
A GSMA publica os Princípios de Privacidade dos Serviços Móveis
A indústria toma medidas para tratar das preocupações com a privacidade
LONDRES, 27 de janeiro de 2011 /PRNewswire/ -- A GSMA anunciou hoje a publicação de seus Princípios de Privacidade dos Serviços Móveis (Mobile Privacy Principles). Os princípios descrevem a maneira pela qual a privacidade dos consumidores dos serviços móveis deve ser respeitada e protegida quando os consumidores usam aplicativos móveis e serviços que acessam, usam ou coletam suas informações pessoais. Os princípios são o resultado de uma colaboração conjunta entre as principais operadoras de serviços móveis e informações de outros participantes do mais amplo ecossistema de serviços móveis.
"A privacidade on-line é uma questão importante e de destaque em todo o mundo", disse Tom Phillips Executivo-Chefe de Regulamentações da GSMA. "Em muitas regiões do mundo, a primeira experiência do consumidor com a Internet será através da telefonia móvel e acreditamos que é válido tratarmos antecipadamente dos desafios da privacidade dos serviços móveis para assegurarmos a proteção da privacidade dos consumidores. Damos nossas calorosas boas-vindas aos grupos de interesse da mais ampla indústria da tecnologia da informação e das comunicações (ICT) para se unirem a nós em conversações e parcerias neste trabalho".
Os Princípios de Privacidade dos Serviços Móveis serão usados para desenvolver orientações e códigos de conduta mais detalhados para tratar de preocupações específicas dos consumidores, tais como o uso de dados privados ou detalhes de localização pelos aplicativos. Eles abrem o caminho para o desenvolvimento de maneiras claras e simples para os clientes gerenciarem suas informações e sua privacidade nos telefones celulares. O principal desafio é encontrar novos métodos amigáveis com os telefones celulares que ajudem os consumidores a tomarem decisões inteligentes sobre sua privacidade.
Um dos princípios chave está relacionado com a 'transparência e aviso', o qual se refere a ser aberto e honesto com os clientes sobre quais informações pessoais estão sendo coletadas e o motivo. Os princípios também cobrem questões tais como a necessidade de fornecer aos consumidores o controle sobre como suas informações pessoais são usadas e por quem, e assegurando que somente uma quantidade mínima de dados sejam coletados para um certo serviço e que estes dados não sejam retidos por mais tempo do que o necessário.
A GSMA está examinando estas questões em profundidade e entrando em contato com grupos de interesse mais amplos da indústria para estabelecer um consenso amplo sobre como assegurar que a privacidade dos consumidores seja tratada mais consistentemente por todos os aplicativos móveis e todas as plataformas e serviços e que, ao mesmo tempo, continue a apoiar a inovação.
Phillips acrescentou, "Os Princípios de Privacidade dos Serviços Móveis são um significativo primeiro passo, mas o tratamento da privacidade dos serviços móveis é um desafio contínuo que exige o apoio e a colaboração da mais ampla indústria da Internet, sociedade civil e reguladores, trabalhando juntos, se quisermos proporcionar proteção verdadeira para os consumidores. Esta é uma chamada à ação para a indústria mais ampla".
Sobre a GSMA
A GSMA representa os interesses da indústria mundial de comunicações móveis. Abrangendo 219 países, a GSMA une cerca de 800 operadoras de telefonia móvel de todo o mundo, bem como mais de 200 companhias no mais amplo ecossistema móvel, incluindo fabricantes de telefones celulares, companhias de software, fornecedores de equipamentos, companhias de Internet e organizações de mídia e entretenimento. A GSMA se concentra na inovação, incubação e criação de novas oportunidades para seus associados, todas com o objetivo final de impulsionar o crescimento da indústria das comunicações móveis.
Para mais informações, visite o Mobile World Live (Mundo Móvel ao Vivo), o novo portal on-line para a indústria das comunicações móveis, no endereço www.mobileworldlive.com ou o Web Site corporativo da GSMA, no endereço www.gsmworld.com.
A GSMA dá as boas-vindas aos comentários e compromisso dos grupos de interesse. As companhias que já estão envolvidas na Iniciativa de Privacidade dos Serviços Móveis (Mobile Privacy Initiative), que desenvolveram estes princípios, incluem AT&T, Deutsche Telecom, Everything Everywhere, H3G Europe, Opera, Orange, Telecom Italia, Telefonica, Telekom Austria, Telenor, Vodafone, Zain. Os detalhes da Iniciativa de Privacidade dos Serviços Móveis da GSMA e uma cópia completa dos Princípios de Privacidade dos Serviços Móveis estão disponíveis no endereço www.gsmworld.com/mobileprivacy. Os comentários podem ser enviados para [email protected].
Depoimentos adicionais:
"Os Princípios de Privacidade dos Serviços Móveis adotados pela GSMA incorporam aquilo que nós da AT&T acreditamos e praticamos há muito tempo sobre privacidade de maneira intencional. Estamos satisfeitos por fazermos parte desta Iniciativa de Privacidade dos Serviços Móveis e apoiamos seu objetivo de servir como o início de um processo que visa moldar a maneira pela qual a privacidade é promovida, gerenciada e protegida por todo o ecossistema móvel emergente".
Robert W. Quinn Jr., Vice-Presidente Sênior-Regulamentação Federal e Executivo-Chefe de Privacidade da AT&T
"A Iniciativa de Privacidade dos Serviços Móveis tem como objetivo permitir que os clientes da Deutsche Telekom Group exercitem a escolha e preferência sobre como suas informações pessoais são usadas. A Deutsche Telekom atualmente já segue os mais altos padrões de privacidade para seus próprios produtos e serviços. Porém, trabalhando ativamente através desta iniciativa com fabricantes, companhias de Internet e desenvolvedores de software, obteremos melhorias adicionais para nossos clientes".
Claus Ulmer, Executivo-Chefe de Privacidade do Grupo da Deutsche Telekom
"Em linha com sua crença de que uma ação ampla na indústria é importante para assegurar a proteção dos dados dos consumidores, a Orange dá apoio total aos Princípios de Privacidade dos Serviços Móveis da GSMA e seus futuros desenvolvimentos. O Grupo já demonstrou seu compromisso nesta área através da inclusão de orientações de privacidade no início do processo de concepção, resultando em produtos e serviços que oferecem um nível adicional de conforto e segurança para nossos clientes".
Marc Fossier, Executivo-Chefe de Responsabilidade Social Corporativa da Orange.
"Lealdade e confiança são importantes para meus clientes e, portanto, importantes para o futuro da Telefonica. Vemos esta iniciativa como um passo importante para que elas sejam estabelecidas".
Matthew Key, Chefe do Conselho e Executivo-Chefe da Telefonica Europe
"Nós da Telekom Austria Group combinamos inovação com segurança, confiabilidade e estabilidade e damos alta prioridade à satisfação de nossos clientes com serviços e produtos. Em referência às informações confidenciais, implementamos as mais recentes tecnologias para proteger a privacidade e cumprir com as mais restritas precauções de segurança para a proteção de dados. Como estamos cientes dos desafios em nosso ecossistema, nós não somente temos uma política de segurança das informações consistente e que abrange todo o grupo, mas também apoiamos totalmente a Iniciativa de Privacidade dos Serviços Móveis da GSMA como um importante passo adicional para tratar das preocupações com a privacidade dentro da indústria mundial das comunicações móveis".
Hannes Ametsreiter, Executivo-Chefe da Telekom Austria Group
"A Telenor considera os Princípios de Privacidade dos Serviços Móveis como um importante passo para salvaguardar ainda mais as informações dos clientes e para dar ao cliente uma melhor percepção e controle de como seus dados estão sendo processados.
Acreditamos que estes princípios conduzirão a melhores e mais seguros serviços móveis e a Telenor Group, juntamente com outras operadoras e grupos de interesse da iniciativa de privacidade da GSMA, contribuímos com nossos recursos e informações".
Kjetil Rognsvag, Executivo de Privacidade do Grupo da Telenor Group
"A proteção da privacidade dos dados dos clientes e o respeito do direito e escolha do usuário sempre foram uma prioridade da Telecom Italia e foi por isso que nos unimos e trabalhamos na Iniciativa de Privacidade dos Serviços Móveis, em colaboração com os outros participantes, para reforçarmos e compartilharmos estes critérios. A idéia por trás dos Princípios de Privacidade dos Serviços Móveis é a definição de uma ação concreta para produzir uma estrutura mundial capaz de unir a proteção da privacidade dos cientes com a inovação de nossos serviços. Sem dúvida, os Princípios de Privacidade dos Serviços Móveis combinam a experiência de diferentes participantes e as legislações poderiam ser a base para a proteção da privacidade dos clientes no ecossistema da Telco".
Franco Bernabe, Executivo-Chefe da Telecom Italia Group & Chefe do Conselho da GSMA
"A era da tecnologia móvel torna imperativo que as operadoras de redes criem e suportem uma estrutura para proteger ainda mais a privacidade dos clientes. Isto cria uma ligação de confiança e assegura que estamos operando de acordo com os mais altos padrões éticos e morais. Na Zain levamos muito a sério nossas responsabilidades neste campo e temos o compromisso de operar de acordo com os padrões exigidos pela indústria móvel global e em cooperação com os vários grupos de interesse desta tão importante iniciativa".
Nabeel Bin Salamah, Executivo-Chefe da Zain Group
"A iniciativa da GSMA é um sério esforço para assumir o desafio da privacidade no novo mundo de crescimento rápido do desenvolvimento de aplicativos. Muitas das práticas propostas dariam aos consumidores a transparência e o controle necessários para assegurar a confiança nesta parte importante do ambiente móvel. O Fórum sobre o Futuro da Privacidade (Future of Privacy Forum) espera trabalhar juntamente com a GSMA e outros grupos de interesse para continuar com o avanço desta importante iniciativa".
Jules Polonetsky e Christopher Wolf são co-Chefes do Conselho do Fórum sobre o Futuro da Privacidade (Future Privacy Forum) e fizeram parte dos Princípios de Privacidade e do rascunho do projeto das orientações de privacidade.
FONTE GSMA
FONTE GSMA
Share this article