A revolução dos dados oferece uma "segunda vida" às operadoras de telecomunicações fixas transformadas

JOHANESBURGO, 10 de outubro de 2012 /PRNewswire/ -- As operadoras de telecomunicações por linhas fixas têm um desafio significativo em suas mãos.

As pessoas estão falando menos em telefones fixos, preferindo a conveniência dos telefones móveis. O crescimento dos telefones inteligentes (smartphones) e dos dispositivos LTE (4G), ultrarrápidos, está alimentando a explosão de dados, forçando as operadoras de linhas fixas a realizar modernizações custosas de suas redes, para permanecerem competitivas. Além disso, provedores na vanguarda (OTT -- Over-the-Top), como o Skype, estão corroendo as receitas na área de comunicações por voz -- é o anúncio de um futuro desolador?

A Delta Partners, a principal firma de assessoria e investimentos, especializada em telecomunicações, mídia e tecnologia (TMT -- telecom, media and technology), divulgou o seu último documento (white paper), hoje, sustentando que o futuro pode ser brilhante se as operadoras de linhas fixas se comprometerem com a própria transformação.

"Ironicamente, devido a restrições de espectro e de tecnologia, quanto mais o volume de dados móveis cresce, mais necessário será contar com tecnologias fixas (FTTx para DSL), para lidar com a demanda significativa por largura de banda", diz o sócio da Delta Partners, João Sousa.

"Mesmo que o tráfego de dados móveis dobre a cada dois anos, aproximadamente, e não apresente sinais de desaceleração, 90% de todo o tráfego de IP ainda vai depender de redes fixas, em 2016, porque elas podem dar melhor suporte a serviços de uso intenso de largura de banda, tais como vídeo. Isso cria novas e imensas oportunidades".

As oportunidades essenciais para operadoras fixas estão em:

  • Oferta de largura de banda fixa extremamente rápidas;
  • Offload (transferência de dados a dispositivos periféricos) de tráfego móvel pesado;
  • Fornecimento de transmissão confiável para possibilitar lançamentos de LTE pelas operadoras de comunicações móveis.

Em preparação para esse cenário, muitas operadoras de linhas fixas em mercados desenvolvidos já transformaram suas redes, operações e o método de conexão com o mercado consumidor (go to market), posicionando-se para o crescimento. Esse não é tanto o caso em mercados emergentes, onde a menor escala (penetração de menos de 15% nas unidades familiares) tem refreado os investimentos.

O Renascimento para as operadoras de linhas fixas tem um curso desafiador: requer uma transformação holística radical, muitas vezes dolorosa, que atinge desde as redes, os sistemas de TI, a mentalidade e os processos comerciais a elementos críticos, tais como transformar a cultura, a estrutura da organização e o conjunto de qualificações para impulsionar o sucesso.

"As operadoras podem esperar o crescimento de seu fluxo de caixa gratuito (Free Cash Flow) após a transformação, em 5-10pp. Esse documento descreve o que é necessário para conseguir isso", diz João Sousa.

O "Renascimento" ("Renaissance") é o primeiro documento de uma série -- "The new era for fixed operators in emerging markets" (A nova era para operadoras de linhas fixas em mercados emergentes) -- focado em destacar como as operadoras de linhas fixas podem continuar a conseguir um crescimento sustentável.

A Delta Partners é a principal firma de assessoria e investimentos especializada em TMT.

Para fazer o download do documento completo, por favor, visite:
http://www.deltapartnersgroup.com/our_insights/whitepapers

Karen Cordeiro, Tel: +971566815864, e-mail: kc@deltapartnersgroup.com

FONTE  Delta Partners

FONTE Delta Partners

SOURCE Delta Partners



RELATED LINKS
http://www.deltapartnersgroup.com/our_insights/whitepapers

Best of Content We Love 2014 


Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.