IMPRENSA promove a sexta edição do Fórum Liberdade de Imprensa & Democracia, em Brasília

SÃO PAULO, 28 de março de 2014 /PRNewswire/ -- IMPRENSA vai reunir profissionais, empresários de comunicação, entidades de representação, professores e estudantes para um debate sobre a violência contra a imprensa e o cerceamento sofrido por veículos. A sexta edição do Fórum Liberdade de Imprensa & Democracia vai acontecer dia 6 de maio, em Brasília (DF).

(Foto: http://www2.prnewswire.com.br/imgs/pub/2014-03-28/original/1786.jpg)

O levantamento anual da organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF), publicado em dezembro de 2013, aponta que a situação da liberdade de imprensa foi "grave" no Brasil, considerando que "a mídia regional está exposta a ataques, violência física e censura provocados por ordens judiciais".

A violência nos rincões do país, que ainda expõe jornalistas à lei do faroeste, nunca foi novidade, mas uma modalidade vem ganhando espaço: decisões judiciais que têm impedido a publicação de matérias por muitos veículos.

 Entre os casos mais flagrantes está a proibição judicial imposta ao Estadão de tratar a "Operação Boi Barrica", sobre atividades do empresário Fernando Sarney. Essa questão será debatida no fórum por Ricardo Gandour, diretor de conteúdo do Grupo Estado.

Em entrevista à IMPRENSA, Gandour afirmou que se trata mesmo de censura. "Pois o jornal está impedido de publicar informações sobre certa investigação, qualquer informação. E a postura do jornal [de não aceitar a decisão de Fernando Sarney, que desistiu da ação] não está sendo egoísta, mas simplesmente defende um interesse que é de toda a imprensa".

Para o painel sobre cobertura política e a censura prévia nas eleições, estão também confirmados Denise Rothenburg (Correio Braziliense), Cristina Serra (TV Globo), Milton Blay (Grupo Bandeirantes) e Eliane Cantanhêde (Folha de S.Paulo).

Outro destaque do fórum é o lançamento do relatório anual do CPJ - Comitê de Proteção aos Jornalistas sobre as ameaças à liberdade de expressão no Brasil em 2013. No último relatório, de 2012, o Brasil ficou entre os dez países com os piores cenários para a liberdade de imprensa, principalmente devido ao aumento de jornalistas assassinados e aos casos de censura judicial.

A participação no fórum é gratuita! Inscreva-se no site portalimprensa.com.br/forumliberdadedeimprensa e reafirme seu direito de falar e ser ouvido.

Info
VI Fórum Liberdade de Imprensa & Democracia
Realização: revista e Portal IMPRENSA
Patrocínio: Organizações Globo
Apoio: Imprensa Nacional, ABERT, Abraji, ANER, ANJ e Fenaj
Data: 6 de maio de 2014, em Brasília-DF

IMPRENSA
Gisele Sotto / Rafael Pimenta
giselesotto@portalimprensa.com.br 
Tel: (11) 2117-5312 / 5311/ 5300
portalimprensa.com.br/forumliberdadedeimprensa

FONTE PORTAL REVISTA IMPRENSA

SOURCE PORTAL REVISTA IMPRENSA



RELATED LINKS
http://www.portalimprensa.com.br

Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.