18º Meeting International destaca relações bilateriais entre Brasil e Estados Unidos
SÃO PAULO, 1 de outubro de 2013 /PRNewswire/ -- Na abertura do Seminário Internacional, realizado em 27 de setembro, durante o 18º Meeting International, organizado pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, Hélio Ramos, embaixador e cônsul-geral do Brasil em Miami, ressaltou que os dois países estão vivendo um momento muito próspero para os negócios. "Esse evento é um incentivo para o relacionamento entre Brasil e Estados Unidos", afirmou Ramos. O encontro reuniu 200 empresários brasileiros, norte-americanos e autoridades dos dois governos entre 26 e 29 de setembro em Miami, EUA.
O governador da Flórida, Rick Scott, defendeu o estreitamento das relações econômicas com o Brasil e criticou a exigência de vistos entre os países durante o primeiro painel do dia sobre "Relações econômicas, institucionais e de turismo entre Brasil – Estados Unidos". "O problema do visto é algo significativo, pois quero aumentar o nosso relacionamento com outros países, principalmente com o Brasil", contou o governador, que recebeu apoio do presidente do LIDE, João Doria Jr.
Para o governador de Goiás, Marconi Perillo, a agropecuária goiana tem grande importância no saldo de exportações. "Goiás é responsável por 50% da produção nacional de grãos, metade dos rebanhos e 20% da cana de açúcar para produção do etanol brasileiro", explicou.
"A agricultura brasileira é de longe a mais sustentável do mundo", disse Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura e presidente do LIDE AGRONEGÓCIOS em sua palestra sobre "A força do etanol e da laranja na exportação do Brasil para os EUA". Em 2012, a balança comercial brasileira teve saldo de US$ 19 bilhões. Somente o agronegócio alcançou US$ 79 bilhões.
O etanol e o suco de laranja são dois produtos que se destacam nas potenciais exportações do agronegócio brasileiro para os Estados Unidos. A crise em 2008 fez o Brasil reduzir a produção do etanol e hoje não existe nenhuma usina sendo construída. "O governo quer combater a inflação e um dos fatores para evitar seu crescimento é congelar o preço da gasolina que, consequentemente, aumenta preço do etanol", revelou o ex-ministro.
Os Estados Unidos são o segundo maior mercado para nosso suco de laranja, atrás apenas da União Europeia. Hoje são 27 bilhões de litros produzidos no Brasil, com excedente de 6 a 7 bilhões de litros para exportação. "Em agosto exportamos mais etanol para os EUA do que no mesmo período do ano passado. O espaço para crescer nos EUA é formidável, mas é preciso flexibilizar os impostos de importação americanos", destacou o especialista.
Mais informações para a imprensa:
CDN - Comunicação Corporativa:
Erica Valério – erica.valerio@cdn.com.br, +55 (11) 3643-2710
FONTE 18th Meeting International
SOURCE 18th Meeting International
More by this Source
El 18.º Meeting International destaca las relaciones bilaterales entre Brasil y Estados Unidos
Oct 01, 2013, 13:00 ET
18th Meeting International highlights bilateral relations between Brazil and the United States
Oct 01, 2013, 13:00 ET
18th Meeting International destaca las relaciones bilaterales entre Brasil y Estados Unidos
Oct 01, 2013, 13:00 ET
Featured Video
Journalists and Bloggers
![]()
Visit PR Newswire for Journalists for releases, photos, ProfNet experts, and customized feeds just for Media.
View and download archived video content distributed by MultiVu on The Digital Center.
Custom Packages
Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.
Learn about PR Newswire services
Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.




