Pacific Rubiales Energy Corp. -- sucesso na exploração do Echidna-1: coluna de petróleo bruto de 213 metros confirma descoberta de petróleo leve na Bacia de Santos na plataforma continental do Brasil
TORONTO, 20 de abril de 2015 /PRNewswire/ -- A Pacific Rubiales Energy Corp. (TSX: PRE) (BVC: PREC) anunciou que uma coluna de petróleo bruto de 213 metros (699 pés) foi confirmada no poço de exploração Echidna-1, a partir de dados de pressão na wireline, medidos em intervalos dos reservatórios dos períodos Paleoceno e Maastrichtiano. Amostras de petróleo recuperadas na wireline mediram 39,5 graus API, com uma razão gás para óleo (GOR) de 750 cf/bbl.
O Prospecto Echidna é localizado no bloco de exploração S-M-1102, a aproximadamente 20 quilômetros a nordeste de Kangaroo, no flanco leste de um diápiro de sal, em uma estrutura geológica similar a da descoberta de petróleo de Kangaroo. A empresa detém uma participação acionária de 35% no bloco e a operadora do bloco, a Karoon Gas Australia Ltd. (ASX:KAR) ("Karoon"), detém a participação restante de 65%, além de ser a operadora.
As operações de perfuração do poço Echidna-1 começaram em 31 de março de 2015 e o poço atingiu a profundidade total planejada de 2.379 metros (7.805 pés) em 12 de abril de 2015. O programa de registros por wireline, incluindo medições de pressão, retirada de amostras de fluidos do reservatório e registros petrofísicos, foi concluído e o poço está sendo preparado para um programa de teste de produção na seção Paleoceno do reservatório.
Conforme anunciado hoje em um comunicado à imprensa da Karoon (veja no website da Karoon em www.karoongas.com.au o "Relatório No. 3 do Progresso do Poço de Exploração Echidna-1"), uma coluna de petróleo bruto de 213 metros (699 pés) foi confirmada através da interpretação petrofísica de registros elétricos. O intervalo Paleoceno do reservatório tem uma espessura bruta de 246 pés (177 pés líquidos), com uma porosidade média de 25%. O petróleo recuperado de amostras de MDT na wireline é de 39,5 graus API, com uma GOR de 750 cf/bbl. O intervalo Maastrichtiano do reservatório tem uma espessura bruta de 113 metros (371 pés), líquida de 50 metros (164 pés), com uma porosidade média de 21%. Um gradiente de pressão de petróleo no Maastrichtiano indica que a gravidade do petróleo e a GOR são bem similares às amostras recuperadas no Paleoceno. Uma coluna de petróleo mais profunda no Maastrichtiano também tinha uma interseção em uma areia separada se sete metros (23 pés), com um porosidade média de 23%, apoiada por mostras naturais e gradiente de pressão de petróleo. Um teste de produção na seção Paleoceno do reservatório no poço Echidna irá começar brevemente e uma decisão sobre a opção potencial de um segundo poço deve ser tomada nas próximas semanas.
O presidente da empresa, José Francisco Arata, declarou:
"Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos no poço de exploração Echidna-1 na Bacia de Santos, na plataforma continental do Brasil. Os dados de pressão na wireline, nos intervalos dos reservatórios dos períodos Paleoceno e Maastrichtiano no poço, confirmam outra descoberta de petróleo leve. O Echidna se soma ao potencial de petróleo recuperável nesse bloco offshore e representa mais uma conquista significativa para a empresa e para seus parceiros e deve acrescentar mais valor no lado positivo da exploração para a empresa".
Sobre a Pacific Rubiales
A Pacific Rubiales é uma empresa de capital aberto sediada no Canadá, que explora e produz gás natural e petróleo cru, com operações focadas na América Latina. A empresa tem um portfólio diversificado de ativos, com participações em aproximadamente 90 blocos de exploração e produção em sete países: Colômbia, Peru, Guatemala, Brasil, Guiana, Papua Nova Guiné e Belize. A estratégia da empresa é focada no crescimento sustentável da produção, das reservas e da geração de receitas. A Pacific Rubiales assumiu o compromisso de conduzir seus negócios com segurança e de maneira responsável sob os aspectos sociais e ambientais.
As ações ordinárias da empresa são comercializadas na Bolsa de Valores de Toronto (Toronto Stock Exchange), na Bolsa de Valores da Colômbia, sob os símbolos PRE e PREC, respectivamente.
Informes
Tradução
Este comunicado à imprensa foi preparado no idioma inglês e, subsequentemente, traduzido para espanhol e português. No caso de haver qualquer diferença entre a versão em inglês e as versões traduzidas, o documento em inglês deve ser tratado como a versão válida.
Frederick Kozak, vice-presidente corporativo para Relações com Investidores, +57 (1) 511-7992, e +1 (403) 606-3165; Roberto Puente, gerente sênior de Relações com Investidores, +57 (1) 511-2298; Richard Oyelowo, gerente de Relações com Investidores, +1 (416) 362-7735; CONTATO COM A IMPRENSA: Peter Volk, vice-presidente de Comunicações para a América do Norte, +1 (416) 362-7735.
FONTE Pacific Rubiales Energy Corp.
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article