Institute for New Economic Thinking publica relatório do INET Council sobre a crise do euro

NOVA YORK, 25 de julho de 2012 /PRNewswire/ -- A Europa está a beira da catástrofe. As falhas da zona do euro estão aparentes e a interação dos mercados, instituições inadequadas e as condições políticas insustentáveis em muitos países estão levando a economia europeia para a depressão e a zona do euro para a desintegração.

Com um sentido de urgência e o desejo de superar estas condições perigosas que o The Institute for New Economic Thinking (INET - Instituto para o Novo Pensamento Econômico) patrocinou a criação do INET Council on the Euro Zone Crisis (ICEC - Conselho para a Crise da Zona do Euro) que conta com 17 principais economistas europeus. O grupo realizou a sua primeira reunião em 26-27 de junho em Bruxelas e, depois disso, passou a ter uma reunião virtual sem interrupções.

Com a pressão para a desintegração do euro aumentando e a profunda agitação social na Espanha, Itália e outros países, o INET Council dos membros da zona do euro achou por bem emitir um curto relatório que cria uma visão sobre como a zona do euro pode ser reparada e redesenhada na atual conjuntura.

O relatório reconhece que existe uma pequena sobreposição das necessidades econômicas e financeiras para a solução dos problemas do sistema da zona do euro e o que é politicamente viável em um ambiente que perdeu a confiança das nações do sistema. Neste contexto, o ICEC recomenda o seguinte:

1. Esta dramática situação é resultante de um sistema da zona do euro que está profundamente debilitado. Esta falha sistêmica exacerbou um boom de fluxos de capital e de crédito, e complicou as consequências após este boom fracassar.

2. Todas as nações européias que participaram da criação, construção e implementação do euro imperfeito são responsáveis por contribuir para com a solução.

3. Sem um esforço coletivo a zona do euro irá se desintegrar rapidamente. O estresse vem aumentando há muito tempo e as condições de diversos países não estarão social e politicamente sustentáveis por muito mais tempo.

4. Ao formular suas recomendações, o relatório ICEC apresenta uma diferenciação clara entre os problemas herdados que foram criados pelo desenho disfuncional da zona do euro nos últimos 10 anos e os desafios de recriar um sistema da zona do euro que seja sólido.

5. Não é possível lidar com os problemas herdados da dívida sem que haja um compromisso claro para com a recriação de longo prazo. 

6. Por outro lado, é impossível criar mecanismos de longo prazo como um sindicato bancário com os problemas herdados da dívida desequilibrada, competitividade e a inadequação do capital das instituições financeiras impedindo uma rota para uma Europa saudável.

Consulte o relatório para mais detalhes sobre as recomendações. O ICEC irá se reunir no início do outono para analisar os cenários, inclusive a desintegração da zona do euro e as suas ramificações, o realinhamento da zona do euro em dois blocos e o papel do Reino Unido no futuro da Europa.

CONTATO DA MÍDIA
Eric J. Weiner
Diretor de Comunicações e Editor Sênior
The Institute For New Economic Thinking
Email:  ejw@ineteconomics.org
Tel:  +1-212-493-3327

SOBRE O INSTITUTE FOR NEW ECONOMIC THINKING
Criado em 2009 e conduzido pela crise financeira mundial, o Institute for New Economic Thinking (INET) dedica-se ao fomento de uma comunidade global com líderes da próxima geração, provocar novos pensamentos econômicos, inspirar que os profissionais de economia se envolvam nos desafios do Século XXI.
INETeconomics.org

FONTE  Institute For New Economic Thinking

FONTE Institute For New Economic Thinking

SOURCE Institute For New Economic Thinking



RELATED LINKS
http://ineteconomics.org

Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.