'MIT é fonte de inspiração para a inovação no Brasil', declara Mario Garnero, Presidente do Brasilinvest
SÃO PAULO, 12 de abril de 2012 /PRNewswire/ -- Ao passo que a Presidente Dilma Rousseff e Susan Hockfield, Presidente do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), se encontravam esta semana nos arredores de Boston, Mario Garnero afirmava: "uma nova aliança está em vias de formação". O Presidente do Brasilinvest, pioneiro banco de negócios do Brasil, considera que ciência e inovação, enfatizadas por Dilma durante sua visita oficial aos Estados Unidos nesta semana, são "um marco no discurso político brasileiro voltado à criação de uma sociedade mais intensiva em tecnologias".
Garnero acrescentou que "o Brasil tem muito que aprender com professores e livros do MIT - e ainda mais com a maneira com que o MIT tem conseguido, ao longo dos anos, tornar-se verdadeiro gerador de tecnologias inovadoras, marcas globais e riqueza".
O MIT e o Brasilinvest formaram uma parceria na promoção de conferências sobre estratégias de desenvolvimento na América Latina. Na última edição de uma dessas conferências, realizada em março de 2012 na Sloan School of Business do MIT, Garnero aproveitou a oportunidade para lançar o projeto "Campinas, Capital de Tecnológica dos Brics".
Campinas concentra alguns dos mais importantes centros de pesquisa & desenvolvimento, empresas intensivas em conhecimento e universidades de ponta do Brasil. Em seu Relatório Anual de 2001, a região metropolitana de Campinas foi oficialmente declarada "Pólo Global de Inovação" pelo PNUD, Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas. "Campinas ocupa posição de destaque no chamado 'Índice de Realização Tecnológica', formulado por Amartya Sen, vencedor do Prêmio Nobel de Economia em 1998", indica Garnero.
Amplamente reconhecido por sua capacidade inovadora (Garnero liderou projetos pioneiros no Brasil como biocombustíveis, telefones celulares e computadores), o Presidente do Brasilinvest acredita que há um valor agregado adicional na relação com o MIT. "Não se trata apenas das ciências exatas, matemática e tecnologia, mas sobretudo capacidade de gestão. E, no mundo de hoje, gestão precede o capital. É também por isso que o MIT representa grande fonte inspiradora do ímpeto por inovação que hoje existe no Brasil", enfatizou Garnero em seu discurso de abertura na MIT XV Latin America Conference.
Anamélia Meirelles
[email protected]
T: 55-11-3094-7984
FONTE Fórum das Américas
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article