Nova parceria MIRA e Itaipu Binacional vai desenvolver nova bateria de lítio

May 28, 2015, 18:43 ET from MIRA Ltd

FOZ DO IGUAÇU, Brasil, 28 de maio de 2015 /PRNewswire/ - MIRA Ltd., consultora líder mundial em engenharia, pesquisa e testes com capacidade em sistemas elétricos e híbridos, anunciou um acordo de colaboração com a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) para desenvolver um novo centro de excelência para o armazenamento de energia no Brasil.

Como o primeiro projeto do acordo, o foco será na pesquisa e desenvolvimento de uma arquitetura nova e flexível para uma bateria de lítio para aplicativos de energia fixas e de transporte.

O projeto prevê a transferência de tecnologia e o desenvolvimento conjunto de nova propriedade intelectual, permitindo que FPTI estabeleça uma posição de liderança em tecnologias de armazenamento de energia. A combinação da experiência da MIRA no mercado automotivo internacional, juntamente com o conhecimento da FPTI de produção e armazenamento de energia para grandes aplicações fixas fornece uma base sólida para o novo centro de desenvolvimento de baterias.

A abordagem modular para a bateria permitirá que o projeto cubra o armazenamento de energia verde, como eólica e solar para aplicações fixas, enquanto no transporte, motocicletas, caminhões e ônibus serão o foco principal.

Além disso, o programa inicial servirá de base para futuros desenvolvimentos de baixo carbono.

Armando Canales, gerente geral da MIRA Brasil, disse: "A MIRA se estabeleceu no Brasil há mais de três anos, e durante este tempo temos promovido uma forte relação com Itaipu e a FPTI. É ótimo que começamos esta colaboração para desenvolver soluções de qualidade para armazenamento de energia, que apoiam o desenvolvimento da base de conhecimentos local, criando empregos de alta tecnologia tanto para a PTI quanto para a MIRA ".

Declan Allen, Chief Operating Officer da MIRA, afirmou: "O Brasil é um território estratégico de crescimento para a MIRA e essa emocionante colaboração fornece a oportunidade de aplicar e desenvolver ainda mais tecnologias relevantes para a MIRA com os ambientes exigentes e ciclos de trabalho do território. Reúne dois parceiros ambiciosos e capazes com a intenção de demonstrar a competitividade do Brasil em tecnologias emergentes, com os benefícios ambientais associados e contribuições para a economia local ".

Sobre a MIRA

A MIRA Ltd é líder mundial em engenharia avançada, pesquisa e testes de produtos. Por quase 70 anos, tem crescido e se transformado em uma organização verdadeiramente internacional, com instalações em todo o mundo. O trabalho da MIRA abrange as indústrias automotiva, de defesa, aeroespacial e ferroviária e inclui o desenvolvimento de tecnologias inovadoras de baixo carbono e de veículos autônomos.

FONTE MIRA Ltd

SOURCE MIRA Ltd