Salvador leva estratégia de aproximação família-escola para toda sua rede de ensino fundamental com a Fundação Itaú Social

Jul 06, 2015, 14:46 ET from Fundação Itaú Social

SÃO PAULO, 6 de julho de 2015 /PRNewswire/ -- A Prefeitura de Salvador e a Fundação Itaú Social assinarão, em 7 de julho, protocolo de intenções para a ampliação do programa Coordenadores de Pais. A ONG Parque Social e o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), parceiros executores do programa, também participarão da cerimônia, a ser realizada no Hotel Fiesta, em Salvador, às 9h. O projeto – que na cidade será denominado Agente da Educação – chegou à capital baiana em agosto de 2014 e foi implementado inicialmente em 11 escolas. Agora, farão parte do programa as 384 escolas de ensino fundamental da rede municipal.

Uma novidade no formato do programa é que os agentes da educação serão estagiários de Pedagogia, preferencialmente moradores do entorno de cada escola. O edital para seleção dos profissionais será aberto em julho.

A cerimônia contará com a presença do Prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto; do Secretário Municipal de Educação, Guilherme Bellintani; da Superintendente Adjunta da Fundação Itaú Social, Angela Dannemann, e também da Gerente de Educação, Patricia Mota Guedes; de Rosário Magalhães, presidente do Parque Social e Vandré Brilhante, presidente do CIEDS.

O objetivo do Coordenadores de Pais é promover, planejar e executar ações para toda a escola, que estimulem a aproximação e engajamento entre família, comunidade e unidades de ensino. Para isso, o profissional tem como atribuições, entre outras atividades, acompanhar os intervalos, a entrada e a saída dos alunos, participar de reuniões com professores, acompanhar a frequência dos estudantes e, quando a família não vai até a escola, ele visita a residência dos estudantes.

"O envolvimento das famílias e da comunidade no dia a dia escolar contribui para o desenvolvimento dos alunos, melhorando seus resultados escolares e comportamentais", afirma Patricia Mota Guedes, gerente de Educação da Fundação Itaú Social. "O Coordenadores de Pais tem a função de ser o elo entre esses atores, desenvolvendo ações que facilitam e contribuem para a construção dessa relação", acrescenta.

Em Salvador, o executor técnico será o Parque Social, parceiro da Secretaria de Educação, com apoio técnico do CIEDS, parceiro da Fundação Itaú Social para execução do programa em todas as praças em que ele está presente no País. Atualmente, a metodologia do programa Coordenadores de Pais também está nos estados do Espírito Santo, Goiás e Pará e, recentemente, foi lançada em Santos (SP).

Relacionamento com a Imprensa:

Leandro Giometti
Concept PR
leandro.giometti@conceptpr.com.br
11 4095-2941

Milena Vendrasco
Concept PR
milena.vendrasco@conceptpr.com.br
11 4095-2903

FONTE Fundação Itaú Social

SOURCE Fundação Itaú Social