total de 15 títulos minerários em Alto El Burro os quais a Companhia necessita e, desde o início das negociações no começo de novembro, a Companhia já chegou a um acordo com dez (67%) dos proprietários. Em Chaburquia, Echandia e Cien Pesos existe um total de 76 minas artesanais, representando 501 trabalhadores e, desde o início das negociações no começo de novembro, a Companhia chegou a um acordo com 49 (65%) destas minas, representando 228 trabalhadores e está no meio das negociações com as 27 restantes (35%). Conforme estes acordos, as minas artesanais continuarão a operar por até dois anos, prazo dentro do qual a Companhia espera iniciar mineração de larga escala no Projeto Marmato. A Companhia também implementou um programa de treinamento ambiental e de segurança para os mineiros artesanais, o qual não somente servirá para melhorar imediatamente as condições ambientais e de segurança em Marmato, mas irá também estabelecer as bases para que estes mineiros artesanais estejam disponíveis para empregos oferecidos pela Companhia em sua mina a céu aberto em Marmato quando a mesma for construída.
A Companhia ainda tem que negociar com as minas artesanais restantes em Chaburquia, Echandia e Cien Pesos, bem como com os demais detentores de títulos em Alto El Burro. Espera-se que todas negociações sejam concluídas até o final do primeiro trimestre de 2012.
Progresso do Reassentamento de Marmato
Para que a Companhia construa a operação de mina a céu aberto em Marmato, a cidade existente de Marmato terá que ser movida e os moradores existentes reassentados em áreas vizinhas, incluindo a cidade de El Llano, distante aproximadamente 1,5 km. A nova cidade de El Llano será uma comunidade planejada e moderna com ruas apropriadas, rede de esgoto, serviços públicos e água limpa, que é importante em um distrito onde somente 53% das casas possuem água corrente e somente 56% estão conectadas a um sistema de esgoto. Adicionalmente, como El Llano está localizada em um vale próximo à colina El Burro na qual a cidade de Marmato está situada, a cidade não estará sujeita aos deslizamentos de terra periódicos que afligem Marmato.
Em relação ao reassentamento, a Gran Colombia contratou a Social Capital Group, uma companhia com vasta experiência em reassentamento de comunidades na América do Sul, para realizar um censo populacional e uma pesquisa socioeconômica da comunidade. Os resultados do censo servirão como estrutura para a Companhia estabelecer parâmetros de compensação, restauração apropriada da renda e iniciativas de desenvolvimento sustentável nesta nova área de reassentamento. O censo foi também projetado para assegurar a mitigação de quaisquer efeitos adversos e ajudar a conferir que os benefícios do reassentamento da Cidade de Marmato são apropriados e sustentáveis.
O trabalho realizado pela Social Capital indica que existem aproximadamente 203 residências na Cidade de Marmato (1.370 na cidade e distrito ao seu redor) com uma população de 749 pessoas (5.424 na cidade e distrito ao seu redor). Na cidade e distrito ao seu redor, 97,6% (2.232) das pessoas em idade economicamente ativa estão empregadas, das quais 998 (44,7%) já trabalham para a Gran Colombia em sua mina Mineros Nacionales ou em atividades de exploração, planejamento ou atividades relacionadas.
O número exato de pessoas a serem reassentadas será incluído no Plano de Ação de Reassentamento, o qual está atualmente sendo preparado pela Social Capital. Espera-se que o Plano esteja concluído no início de 2012, quando a Companhia irá reunir os líderes comunitários nacionais, regionais e locais, bem como a Igreja Católica e ONGs independentes, para trabalharem juntos para reassentar o povo de Marmato. Como parte deste processo de participação, a Gran Colombia iniciou recentemente uma campanha de informação porta a porta com o objetivo de informar a comunidade sobre o processo de reassentamento e para avaliar e tratar das preocupações manifestadas pela comunidade. Os resultados iniciais indicaram que, somente 30 dias após o início do processo, pelo menos 41% da comunidade apoia o processo de reassentamento.
Reconhecendo a importância da Igreja Católica Romana local para a comunidade de Marmato, a Gran Colombia começou a trabalhar juntamente com a Arquidiocese para conseguir seu apoio na socialização e implementação apropriada dos planos para a realocação da comunidade.
Adicionalmente, a Gran Colombia contratou a BSD Consultants, um grupo de consultoria baseado na Suíça com escritórios na Colômbia, o qual possui ampla experiência na implementação de projetos de responsabilidade corporativa e desenvolvimento sustentável dentro da Colômbia, para orientar a Companhia na compra de terras e no projeto, gestão e implementação de um plano de desenvolvimento urbano sustentável para o reassentamento da comunidade de Marmato. A BSD irá também assistir à Companhia no desenvolvimento e implementação de programas de desenvolvimento social, local e institucional na comunidade local.
A Companhia também contratou a Replan, uma organização canadense com mais de 30 anos de experiência, especializada na gestão das dimensões sociais, econômicas e habitacionais dos projetos de desenvolvimento de recursos, para realizar uma auditoria em todos os processos para o reassentamento de Marmato e para fornecer recomendações baseadas em tal auditoria.
A Gran Colombia reafirma de forma contínua seu compromisso com as iniciativas de responsabilidade social na Cidade de Marmato e, recentemente, contribuiu com aproximadamente US$ 2 milhões para a cidade e sua área circunvizinha, para serem usados para financiar a Fase II da construção do Hospital El Llano, a construção de um centro administrativo e outros projetos da comunidade. Através de sua mina Mineros Nacionales, a Gran Colombia já paga royalties de 0,4% a 4% ao governo nacional e uma taxa administrativa especial de 6% por alguns de seus títulos minerários pagáveis às autoridades locais em Marmato, totalizando US$ 1,9 milhão somente para 2011 (até 30 de setembro). A Companhia, da mesma forma que fez para o desenvolvimento social do distrito de Segovia, também pretende estabelecer uma fundação de propósito especial, financiada pela produção do Projeto Marmato, tendo como único propósito a melhoria das condições sociais do distrito de Marmato.
A Gran Colombia considera o reassentamento de Marmato como uma oportunidade de melhorar a subsistência e o desenvolvimento futuro da comunidade de Marmato, e tal planejamento está sendo conduzido pela Companhia estritamente de acordo com os padrões internacionais para reassentamentos conforme recomendado pelo Banco Mundial em suas orientações Corporativas de Financiamento Internacional.
A Gran Colombia também se tornou membro da Canadian Business for Social Responsibility (CBSR), que é a representante canadense em uma rede mundial comprometida com a responsabilidade social corporativa, e a qual irá assistir à Gran Colombia fornecendo as principais descobertas, oportunidades e recomendações para nossas políticas e programas, para assegurar que todas estejam de acordo com padrões e orientações internacionais. A CBSR irá também facilitar alguns dos processos que a Companhia está implementando, através do fornecimento de seu discernimento e de sua experiência.
Nomeação do Diretor de Sustentabilidade
A Companhia também tem o prazer de anunciar a nomeação de Luca Altamura como Diretor de Sustentabilidade da Companhia, efetivo em 15 de novembro de 2011. O foco do Sr. Altamura estará na gestão das relações sociais e comunitárias da Companhia e da responsabilidade social corporativa. O Sr. Altamura já está ativamente envolvido nas negociações com os mineiros artesanais em nome da Companhia e se envolveu diretamente com a comunidade de Marmato com respeito ao reassentamento da cidade.
De 2010 até julho de 2011, o Sr. Altamura era o Executivo Associado de Proteção em Campo do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, baseado no Departamento de Caquetá, na Colômbia onde era responsável pela avaliação das necessidades e condições sociais de desalojados internos e fornecimento de aconselhamento e apoio através da ONU e das autoridades locais na Colômbia. Ele era também responsável pela supervisão e coordenação de certos trabalhos relacionados com o serviço comunitário, políticas públicas, educação, aplicação de leis, terras e propriedades no Departamento de Caquetá. Em 2008, o Sr. Altamura trabalhou como Mediador Internacional Interno em San Diego (Califórnia) e exerceu a advocacia na Itália de 2003 até 2008.
O Sr. Altamura possui diploma em Direito da Universidade de Federico II (Nápoles, Itália) e obteve seu PhD em Direito Administrativo e Mestrado em Direito Internacional. Adicionalmente, ele concluiu diversos cursos de pós-graduação em vários assuntos incluindo Paz e Direitos Humanos, Mediação Internacional para a ONU e Resolução de Conflitos Internacionais.
"Estamos muito satisfeitos em termos o Sr. Altamura como parte da equipe da Gran Colombia. O Sr. Altamura traz para a Gran Colombia conhecimentos e experiência consideráveis na adoção e implementação de políticas sociais e programas de reassentamento para populações que necessitam ser transferidas", disse Maria Consuelo Araujo, Executiva-Chefe da Companhia.
Detalhes da Teleconferência
Uma teleconferência será realizada na quarta-feira, 11 de janeiro de 2012, às 11:00 horas, horário da Costa Leste dos EUA, para discutir o progresso em Marmato. Os detalhes para as ligações são os seguintes:
Toronto & Internacional: |
(647) 427-7452 |
|||||||
Ligação gratuita América do Norte: |
(888) 231-8191 |
|||||||
Ligação gratuita Colômbia |
01-800-518-0661 |
|||||||
ID da Conferência: |
40640037 |
|||||||
Uma gravação desta conferência estará disponível nos números 416-849-0833 ou (855) 859-2056, com o número da ID da conferência mencionado acima, até 25 de janeiro de 2012.
Sobre a Gran Colombia Gold Corp.
A Gran Colombia é uma companhia canadense de exploração, desenvolvimento e produção de ouro e prata com foco principal na Colômbia. A Gran Colombia é atualmente a maior produtora de ouro e prata subterrânea na Colômbia com seis minas subterrâneas em operação. Adicionalmente, a Gran Colombia está também desenvolvendo uma mina de ouro e prata a céu aberto de larga escala em Marmato. A Companhia também possui uma posição em terra altamente prospectiva na Colômbia, bem como uma propriedade em estágio avançado na Venezuela e propriedades em estágio inicial em Mali.
Informações adicionais sobre a Gran Colombia estão disponíveis no seu Web Site, no endereço www.grancolombiagold.com e em consulta ao seu perfil no SEDAR no endereço www.sedar.com.
Nota de Advertência sobre Informações Prospectivas:
Este comunicado à imprensa contém "informações prospectivas", que podem incluir, mas não se limitam a, declarações com relação ao futuro desempenho financeiro ou operacional da Companhia e de seus projetos. Frequentemente, mas nem sempre, as declarações prospectivas podem ser identificadas pelo uso de palavras como "planeja", "espera", "é esperado", "orçamento", "programado", "estima", "prevê", " pretende","antecipa" ou "acredita", ou variações (incluindo variações negativas) de tais palavras e frases, ou afirma que certas ações, eventos ou resultados "podem", "poderiam", "iriam", "talvez" ou "irão ser" tomados, ocorrer ou serem obtidos. As declarações prospectivas envolvem riscos conhecidos e desconhecidos, incertezas e outros fatores que podem fazer com que os resultados reais, desempenho ou realizações da Gran Colombia sejam materialmente diferentes de quaisquer futuros resultados, desempenho ou realizações expressos ou implícitos nas declarações prospectivas. As declarações prospectivas contidas neste documento estão em vigor a partir da data deste comunicado à imprensa e a Gran Colombia se exime, exceto quando exigida por lei, de qualquer obrigação de atualizar quaisquer declarações prospectivas, quer seja como resultado de novas informações, resultados, eventos futuros, circunstâncias, ou se as estimativas da gerência ou opiniões mudarem, ou de outra forma. Não pode haver garantia de que as declarações prospectivas venham a ser corretas, pois os resultados reais e os eventos futuros podem diferir materialmente daqueles antecipados em tais declarações. Assim, o leitor é alertado para não depositar confiança indevida em declarações prospectivas.
Para mais informações:
Relações com Investidores
(416) 360-4653
(GCM. GCM.WT.)
FONTE Gran Colombia Gold Corp.
FONTE Gran Colombia Gold Corp.
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article