No coração da Semana do Design de Tóquio - Um estímulo para os artistas do futuro
TÓQUIO, 27 de outubro de 2015 /PRNewswire/ -- Enquanto a trigésima edição da Tokyo Design Week (Semana do Design de Tóquio) está ditando o tom para toda a capital, a Hublot se estabeleceu no Museu de Arte Contemporânea de Tóquio, situado no parque de Kiba. O Big Bang Tour se instalou bem no coração do museu. A comissão julgadora do Prêmio de Design Hublot escolheu seus vencedores. Uma primeira edição que foi marcada por um prêmio ex-aequo e um "Prêmio especial do júri".
"Quando penso na minha trajetória, penso em todas as pessoas e todos os encontros que tiveram um papel decisivo. Pessoas que me fizeram ser o que sou, que acreditaram em mim e encorajaram minha carreira. Às vezes o artista precisa apenas de um empurrão do destino para ter sucesso". Jean-Claude Biver
(Foto: http://photos.prnewswire.com/prnh/20151027/280957 )
(Foto: http://photos.prnewswire.com/prnh/20151027/280958 )
(Foto: http://photos.prnewswire.com/prnh/20151027/280959 )
Em uma carreira, ou na história de uma empresa, existem momentos que representam um ponto de virada. Para a Hublot, esse ponto se chama Big Bang. Um relógio que se estabeleceu como modelo emblemático em design de relógios e responsável pelo imenso sucesso da marca. É essa mesma inspiração que está por trás da criação do Prêmio de Design Hublot, divulgado em abril passado como parte das comemorações do décimo aniversário do modelo Big Bang. Seu objetivo principal: apoiar um jovem designer, estimulando sua carreira, para que transforme em realidade esse ponto de virada.
"O design é, tanto quanto os materiais, parte integral da identidade da Hublot. Uma identidade que expressa uma maneira de pensar consolidada: SEM INOVAÇÃO NÃO HÁ FUTURO. Estamos orgulhosos por estarmos aqui hoje em Tóquio para entregar o primeiro prêmio de design Hublot e para destacar o talento de um jovem designer". Ricardo Guadalupe
Daqui para frente, a Hublot deseja destacar o talento dos designers do futuro, ajudando-os a divulgar seu trabalho perante o grande público em escala internacional. Em 27 de abril de 2015, em Paris, um júri formado pro cinco personalidades do mundo do design contemporâneo escolheu 25 candidatos: Lapo Elkann, Ronan Bouroullec, Marva Griffin Wilshire e o professor Peter Zec, reunidos sob a direção de Pierre Keller. Em 4 de junho foram anunciados em Milão os cinco finalistas da primeira edição do Prêmio de Design Hublot.
O Prêmio de Design Hublot teve uma primeira edição marcada por um prêmio ex-aequo que premia o trabalho da parceria suíça BIG-GAME e do norueguês Daniel Rybakken, que receberam prêmios de 50.000 francos suíços. Por sua vez, Brynjar Sigurðarson recebeu o "Prêmio especial do júri", no valor de 10.000 francos suíços. Jean-Claude Biver e Pierre Keller foram os encarregados de entregar os prêmios aos vencedores.
"Diante da excelência e da qualidade das propostas apresentadas, decidimos premiar com caráter ex-aequo o espírito de equipe da BIG-GAME (parceria que está se transformando em um dos principais nomes no design mundial) e Daniel Rybakken por seu enfoque original e minimalista que traz a renovação ao universo da iluminação contemporânea. O prêmio especial do júri homenageia um candidato extraordinário, Brynjar Sigurðarson, que entabula um diálogo entre suas origens e os materiais característicos da sua terra natal, a Islândia", Júri do Prêmio de Design Hublot
Em paralelo à entrega do Prêmio de Design Hublot, o Museu de Arte Contemporânea de Tóquio (MOT) recebeu o Big Bang Tour e uma exposição com o trabalho dos cinco finalistas ao prêmio. O pano de fundo foi idealizado por Keiji Ashizawa, designer japonês que defende o "design honesto", uma arte simples e ao mesmo tempo refinada, bela e acessível.
O Prêmio de Design Hublot é um concurso internacional criado pela casa Hublot em 2015 e que celebra o design de um autor. O prêmio aceita trabalhos de candidatos com menos de 40 anos e busca recompensar o trabalho realizado sem limitar-se ao âmbito do design em particular. Para garantir a diversidade cultural do concurso e reconhecer a riqueza criativa em escala mundial, cada membro do júri seleciona, entre seus cinco candidatos finais, pelo menos um designer não europeu e um designer proveniente da Ásia. Apresentando-se como um trampolim para a carreira de jovens designers, o concurso pretende dar visibilidade ao trabalho realizado pelo vencedor.
HUBLOT INTERNATIONAL
Suíça
www.hublot.com
T: +41-(0)22-990-90-00
Contato para a mídia internacional: Annabelle Galley - [email protected]
FONTE HUBLOT
Share this article