CGTN: China promete "estabilidade duradoura, desenvolvimento de alta qualidade" na Região Autônoma do Tibete
PEQUIM, 23 de julho de 2021 /PRNewswire/ -- A Região Autônoma do Tibete da China, conhecida como "o último pedaço mundial de terra pura" e "o teto do mundo", este ano comemora seu 70º aniversário da libertação pacífica, e os planos para seu desenvolvimento futuro estão se tornando mais claros.
Na reunião de cúpula do ano passado no Tibete, a China mapeou instruções políticas para a construção de uma nova região socialista moderna que seja unida, próspera, culturalmente avançada, harmoniosa e bonita.
A paz e a estabilidade duradouras do Tibete, bem como o desenvolvimento de uma civilização ecológica e a obtenção de desenvolvimento de alta qualidade, foram alguns dos assuntos destacados durante a visita de inspeção de três dias do presidente chinês Xi Jinping na região, que começou na quarta-feira, para marcar o 70º aniversário da libertação pacífica.
O desenvolvimento do Tibete, uma parte inseparável da China, é uma prioridade para o governo central. Desde que assumiu o comando do país em 2013, o Presidente Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente da Comissão Militar Central, tem prestado muita atenção ao desenvolvimento da região. Foram feitos arranjos para promover a estabilidade social, o desenvolvimento de fronteiras, a proteção ecológica e a unidade étnica no Tibete, abrindo um novo capítulo de melhor governança, estabilidade e bem-estar das pessoas.
Adesão à construção da civilização ecológica
Na quarta-feira, o Presidente Xi chegou ao aeroporto Nyingchi Mainling e foi calorosamente recebido pelo povo e por funcionários locais de vários grupos étnicos antes de visitar a Ponte do Rio Nyang para inspecionar a preservação ecológica na bacia do Rio Yarlung Zangbo e seu afluente, o rio Nyang.
O Tibete manteve a qualidade ambiental estável em 2020, de acordo com um relatório do departamento de ecologia e meio ambiente da região.
Ao discursar em uma reunião ao final de sua visita de inspeção na sexta-feira, Xi reiterou sua crença de que "águas lúcidas e montanhas exuberantes são ativos inestimáveis", enquanto pedia maior promoção da conservação da biodiversidade no planalto Qinghai-Tibet.
"Devemos, sem dificuldade, dar prioridade à ecologia e buscar o desenvolvimento verde, nos esforçar para modernizar a coexistência harmoniosa do Homem e da natureza e proteger o meio ambiente do terceiro pólo", disse ele.
Até o final de 2020, o Tibete construiu 47 reservas naturais somando 412.200 quilômetros quadrados, correspondendo a mais de um terço do total da região.
Buscando desenvolvimento de alta qualidade
"Alta qualidade" é outra palavra-chave no plano de desenvolvimento do Tibete. O presidente Xi delineou elementos críticos do processo: garantir a segurança nacional e a paz e a estabilidade duradouras, melhorar continuamente a vida das pessoas, manter um bom ambiente, solidificar a defesa das fronteiras e garantir a segurança das fronteiras.
O presidente disse na sexta-feira que "o processo de construção de um país socialista moderno de uma forma geral já começou e o Tibet agora atingiu um novo ponto de partida histórico em seu desenvolvimento", ressaltando a importância de consolidar e expandir as conquistas da China na redução da pobreza e garantir uma transição tranquila para a vitalização rural.
Durante sua estadia, Xi visitou uma câmara local de planejamento urbano, um vilarejo e um parque em Nyingchi, para aprender mais sobre o planejamento do desenvolvimento da cidade, os planos de vitalização rural e a construção de parques.
Como o transporte é fundamental para o desenvolvimento econômico, ele também visitou a estação ferroviária de Nyingchi para ver o projeto da ferrovia Sichuan-Tibet e a operação do trecho ferroviário Lhasa-Nyingchi e, depois tomou um trem para a capital regional, Lhasa.
Oficialmente colocada em operação no mês passado, a ferrovia Lhasa-Nyingchi é a primeira ferrovia eletrificada do Tibete.
Xi enfatizou a importância de criar um caminho de desenvolvimento de alta qualidade que se adapte às condições reais do Tibete e disse que o processo de reforma e abertura deve ser intensificado e a construção de ferrovias, rodovias e outras infraestruturas importantes devem ser aceleradas. Ele também insistiu no desenvolvimento de setores com características locais e uma base nacional para energia limpa.
Considerando que a segurança e a estabilidade do Tibete estão intimamente relacionadas com o desenvolvimento geral de toda a nação, Xi também enfatizou que o trabalho relacionado ao Tibete deve se concentrar na salvaguarda da unidade nacional e no fortalecimento da solidariedade étnica.
O presidente Xi foi informado sobre trabalhos relacionados a assuntos étnicos e religiosos no monastério Drepung, na rua Barkhor e na Praça do Palácio de Potala em Lhasa, e enfatizou a importância de proteger a liberdade de crença religiosa, gerenciar os assuntos religiosos de acordo com a lei e orientar o budismo tibetano na adaptação à sociedade socialista.
Vídeo - https://www.youtube.com/watch?v=9HpdMmzeFSg
FONTE CGTN
Share this article