GSMA lança Serviço Comparativo de Rede de Eficiência Energética Móvel
Iniciativa irá ajudar a indústria de telefonia móvel a diminuir a conta de energia anual de $ 35 bilhões e reduzir as emissões de carbono das OTMs
HONG KONG, 16 de novembro de 2010 /PRNewswire/ -- A GSMA anunciou hoje que está lançando o Serviço Comparativo de Rede de Eficiência Energética Móvel (EEM), uma iniciativa que irá fornecer uma medida de referência de eficiência energética de rede, e irá ajudar as operadoras de telefonia móvel (OTMs) a diminuir seus custos de energia e a pegada de carbono. Com essas informações, agora é possível identificar a escala de ganhos potenciais de eficiência e desenvolver programas para atingir essas economias.
"Apenas um ano atrás, emitimos o Manifesto Verde da Telefonia Móvel, que delineou os planos da indústria para reduzir as emissões por conexão de gases de efeito estufa em 40 por cento até 2020. O Serviço Comparativo de Rede de Eficiência Energética Móvel da GSMA é um elemento chave para a obtenção desse objetivo", disse Gabriel Solomon, Vice-presidente Sênior de Políticas Públicas da GSMA.
Cerca de 80 por cento do consumo de energia do setor está na rede, e os custos de energia também estão se tornando um dos maiores componentes dos custos operacionais de rede para as operadoras de telefonia celular. Diante disso, as soluções de eficiência energética, como o serviço de EEM, estão se tornando uma prioridade estratégica.
Criado em cooperação com a China Mobile, Telefonica e Telenor, o serviço EEM irá:
- Quantificar o custo e as economias de CO2e pelas OTMs;
- Promover uma metodologia consistente para a avaliação comparativa da eficiência energética da rede, juntamente com KPIs comuns;
- Agrupar os dados da indústria e os outputs de referência para permitir às OTMs a medição externa e interna, quantificar os potenciais ganhos de eficiência; e
- Coordenar toda a indústria e junto às partes regulatórias interessadas, de modo que a metodologia comparativa seja adotada como um padrão global.
"A China Mobile está empenhada em melhorar a eficiência do equipamento, a fim de reduzir o consumo e os custos de energia, reduzindo assim as emissões de carbono e alinhando-se aos objetivos da GSMA. A China Mobile formulou sete padrões principais mundiais de classificação de energia utilizados para os contratos que orientam os fornecedores de equipamentos no desenvolvimento de soluções de baixo consumo de energia," disse um executivo sênior da CMCC.
"Passamos a última década medindo, comparando e melhorando a eficiência energética dos nossos Telefonica Operating Businesses nos diversos países onde estamos presentes. Agora, é fundamental que sejamos parte deste exercício maior e de toda a indústria para redes de telecomunicações mais sustentáveis," disse Gabriel Bonilha, Gerente de Transformação de rede da Telefonica.
"O resultado do serviço de Eficiência Energética Móvel estará acrescentando valor significativo à abordagem que a Telenor está tendo para gerenciar o uso de energia através das redes da Telenor," disse Harald Birkeland, Assessor Internacional de Energia do Grupo Telenor.
Até a data, tem sido um desafio se fazer comparações significativas das redes móveis que, por exemplo, integram diferentes tecnologias, utilizam diferentes tipos de emergia ou estão localizadas em países com diferentes densidades de população, regiões e climas. A metodologia de EEM foi desenvolvida para "normalizar" ou ajustar as KPIs de energia para fatores fora do controle de uma OTM, a fim de tornar redes diferentes comparáveis. Por esta razão, a metodologia se concentra no consumo de energia operacional e não em medidas de energia de ciclo de vida de outros fatores, como a energia embutida nos equipamentos. Após a normalização, é possível ver as redes que estão acima ou abaixo do desempenho em termos de consumo de energia e de gestão, e onde poderia haver um potencial significativo para reduzir os custos energéticos e emissões.
A metodologia compara redes móveis, comparando quatro KPIs:
- Consumo de energia de rede móvel por conexão móvel;
- Consumo de energia de rede móvel por local de célula;
- Consumo de energia de rede móvel por tráfego de unidade móvel e
- Consumo de energia de rede móvel por receita de unidade móvel.
A EEM é parte da abordagem holística da GSMA ao ambiente e complementa as atividades do Green Power for Mobile (GPM), que é promover a utilização de energias renováveis em estações de base. Na GPM, a Comunidade de Energia do Programa de Telefonia Móvel pretende catalisar a implementação de energia em áreas remotas e fora da rede, antes não atendidas, alavancando as redes rurais móveis como clientes fundamentais, e utilizando a energia em excesso para atender às comunidades locais.
Sobre a GSMA
A GSMA representa os interesses da indústria de comunicações de telefonia móvel do mundo inteiro. Abrangendo 219 países, a GSMA reúne cerca de 800 operadoras de telefonia móvel do mundo, bem como mais de 200 companhias no mais amplo ecossistema móvel, incluindo fabricantes de aparelhos telefônicos, empresas de software, fornecedores de equipamentos, companhias de Internet e organizações de mídia e entretenimento. A GSMA está focada em inovação, incubação e criação de novas oportunidades para seus membros, tudo com o objetivo final de gerar o crescimento da indústria de comunicações móveis.
Para obter mais informações, por favor, visite o Mobile World Live, o novo portal online da indústria de comunicações móveis, em www.mobileworldlive.com ou o website corporativo da GSMA em www.gsmworld.com.
FONTE GSMA
FONTE GSMA
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?

Newsrooms &
Influencers

Digital Media
Outlets

Journalists
Opted In
Share this article