Recomendações da Autoridade Reguladora das Telecomunicações da Índia (TRAI) ameaçam investimentos e implantação de banda larga móvel na Índia
LONDRES, 27 de abril de 2012 /PRNewswire/ -- A GSMA afirmou hoje que as recomendações da TRAI sobre o "Leilão de Espectro" irá atrasar a Índia em sua meta de fornecer "banda larga sob demanda" aos cidadãos da Índia. As propostas desconsideram as melhores práticas internacionais em matéria de política do espectro e colocam em risco o investimento de bilhões de dólares em infraestrutura móvel novo em um setor que diretamente ou indiretamente, emprega quase 10 milhões de pessoas e atende mais de 911 milhões de consumidores.
A experiência 3G europeia, há mais de uma década, deixou claro que os leilões destinados a maximizar a receita impedem o desenvolvimento do setor de telefonia móvel e os benefícios sócio-econômicos que ela proporciona ao público. Reduzir a capacidade das operadoras de telefonia móvel de investir em melhorias e expansão da rede pode prejudicar a capacidade da Índia de alavancar sua infraestrutura de telecomunicações para capacitar os cidadãos e empresas, especialmente aquelas em comunidades rurais, a participar equitativamente na economia da internet. Por exemplo, os preços de reserva propostos pela TRAI para os próximos leilões de espectro são tão proibitivos que, inevitavelmente, reduzirão o investimento da operadora móvel em infraestrutura de banda larga móvel e aumentarão os preços aos consumidores.
Dada à forte correlação entre a penetração da telefonia móvel e o desenvolvimento sócio-econômico - com um aumento de 10 por cento na penetração da banda larga móvel, fornecendo US$ 80 bilhões (INR 3.506 bilhões) de receita extra aos setores de transporte, saúde e educação da Índia até 2015[1] - as recomendações da TRAI não atenderão os interesses da mais ampla economia indiana.
"Os esforços para tirar dinheiro das operadoras móveis para algum ganho percebido de curto prazo só irão reduzir o investimento em redes, inibir o crescimento dos serviços móveis e elevar os preços de consumo, limitando o valor que o público irá extrair do recurso do espectro de longo prazo", disse Franco Bernabe, presidente da GSMA e presidente e CEO do Grupo Telecom Italia.
As recomendações da TRAI não só elevariam o custo do espectro móvel, mas também criariam uma escassez artificial deste recurso crítico. Na perspectiva da renovação da licença, a TRAI propõe forçar as atuais licenciadas de 900 MHz fora da faixa da banda para a banda de 1800 MHz. Como resultado, a TRAI limitaria o espectro disponível no próximo leilão 2G 1800 MHz e deixaria o restante subutilizado por um período significativo, criando escassez desnecessária num momento em que a Índia tem uma oportunidade de moldar o futuro da indústria móvel. Isso efetivamente significa que bilhões de dólares de investimento seriam desperdiçados.
No início deste mês, a GSMA anunciou que a Índia estava posicionada para superar os EUA como o segundo maior mercado de banda larga móvel do mundo dentro dos próximos quatro anos. Em reconhecimento à ameaça a esse potencial, Anne Bouverot, Diretora Geral, GSMA, comentou: "As operadoras membros da GSMA na Índia têm investido pesadamente e trabalhado bastante para oferecer serviços inovadores aos consumidores e impactar positivamente a economia indiana. Elas estão naturalmente muito preocupadas com as recomendações da TRAI, que têm o potencial de sufocar o investimento no setor móvel da Índia. A GSMA e os seus membros estão buscando um diálogo aberto com o governo da Índia sobre o licenciamento do espectro crítico, com o objetivo de encontrar uma solução que irá gerar investimento e crescimento nas comunicações móveis e, mais amplamente, na economia indiana."
Sobre a GSMA
A GSMA representa os interesses das operadoras de comunicações móveis em todo o mundo. Com presença em mais de 220 países, a GSMA reúne cerca de 800 operadoras de comunicações móveis do mundo e mais de 200 empresas no ecossistema mais amplo de comunicações móveis, incluindo fabricantes de telefones celulares, empresas de software, fornecedores de equipamentos, empresas de internet, e organizações de entretenimento e de mídia. A GSMA produz também outros eventos importantes do setor, como o Mobile World Congress e a Mobile Asia Expo.
Para mais informações, visite o site corporativo da GSMA em www.gsma.com ou o Mobile World Live, o portal on-line para a indústria de comunicações móveis, em www.mobileworldlive.com
[1] GSMA and Analysis Mason, agosto de 2011
FONTE GSMA
FONTE GSMA
SOURCE GSMA
Share this article