Líder global em inovação científica e tecnológica abre operações na Costa Rica
- Talento costarriquenho atraiu a National Instruments, cujas ferramentas são utilizadas por cientistas e engenheiros de todo o mundo para acelerar inovação.
- Desde novidades em brinquedos até tecnologia aeroespacial; milhares de inovações são possíveis graças a aplicações para amostras, medição e controle desenvolvidas pela empresa.
SAN JOSÉ, Costa Rica, 8 de setembro de 2011 /PRNewswire/ -- A National Instruments (Nasdaq: NATI), empresa mundial que fornece equipamentos e aplicações integradas que ajudam engenheiros e cientistas de todo o mundo a acelerar a inovação, inaugurou seu Centro de Serviços Compartilhados no país, em 1 de setembro. Este novo centro de operações, cujo investimento supera os US$700.000 em 2011, impulsionará o crescimento e as operações de serviços com que a companhia brinda seus clientes na América do Norte, América Central e do Sul, mediante processos que vão desde as tecnologias da informação até operações financeiras, administrativas e de atenção a clientes.
Desde que anunciou sua chegada à Costa Rica, em novembro passado, a NI pôs em marcha seu plano para a constituição do Centro de Serviços Compartilhados, o qual espera encerrar o ano com mais de 70 colaboradores. Para os próximos cinco anos, a NI projeta contratar 200 pessoas especializadas em administração de carteira de clientes, serviços financeiros, tecnologias de informação e vendas para América do Norte, América Central e do Sul.
A National Instruments fornece uma plataforma para desenvolver amostras, medição, controle e integração de sistemas, que vão desde o desenho até a produção das mais variadas indústrias e setores. Por exemplo, cientistas e investigadores da Estação Biológica La Selva, na zona norte de Costa Rica, utilizam as aplicações da NI para realizar monitoramento ambiental relacionado com as Mudanças Climáticas.
Do ato oficial participaram a Presidente da República, Laura Chinchilla Miranda, assim como a titular do Comercio Exterior, Anabel González. Assistiram também Gabriela Llobet, diretora-geral da Coalizão Costarriquenha de Iniciativas de Desenvolvimento (CINDE) e Jason McInerney, oficial de economia da Embaixada dos EUA na Costa Rica. De igual forma, autoridades dos setores da Ciência, Tecnologia e Educação, como Keilor Rojas, vice-ministro de Ciência e Tecnologia, e Olman Segura, presidente executivo do Instituto Nacional de Aprendizagem (INA), estiveram entre os primeiros a conhecer as novas instalações e manifestar seu apreço pela chegada da National Instruments ao país. Representantes de National Instruments incluíram Alex Davern, vice-presidente executivo, COO e CFO; John Graff vice-presidente para as Américas; Arleene Porterfield, vice-presidente de tecnologias de informação global; Giuseppe Cirigioni, gerente general do Centro de Serviços Compartilhados da National Instruments Costa Rica e Adriana Gamboa, gerente de operações e líder do Centro de Operações Compartilhadas da National Instruments Costa Rica.
"Agrada-me recordar que a NI elegeu nosso país apenas dois meses depois de haver participado do evento de negócios que mantivemos em Nova York em 2010. A empresa nos escolheu uma vez que a Costa Rica oferece à National Instruments a estabilidade, o clima ideal de negócios e os recursos humanos para assegurar que suas operações sejam todas exitosas. A Costa Rica permite à empresa pensar grande e saber que este ato simbólico de inauguração marca somente o inicio de um caminho de expansão de sua presença na Costa Rica e, daqui, para o resto do mundo", indicou a Presidente Chinchilla.
De sua parte, a Ministra do Comercio Exterior, Anabel González indicou que "a abertura das operações da NI na Costa Rica evidencia que empresas líderes encontram em nosso país todas as condições para oferecer uma ampla e sofisticada variedade de serviços inovadores com máxima qualidade. Este Centro da NI é multidisciplinar e multifuncional, o que aumenta ainda mais o valor de sua presença em nosso país".
De igual forma, a Diretora Geral da CINDE, Gabriela Llobet assinalou que "o estabelecimento deste Centro de Serviços Compartilhados projeta novamente a Costa Rica de forma positiva para que outras empresas líderes em escala mundial se interessem por nosso país como sede para suas operações de serviços, setor em que nos consolidamos como um dos líderes na América Latina".
Uma das 100 melhores para trabalhar
Por doze anos consecutivos, a National Instruments tem sido reconhecida como uma das 100 melhores empresas para trabalhar, segundo a revista FORTUNE, algo que espera reproduzir aqui por meio de sua cultura de trabalho única e inovadora.
"Satisfaz-nos o êxito que temos tido em atrair talento de qualidade na Costa Rica. Estamos seguros de que este Centro de Operações Compartilhadas nos permitirá expandir e melhorar o serviço e suporte que damos a nossos clientes em todo o continente", disse John Graff, vice-presidente para as Américas da National Instruments. "Estrategicamente escolhemos a Costa Rica como sede para este novo centro devido a sua competitiva infraestrutura de negócios e uma cultura única que promove a educação e o aprendizado continuo, o que coincide com nossa visão e cultura corporativa", expressou o alto executivo.
Atualmente, a National Instruments na Costa Rica se encontra em um processo intenso de recrutamento para vagas em seu novo centro. Para conhecer mais acerca da NI Costa Rica e candidatar-se a um posto, acesse www.ni.com/costarica.
Também, a National Instruments está empenhada em ser uma corporação responsável e envolvida com o impacto positivo na comunidade costarriquenha, por meio de esforços para melhorar os programas de alfabetização técnica e fomento ao ensino de Ciência, Tecnologia, Engenharia e as Matemáticas; tal é o caso do trabalho conjunto que já está fazendo a NI Costa Rica com Aldeias Infantis e o Colégio Técnico Don Bosco. Isto marca o inicio de um trabalho em nível social, educativo e comunitário, que a companhia quer junto com suas operações de negócios na Costa Rica.
Sobre a National Instruments
A National Instruments (www.ni.com) está transformando a maneira com que engenheiros e cientistas desenham, criam protótipos e implantam sistemas feitos sob medidas com aplicações automatizadas e integradas.
A companhia empodera e potencializa seus clientes por meio de seu software off-the-shelf (fora da plataforma), pronto para uso imediato, assim como seus sistemas NI LabVIEW e seu hardware modular rentável, que se distribuem em mais de 30.000 empresas de todo o mundo e cujo principal cliente representou aproximadamente 4% do faturamento durante 2010. Ainda assim, nenhuma indústria representa mais de 15% dos rendimentos da empresa.
Sua sede central está situada em Austin, Texas. A NI conta com aproximadamente 6.100 empregados e tem operações diretas em mais de 40 países em todo o mundo.
Interessados em obter mais informações sobre a empresa e sobre como investir nela podem fazê-lo por meio do Departamento de Investidores, discando o número (512) 683-5090, escrevendo para o endereço [email protected] ou visitando o site www.ni.com/nati.
Mais informações: Ignacio Solís Gómez, [email protected], 8837-1536 / Andrea Centeno [email protected], 2201-2873.
FONTE National Instruments
FONTE National Instruments
SOURCE National Instruments
Share this article