HUMIRA (Adalimumabe) da AbbVie é aprovado no Brasil para tratamento de Espondiloartrite Axial Não Radiográfica

Jul 01, 2015, 10:30 ET from AbbVie

  • Este é o primeiro e único medicamento aprovado para tratamento de espondiloartrite axial não radiográfica severa em adultos
  • A espondiloartrite axial não radiográfica apresenta os sinais e sintomas da espondilite anquilosante, porém sem evidência em exames de raios-X

SÃO PAULO, 1 de julho de 2015 /PRNewswire/ -- A  agência regulatória brasileira ANVISA aprovou HUMIRA® (adalimumabe) para o tratamento de adultos com espondiloartrite axial não radiográfica grave sem evidência de dano estrutural em exame de raios-X. HUMIRA é a primeira e única medicação disponível no Brasil para pacientes com espondiloartrite axial não radiográfica.

As espondiloartrites axiais, categoria que inclui a espondilite anquilosante e a espondiloartrite axial não radiográfica, podem ser doenças debilitantes que se manifestam inicialmente por dor crônica e rigidez nas costas e podem vir também acompanhadas por artrite e manifestações extra-articulares nos dedos, olhos, pele, tendões e trato gastrointestinal. As pessoas com espondiloartrite axial não radiográfica podem ter sinais e sintomas semelhantes aos causados pela espondilite anquilosante, como dor crônica das costas e perda funcional, mas não há evidência do dano estrutural em exames de raios-X.

A espondiloartrite axial não radiográfica é mais comum em pessoas jovens, em seus anos mais produtivos, e pode ficar sem ser diagnosticada corretamente por anos.

"Esta aprovação é um passo importante no controle da doença", afirmou Luís Nudelman, Diretor Médico da AbbVie para América Latina.  "Em vários estudos clínicos, HUMIRA demonstrou um balanço positivo de benefício e risco em espondiloartrite axial não radiográfica e esta aprovação pode ajudar os profissionais de saúde a tratar mais pacientes que sofrem com a doença".

Sobre espondiloartrites - As espondiloartrites formam um grupo de doenças com características clínicas, radiográficas e genéticas comuns. As espondiloartrites podem ser classificadas conforme a região do corpo mais afetada - axial ou periférica. Para o diagnóstico da forma axial, a Sociedade Internacional de Espondiloartrites recomenda o uso de ressonância magnética, além do tradicional exame de raios-X, para visualização da sacroilite (inflamação da junta sacrilíaca, que conecta a região lombar e a pélvis), que é uma das características da espondiloartrite axial. Somente o médico pode diagnosticar corretamente a doença e indicar o tratamento adequado para cada paciente.

Sobre Adalimumabe (HUMIRA)

Adalimumabe, anticorpo monoclonal totalmente humano, é um medicamento biológico, sob prescrição, aprovado globalmente para 11 indicações, entre adultos e crianças, e tem sido usado para tratar mais de 843.000 pacientes em todo mundo. Seu perfil de segurança e eficácia foi provado por mais de 12 anos de estudos publicados e mais de 71 estudos clínicos globais, compreendendo mais de 26.000 pacientes. No Brasil, é aprovado para oito indicações: artrite reumatoide moderada a grave, artrite psoriásica, espondilite anquilosante, espondiloartrite axial não radiográfica, psoríase em placas moderada a grave, doença de Crohn moderada a grave, colite ulcerativa moderada a grave e artrite idiopática juvenil moderada a grave.

Sobre a AbbVie

A AbbVie é uma companhia biofarmacêutica global de pesquisa, formada em 2013, a partir da separação da Abbott Laboratories. A missão da companhia é usar sua experiência, equipe dedicada e estratégia em inovação para desenvolver e comercializar terapias avançadas que atendam as necessidades de mais das mais complexas e sérias doenças do mundo. Junto com sua subsidiária Pharmacyclics, a AbbVie emprega mais de 28.000 pessoas em todo o mundo e comercializa medicamentos em mais de 170 países. Para mais informações, sobre a companhia, sua equipe, portfólio e compromissos, acesse www.abbvie.com, siga @abbvie no Twitter ou conheça as oportunidades decarreira em nossas páginas no Facebook ou LinkedIn.

No Brasil, a AbbVie foi criada no início de  2014.

Imprensa:
Maria José Arrojo (SPMJ) 
mjarrojo@spmj.com.br 
55 11 3289-2699

FONTE AbbVie

SOURCE AbbVie



RELATED LINKS

http://www.abbvie.com