Pesquisa com estudantes japoneses mostra mudanças em atitudes -- perspectivas pós-desastres de março

Sep 15, 2011, 22:07 ET from Soka Gakkai International

TÓQUIO, 15 de setembro de 2011 /PRNewswire/ -- Uma pesquisa realizada por membros da divisão estudantil da Soka Gakkai, na região de Tohoku no norte do Japão, apontou mudanças significativas nas atitudes da população jovem, depois do "triplo desastre" -- terremoto, tsunami e acidente nuclear -- de 11 de março de 2011.

Na pesquisa com mais de 500 estudantes, em um total de 47 universidades e escolas vocacionais em Miyagi, Fukushima e Iwate (as três províncias mais diretamente afetadas), bem como em Aomori, Akita e Yamagata, os entrevistados declararam que seus pontos de vista sobre o propósito do trabalho, sobre a energia nuclear e sobre a importância de ajudar os outros mudaram.

Ao procurar emprego, o propósito principal dos estudantes, anteriormente, era ganhar dinheiro (23,2%). Agora declararam ser "ajudar os outros (18,8%) e "conseguir uma vida estável" (17,7%). Muitos estudantes também indicaram que sua motivação agora é visar o bem da comunidade (16,8%).

Quando perguntados em que questões seus pontos de vista mudaram, 19,9% dos entrevistados declararam que suas opiniões sobre a energia nuclear mudou (a percentagem foi maior, 23%, entre os estudantes das áreas afetadas), 18,1% deles indicaram uma mudança na visão sobre a importância de ajudar outros e 17,7% uma mudança no valor que davam às coisas básicas da vida cotidiana, tais como habitação, alimentação e vestuário.

Quando perguntados se identificavam qualquer resultado positivo nos desastres de 11 de março, 45% dos entrevistados mencionaram o fortalecimento dos vínculos entre as pessoas. Em termos de lições aprendidas, 34,2% deles destacaram a necessidade de prontidão para desastres e 21,1% a importância de cuidar dos outros.

A uma pergunta sobre as características de uma sociedade ideal, 38,2% dos entrevistados identificaram uma sociedade em que as pessoas possam confiar nas outras e contar com as outras.

O encarregado da divisão estudantil da Soka Gakkai Tohoku, Hironobu Nakamura, comentou: "Muitos de nossos membros-estudantes têm ajudado nos esforços de socorro. Eles queriam, através dessa pesquisa, ouvir e transmitir as opiniões de seus colegas. Antes dos desastres, muita gente comentava a falta de conexões humanas na sociedade japonesa. Os resultados dessa pesquisa mostram, claramente, que muita gente passou a valorizar essas conexões agora".

Quando perguntados se o governo atendeu as necessidades da população depois do desastre, 94% dos entrevistados responderam que não. Deles, 42% destacaram que o governo agiu lentamente. Questionados sobre suas próprias atitudes em relação aos desastres, 41,2% dos entrevistados relataram que se engajaram em trabalho voluntário e 27% deles fizeram doações.

O professor Toshiaki Muramoto, da Escola de Pós-graduação Universitária em Ciências Sociais de Tohoku, que ajudou a projetar e supervisionar a pesquisa, comenta: "Essa é uma pesquisa importante e rara pelo fato de que foi iniciada pelos próprios estudantes. Através desses desastres, as pessoas aprenderam a importância de confiar umas nas outras e de contar com as outras. Sinto que isso é extremamente importante para o futuro da sociedade japonesa".

A pesquisa foi realizada entre 1o de julho a 21 de agosto. No total, 700 estudantes foram abordados e 511 responderam à pesquisa (73%).

A Soka Gakkai é uma associação budista de base, com mais de 8 milhões de unidades familiares associadas, no Japão. Grupos locais da Soka Gakkai, na região de Tohoku, realizaram amplos esforços de socorro humanitário e participação em iniciativas de apoio, depois dos desastres de 11 de março. Para mais informações sobre as atividades de socorro da organização, por favor, visite: http://www.sgi.org/assets/pdf/Japan-Earthquake-Relief-Report.pdf. O ativismo social da Soka Gakkai e das organizações afiliadas à SGI de todo o mundo é parte da antiga tradição do humanismo budista.

Contato:
Joan Anderson
Escritório de Informações ao Público
Soka Gakkai International
Tel: +81-80-5957-4711
Fax: +81-3-5360-9885
E-mail: janderson[at]sgi.gr.jp

FONTE  Soka Gakkai International

FONTE Soka Gakkai International

SOURCE Soka Gakkai International